8° Seminário Internacional de Logística Agroindustrial

Há cerca de quatro décadas, caixas metálicas de dimensões padronizadas, denominadas contêineres, passaram a ser utilizadas para movimentação de cargas destinadas ao mercado internacional. A praticidade dessa operação, aliada à redução de custos logísticos associados ao tempo de carregamento de navios e ao preço do transporte, garantiram a difusão dessa modalidade de movimentação de cargas nos principais pólos exportadores do mundo. No âmbito das commodities agrícolas, sabe-se que produtos de maior valor agregado, como o algodão e o café, são tradicionalmente transportados via contêineres, mas as vantagens logísticas desse tipo de movimentação também têm atraído embarcadores de produtos de baixo valor agregado, como os grãos e o açúcar.

Assim, entender com maiores detalhes os elos que compõem essa recente cadeia de movimentação no país e no mundo permite orientar os agentes envolvidos no setor a estabelecerem processos logísticos otimizados e que contemplem, entre outros, ganhos econômicos e operacionais ao sistema.

Com base no exposto, o Grupo de Pesquisa e Extensão em logística Agroindustrial (ESALQ-LOG) realizará no dia 18 de abril de 2011, no campus da USP em Piracicaba, a oitava edição do Seminário Internacional em Logística Agroindustrial, intitulado “Eu contenho, tu contêineres…”, cujo objetivo é expor a atual situação da movimentação nacional e internacional de cargas agrícolas por contêineres, levantando os principais gargalos logísticos e assim estimular o pensamento crítico de profissionais do setor, pesquisadores e alunos. O intuito, portanto, é de possibilitar o diálogo entre os diversos elos abrangidos pelo setor, de modo a permitir o compartilhamento de informações, as dificuldades que recaem sobre o sistema e as evoluções e tendências verificadas que visam ganhos logísticos.

Maiores informações podem ser obtidas no site do evento.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).