A importância da qualificação para o profissional de gestão e logística

Com o aquecimento da economia mundial e a posição de destaque que o Brasil tem alcançado, muitas empresas que não possuíam um processo formalizado de logística estão percebendo a necessidade em melhorar (ou implantar) procedimentos de gestão e de logística. Para isso, precisam contratar profissionais aptos capazes de encarar o desafio.

Seja na área de transportes, estoque ou administração, o mercado busca profissionais qualificados e com experiência para resolver os mais diversos tipos de problema. Mas uma dúvida pode surgir: o que caracteriza um profissional qualificado?

Toda semana recebo emails com dúvidas sobre quais cursos seguir ou carreira a escolher (e respondo a todos individualmente. Quem quiser, pode utilizar o formulário de contato acima). Nesse post vou tentar esclarecer algumas dúvidas de forma geral.

qualificação, pós-graduaçãoPrimeiramente, é preciso conhecer os níveis de estudos que são oferecidos. Temos o nível técnico, seguido do tecnólogo. Esse, proporciona um diploma de nível superior, apesar de durar menos do que um bacharelado (em Logística, já é aceito registro junto ao Conselho Regional de Administração de SP). Depois, temos a graduação “tradicional”, seguida dos diferentes níveis de pós-graduação: MBA/Especialização, Mestrado e Doutorado. Para uma explicação mais detalhada, confira essa matéria no Engenharia que Transforma, blog oficial do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Paulo.

Posto isto, vamos às qualificações. Hoje em dia, apenas a graduação não é mais suficiente para garantir uma boa colocação profissional. É importante que durante os estudos o aluno esteja disposto a fazer estágios, que darão uma boa noção de como funciona uma empresa. É importante que essa experiência esteja aliada à formação continuada, buscando sempre aprimoramentos por meio de cursos extras (veja a seção de Eventos, aqui do Logística Descomplicada para uma lista de diversos cursos). Muitas pessoas buscam nos cursos de pós-graduação esse tipo de formação e essa é uma excelente escolha. Novamente, recomendo uma leitura do Engenharia que Transforma, que dá uma visão muito boa desse caminho.

Seja com um MBA/Especialização ou mestrados acadêmicos e profissionais, os alunos encontram nos cursos de pós-graduação diversas vantagens: conteúdo atualizado e professores qualificados; ambiente motivador e turmas normalmente pequenas, o que aumenta a interação entre alunos e professores e, por fim, mas não menos importante, uma excelente rede de contatos. São também profissionais da área, que se interessam pelos mesmos temas, com experiências e histórias diferentes, além de um background em diferentes empresas.

Existem muitos cursos de gestão e logística nesta área. Como citei o Instituto Mauá, se você é de São Paulo, pode querer conhecer a lista de cursos oferecidos na pós-graduação.

Por fim, manter-se atualizado com o que acontece no mundo da gestão e logística é essencial. Os jornais e revistas sempre trazem notícias relativas a essa área. Temos no Brasil algumas boas revistas dedicadas exclusivamente a logística. Além disso temos, claro, o Logística Descomplicada, onde você encontrará sempre dicas e textos do seu interesse.

Assim, aliando formação, experiência e vontade de conhecer cada vez mais, você estará pronto ir em busca do sucesso em sua carreira.

E aí, como você está se qualificando? Deixe um comentário e troque idéia com os leitores.

* Este post contém material publicitário

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Hueilon

    Boa noite, sou de Coari-AM, faço Tecnologia em logística, 2º período, gostaria de saber quais cursos posso está fazendo para agregar conhecimento direcionado a logística no período da faculdade que possa me ajudar depois de formado.

  • Matheus

    Boa noite, faço curso técnico de Logistica na Estácio de Sá. Eu sei que por exemplo o curso tecnico de enfermagem tem o registro “coren”, e queria saber se o tecnico em logistica tem algum registro especifico também e qual o nome.

  • disqus_wdVjcWrRWR

    Boa tarde! Quero fazer um curso de logística e entrei no site do mec para pesquisar faculdades que estavam aptas para o curso e verifiquei que há o curso de logística e gestão de logística, qual a diferença?

  • Gabrielaamaral2009

    Bom dia! tenho o curso técnico em logística, gostaria de saber se posso me registrar no CRA RJ?

