A arte de negociar compras

A arte de negociar compras

Em poucas oportunidades podemos realmente colocar nosso poder de  negociação à prova. Uma delas é quando negociamos um preço ou uma quantidade de algo a ser comprado. Na logística, uma área importante leva o nome de “compras”, com pessoas responsáveis por adquirir as matérias-primas ou produtos para o funcionamento da empresa. Para eles, poder economizar um pouco representa uma grande diferença para a empresa, que compra em grandes quantidades e com frequência.

negociacaoPor isso, hoje recomendamos dois livros que abordam estes dois temas: negociação e compras.

No livro “Como Negociar com Arte e Técnica”, o leitor encontrará aquilo que é anunciado no título: um pouco da arte da negociação, baseada em casos e  experiência do autor; mas também encontrará aquilo que podemos aprender, a técnica, que aborda as políticas, os estilos de negociadores, inclusive o papel da neurolinguística no contexto da negociação. Ao longo do livro, o leitor encontrará aquilo que o autor chamou de 20 mandamentos do negociador, dicas para não serem esquecidas.

O segundo livro que recomendo hoje é “Gerenciamento Prático de Compras” que apresenta um modelo de gestão de compras para auxiliar no processo de tomada de decisão de compras e suprimentos. Através de um estudo de caso, o leitor aprenderá a administrar, controlar, planejar e avaliar seu departamento de compras.

Os livros podem ser encontrados no site da empresa Elimar Consultoria.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).