5 Formas para Reduzir seus Custos de Distribuição

5 Formas para Reduzir seus Custos de Distribuição

O momento atual requer uma avaliação das oportunidades de redução de custos, mas principalmente sem sacrificar o nível de serviço requerido.

A seguir, apresentamos algumas propostas simples que podem contribuir para a otimização de suas operações.

1) elimine o trabalho não produtivo:

As ineficiências são resultado de duas fontes de perdas: muitos toques, ou apanhes nos materiais ou muitas distâncias percorridas.

Através de uma análise dos processos atuais, quanto a toques, números de movimentos, entradas em sistemas e conferências pode-se identificar quão repetitivas são suas atividades que não estão agregando valor.

Um diagrama de fluxo pode contribuir para identificar estas oportunidades de melhoria. Ainda, uma análise detalhada do mapa de localização dos estoques, com uma readequação do posicionamento dos itens também contribuirá. Em alguns casos, um estudo detalhado do layout de seu centro de distribuição pode ser a solução.

redução de custos de distribuição2) reduza atividades utilizando os indicadores de desempenho adequados

Todo dia, atividades extra são causas de trabalhos não programados, desbalanceamentos não só causam pressão sobre as áreas, como também excessivas horas extras, o que representa um custo extra.

A gestão dos custos e uso dos recursos tanto em dias normais como em picos sazonais devem ser acompanhados, principalmente na identificação de onde e como os custos ocorrem. Manter um pessoal treinado e com flexibilidade também contribui para manutenção do desempenho e cumprimento das metas.

3) reduza o uso de materiais

Redução com o custo de embalagens pode ser obtida com a correta movimentação e armazenagem dos materiais. Analise o uso de papelões, paletes, filmes e processos de embalagem para identificar excessos. Elimine o trabalho causado por erros de estocagem e conseqüente avarias. As perdas crônicas geradas podem custar até quatro vezes mais do que a solução, em fazer certo desde a primeira vez.

4) melhore o desempenho de seus equipamentos

Analise as condições de uso de suas empilhadeiras, transportadores contínuos, estruturas de estocagem e a operações dos demais equipamentos, principalmente quanto demanda de utilização, necessidade presente e futura. Identifique sobrecargas e gargalos. Horas extra, adaptações fora da especificação inicial normalmente oneram a operação.

5) melhore a utilização dos espaços

Analise as políticas de estoques, métodos de estocagem, layout das instalações, e capacidade de recebimento e expedição de veículos.

Reduza custos com eliminação de estoques obsoletos e ajustando o layout de seu centro de distribuição.

 

* Por Edson Carillo (edson.carillo@connexxion.com.br) – Engenheiro de Produção Mecânico, com MBA em Administração Industrial e Especialização em gestão Executiva pela St. John’s University (The Peter J. Tobin College of Business). Mais de 20 anos de experiência em supply chain management – logística. É Diretor Executivo da Connexxion do Brasil | Supply Chain Engineering, consultor e instrutor nas áreas de operações (SCM e Manufatura). É Professor de MBA-FGV nas disciplinas de Operações e Serviços, co-autor de diversos livros. É Vice Presidente do ILOG – Instituto LOGWEB e Diretor da ASLOG. Foi presidente do Instituto Imam, engenheiro industrial da Indústrias Alimentícias Kibon e engenheiro pesquisador na Cia Ultragaz.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Miro

    Tenho uma consultoria com mais 4 sócios e o nosso foco é justamente esse reduzir os custos seja ele na manufatura ou na armazenagem, com isso nada de aumento no valor do produto final onde quem paga é o consumidor, com isso as empresas poderão investir mais e melhorar mais o seu desempenho.

  • Rosi

    Pontos realmente importantes e que fazem a diferença, muito bom!

  • Execente materia sempre pensei que a melhor maneira de reduzir os custo seria com a conservação dos equipamentos e compra de novos ao em vez de ficar gastando com consertando.Mas aproveitando o espaço gostaria de pedir a juda do Leandro ou quem puder uma sugestão de como montar um almoxarifado ou seja modelo, preciso dessa informação e não sei como colocar na prática trata de um trabalho de competência para faculdade.