  • Regisfilho23

    estou preste a cursa tecnólogo em logística,mas ainda tenho dúvida na escolha, o q faço? obrigado

  • michele

    oi! meu nome é Michelle,atualmente estou estudando  técnico de logística,e tenho muitas duvidas sobre logístca queria q vc me desse um conselho sobre  o curso

  • joanita

    Boa tarde ,

    Leandro gostari de uma opinião me formei em logística gosto dessa aréa e trabalho em uma empresa no setor de expedição (supervisora ) e quero fazer uma pós só que tenho duvidas será que vc poderia me ajudar ……

  • Diego

    Primeiro gostaria de lhe dar Parabéns pelo excelente site.

    Estou cursando tecnólogo em logística pela UNIP (Araraquara) estou no primeiro semestre, fico muito desapontado com o pouco conhecimento que as pessoas tem nesta area, dando a entender que logística é apenas chão de fabrica, quando na verdade não é.

    Gostaria que você falasse um pouco de pós graduações ligadas a estratégias e gerenciamentos de empresas, assim como pós graduações que são em áreas bem remuneradas e que proporcionam um cargo alto dentro de uma empresa.

    Quais as pós que formam os verdadeiros lideres empresariais de hoje em dia ?

    ( Eu sei que isso tudo abrange uma vivencia , uma experiência grande por parte destes profissionais, mais eu ficaria muito grato se você citasse cursos de pós graduação que tem grande peso na formação deste tipo de profissional )

    Obrigado.

    • Diego, em breve você verá algumas matérias sobre os cursos de logística. Sobre sua pergunta, não acho que seja um curso o formador dos líderes, mas a atitude, a experiência e a formação, em conjunto.

      • nayra

        Oi, chamo-me Nayra, fiz o Técnico em logística e estou fazendo o Tecnologo só que tenho dúvidas se devo continuar, tenho 18 anos e maioria das organizações não abrem as portas porque não tenha experiencia. Gostaria de um conselho teu. Grata!!! email: genariasantos2014@gmail.com

  • Leandro Francisco de Carvalho boa noite eu sei que você não esta no seu cargo por um acaso trabalhando em uma grande empresa logística, mesmo não atuando exatamente mais no transporte em logistica, qual o melhor para entrar no mercado porém não tenho experiência comprovada.e esto mudando a categoria da minha cnh esto concruido o ensino mèdio que caminho devo seguir porque eu ja tenho 45 anos para qualificação profissional é importante para me aperfeiçoar mais na vasta área da logística e transporte!?

  • busca do sucesso em sua carreira.

    E aí, como você está como a qualificação profissional é importante para o sucesso na carreira; quero muito entrar nessa area, queria que voce me desse umas dicas e conselho e como cresçer profissionalmente

  • Fabiano Pereira

    Leandro eu estou cursando um técnico em gestão de pequenas empresas não sei se você conhece o telecurso tec que é do instituto paula souza juntamente com a fundação roberto marinho, mas vamos a pergunta o que você me aconselharia a fazer ja que estou na reta final de meu curso, ainda estou meio indeciso e também não sei ao certo exatamente as areas que poderia atuar ou se posso fazer algum curso superior do tipo não sei. Mas espero que possa me ajudar porque estou meio receoso pois em minha cidade é tudo mais voltado para empresas mineradoras.Me de uma luz ae…

    abraço e bom trabalho.

    • Fabiano, é muito complicado dar sugestões de cursos e carreiras para quem não se conhece. Acho que você deve analisar o mercado da sua região, comparar com os cursos oferecidos e com seu interesse pessoal. Colocando estes três elementos em perspectiva você poderá tomar uma decisão baseada em fatos e boas possibilidades para sua carreira.

  • Patricia

    Olá Leandro,faço curso Ténico em Logística de Armazenagem e transporte e gostaria de fazer a assinatura de uma revista ligada a área.Qual você me recomendaria?
    Desde já obrigada.

    • Patrícia, as revistas existentes no Brasil focam públicos distintos com materias diferentes para cada um deles. Algumas focam mais tecnologias, outras mais novidades empresariais, algumas apresentam artigos… é difícil recomendar a melhor sem saber o que você espera da revista. Sugiro que você compre alguns exemplares delas nas bancas e veja qual é melhor para você.
      Lembro que ao menos uma delas é possível ler online (Logweb). Nos últimos meses tive artigos publicados na Logweb, na Today Logistics e na Brasil Comex.

  • paulo

    Ola Leandro, esse ano vou cursar Graduaçao de tecnologia em logistica 2 anos,e depois que eu terminar esse curso vou fazer Gestao de TI , mas tenho uma grande duvida, como funciona esse curso de Logistica, ? eu pra dizer a verdade nao tenho se quer experiencia nesse ramo,mas quero muito entrar nessa area, queria que voce me desse umas dicas e conselho e como cresçer profissionalmente, fico no aguardo,abraços

  • Rafael Rocha da Silv

    Olá Leandro, como vai? Me formei recentemente no curso tecnólogo em logística e esse ano começarei a pós em logística empresarial, trabalho em uma grande empresa do ramo da logística e transportes, mas atuo na área administrativa, sendo assim gostaria que esclarecesse minha dúvida, gostaria de verificar se fiz a escolha correta ao fazer uma pós em logística empresarial e se trabalhando em uma grande empresa logística, mesmo não atuando exatamente na área, quais serão minhas chances e se minha pós na área em que sou graduado será um grande alicerce e me trará boas oportunidades?

    Desde já agradeço

    • Rafael, você já está em situação privilegiada. Estar numa empresa de logística é melhor do que não estar em nenhuma (mesmo que não seja na área diretamente). Com formação acadêmica ficará mais fácil convencer seus superiores a ajudarem você a migrar de área assim que abrir uma oportunidade.

  • Caio José Per

    Leandro, tenho 16 anos e faço técnico em Logística, e estou interessado no próximo ano a fazer uma faculdade de logística, estarei fazendo um bom negócio? Consiguirei ter boas oportunidades de empregos?

  • Daniela Maria

    olá leandro,trabalho com vendas sou muito dinamica e gostaria que me ajudasse…por favor,gostaria de saber mais sobre esta area pretendo fazer tecnico em logistica e tenho medo de preconceitos ou talvez por ser muito extrovertida e simpatica possa me atrapalhar na area…

    obrigada

    abraços

  • Marcella Sanchez

    Olá Leandro,

    Estou me graduando em Administração em Gestão e Logistica. Tenho ainda muitas inseguranças com relação ao mercado, e na verdade sinto muito preconceito pelo fato de eu ser mulher. Percebo que nas entrevistas, até mesmo em multi nacionais, eles me questionam sempre sobre " Porque escolhi Logistica ". Bem Leandro, logo respondo que é o curso que mais me encantou, e que tem haver comigo. Sabemos que a Lógistica é muito ampla, e que cabe sim no mercado, nos mulheres.Formo neste semestre, e gostaria de sua opniao. Tenho vontade de fazer pós em algumas areas : Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Civil e Administração Hospitalar. Qual você me indicaria ?

    Ou você acha melhor um MBA? … Confesso que estou meio insegura em qual caminho trilhar nesta nova etapa da minha vida.

    • Marcella, como já respondi aqui nos comentários outras vezes, é complicado dar sugestões de cursos ou carreira sem conhecer muito bem sua a situação.
      Não encare estas perguntas como preconceito, encare como "por que resolveu entrar nessa área tão difícil", "por que você quer um desafio grande assim"? Muitos profissionais da área vieram da engenharia (como eu) e a maioria dos meus colegas eram homens.
      Não se preocupe que tem espaço para mulheres na área.
      Sobre os cursos, mestrados em engenharia serão mais amples, MBA ou o curso relacionado à hospitais será bem mais focado. Eu entraria nos cursos específicos se já trabalhasse na área, se fosse agregar à minha experiência profissional.
      Tente começar por estágios e você encontrará um caminho que lhe interesse.
      E leia também a matéria Comece o ano com emprego novo pois também fala um pouco das mulheres no mercado de trabalho.

      Boa sorte e sucesso.

  • Gabriel Sousa Dias

    Boa noite Leandro.

    Eu trabalho na área e quero me aperfeiçoar na parte de TI na logística, gosto muito desse determinada área , mas ainda não estou atuando nessa área de TI.
    Fiz técnico em Logística e Suprimentos, agora estou querendo fazer Tecnólogo em Analista e Desenvolvimento de sisttemas pra depois fazer pós- graduação em TI aplicada na Logística.
    Queria saber se estou no caminho certo ou devo fazer outros cursos.
    Um abraço.

  • Leandro Francisco de

    Boa Tarde Leandro !

    Trabalho na área de logística a dez anos ( M&A e Almoxarifado ), cursei Tecnólogo em Adm. de empresas e gostaria de fazer uma especialização em logística, porém na minha cidade, não existem cursos presenciais, poderia me informar onde encontro uma lista de cursos on-line – de logística – ou algum específico que eu pudesse cursar a partir de casa ? Você acha que é válido ?

    Um abraço.

  • Sérgio Pessoa

    Olá Leandro, tudo bem?

    Sou bacharel em Administração de Empresas e sou sócio do meu irmão em uma empresa de pequeno porte de rochas ornamentais (mármores e granitos). Desde a época do curso, quando descobri a logística, logo me identifiquei muito com a mesma. No meu trabalho, em diversas situações preciso, mesmo que indiretamente, atuar na parte de logística da empresa que a única parte que gosto de atuar, porém não tenho experiência comprovada. Estou pensando em deixar a empresa para me dedicar exclusivamente à logística, me tornar um profissional. Estou começando um MBA em Logística e Operações. minha dúvida é: apesar de não ter formação técnica, mas ter formação acadêmica, o mercado de trabalho estará aberto para um "profissional" com esse meu perfil?

    Parabéns pelo site, é de muita valia para muita gente!

    Abraços.

    • Sérgio,
      Não vejo razões para você não ter sucesso. A formação dos profissionais de logística é bem diversa, faz pouco tempo que temos cursos específicos na área. Até hoje ainda temos pouquíssimos bacharelados em Logística (no Brasil inteiro!). Eu mesmo não tenho formação específica em logística (sou engenheiro – para quem ficar curioso e quiser ver minha formação, meu CV está disponível na página Sobre).
      Abraços e sucesso com seu novo curso!

  • Alexandre Pontes

    Fala aí Leandre tudo legal cara?
    Bom eu preciso de uma dica para eu dar um up na minha carreira.
    trabalhei em uma empresa durante 6 anos e com 3 anos de empresa descobri a logística até aí tudo bem coisa nova e tals então aceitei o desafio,era responsável pela movimentação de todo o material da empresae na liderança talvez pela nula experiência que tinha não me dei bem e pretendi saír da empresa e entrei em uma empresa chamada DHL. estou me apaixonando muito pela área. Hj terminei a minha graduação e ja pra fevereiro estarei iniciando uma pós mba de engenharia logística. La vai a minha pergunta:
    essa pós pode mi proporcionar sucesso profíssional?pois tenho medo de ingressar e continuar no chão de fábrica. Certo que pra 2011 pretendo começar a mi especializar em liderança para suprir minhas necessidades nessa área.
    desde já agradeço
    Sucesso cara você merece.

    • Alexandre,
      Normalmente a graduação dá noções técnicas e teóricas, e a pós graduação foca mais em aspectos gerenciais (caso do MBA). Certamente ela vai suprir a sua necessidade nessa área.
      A DHL é uma empresa gigantesca, você terá ótimas oportunidades para mostrar o seu potencial por lá.
      Já viu a série de matérias sobre carreira? Aqui você pode encontrar algumas outras dicas.
      Boa sorte nos estudos e bom trabalho!

  • Rosemara

    gostaria de saber, se faço tecnologo em logistica, ou adminstraçâo, e depois se especializar em logistica, qual o melhor para entrar no mercado

  • ivalmira

    BOA TARDE!

    já trabalho na area de logística há algum tempo principalmente na área de controle de estoque e compras,nunca fiz curso de logistica, tenho vontade de fazer o nivel superior mais o custo pra mim seria grande ja que as faculdades ficam distante da minha cidade, o curso tecnico ou uma qualificação seria bom também.

  • FLAVIO

    já trabalho na area de logística há algum tempo principalmente na área de controle de estoque como a logística não abrange somente o controle de estoque estou fazendo um curso tecnico de nível medio com duração de 18 meses pelo sest senat estou achando muito bom já que abrange a area operacional. mas já estou pensando em fazer um tecnologo de nivel superior.

  • RicardoFreitas

    Boa Tarde,

    primeiramente meus parabéns à todos os organizadores do site, muito bom.

    Acontece o seguinte,sou técnico formado em eletroeletrônica e já realizei vários cursos profissionalizantes na área de TI. Atualmente trabalho como suporte técnico para uma empresa de TI e ganho o suficiente para pagar uma faculdade e sobrar uma graninha(tenho 19 anos).

    Me interessei pelo setor logístico (depois de muita analise)e pretendo realizar um Técnologo em Logistica e transportes na UNIP (Limeira).

    Dúvida, meus conhecimentos em TI e Eletroeletronica poderão ser aproveitados no dia a dia de trabalho em logistica ?

    Aguardo ansioso pela resposta !

    • Ricardo,
      Seus conhecimentos de TI serão sim valiosos para a logística. A parte técnica da coisa não se vê nas faculdades, como a implantação de um sistema RFID ou mesmo a integração entre sistemas para um EPR funcional. Veja as matérias sobre TI aqui no site e você verá como seus conhecimentos poderão ser aplicados.

  • Noemia

    Olá, trabalho numa empresa de transporte. Só que é uma empresa que transporta pessoas, gostaria de fazer um curso em logística, estou no caminho certo?

    Gostaria de receber resposta por email.
    Obrigada!

    • Noemia, a logística está tão presente no transporte de passageiros quanto no transporte de mercadorias. Faça uma busca no site por "transporte de passageiros" e verá como isso é verdade. Além disso, nos próximos dias irá ao ar uma matéria sobre o transporte público urbano de pessoas, mostrando como a logística faz parte de todas as decisões durante o processo.
      Se você trabalha na área de logística dessa empresa, pode apostar que está no caminho certo.

  • Pingback: O que falta para o real desenvolvimento do Brasil > Logística Descomplicada()

  • Everton

    Olá leandro, me formei recentemente no curso de tecnologia em logística não trabalho na aréa, estou pensando em começar a fazer pós graduação na aréa de tecnologia da informaçao (mibs – gestão e projetos em tecnologia da informação). Gostaria de saber a sua opinião, muito obrigado desde já.

    • Everton, Sempre sou a favor de melhor qualificação e mais estudos. Foque o estudo numa área que você queira trabalhar, e tente associar com um estágio para iniciar sua carreira e ter conhecimentos da prática também, que são essenciais para o bom desenvolvimento da pós.
      Abraços

  • Eduardo Huguinim

    Olá Leandro, realmente as matérias são muito boas mesmo. Eu me formei em Gestão Logística (tecnólogo), já estou fazendo MBA em Gestão Empresarial, e assim que acabar, começarei outra pós em Engenharia de Produção. Sem dúvidas, quanto mais qualificações nós obtivermos, melhores nossas chances de entrar e/ou permanecer no mercado de trabalho. Abração e parabéns!!!

  • cleiton

    Olá Leandro! sempre acompanho as matérias, que por sinal, estão cada vez melhor.Me formei recentemente no curso de tecnologia em logística, estou pretendendo fazer pós graduação mas estou com duvidas em que área me especializar tenho duas áreas em mente tecnologia da informação ou logística empresarial.Se possível me ajude abraços. ass: Cleiton vieira.

    • Cleiton, as duas áreas são diferentes. Uma é bem específica e poderá abrir portas de empresas que lidam com tecnologia na logística. Outra é bem mais geral e aberta, recomendo se você já tem um emprego e quer migrar pra parte de gestão/administrativa.
      Outra coisa pra prestar atenção é na instituição de ensino e no perfil da turma. O peso do diploma varia MUITO e o networking que você fará com seus colegas poderá ser primordial para futuros contatos profissionais.
      Boa sorte na sua escolha.
      Abraços

  • marcus viníci

    DA Uma dica, me formo em dezembro agora tecnologo em logistica,nao trabalho na área ainda e percebo que eles valorizam mais bachareis em administração para trabalhar nesta area de logistica, vc no meu lugar ano kivem varia outra facul de adm ? ou uma pós para competir com os bachareis? e qual vc acha q é melhor faze uma pós em logistica msm , ou variar para adm de empresa ou TI ou gerenciamento de projetos, ou gestao industrial , etc ?

    obrigado

  • Letícia Lobo

    Boa tarde Leandro,

    Estou com uma grande dúvida, sou formada em Turismo e fiz pós graduação em Gestão Empresarial -Executivo Júnior- pela FGV. Trabalhei durante 3 anos em uma empresa de Logística e me apaixonei.. estou querendo me qualificar na àrea, mas não sei se faço um curso de Gestão em Logística ou uma Pós Graduação em Logística. Preciso da sua ajuda.

    Abraços

    • Olá Letícia,
      Como você já tem uma boa base do funcionamento de uma empresa e tem experiência na área, no seu caso eu faria uma pós. Acho que ela será mais focada na área logística, e não será redundante com aquilo que você já sabe na teoria e na prática. Além disso, a pós vai valorizar ainda mais o seu CV.
      Depois nos diga qual decisão tomou e o que te influenciou para isso, ok?
      Abraços

  • Rodrigo

    Tudo bom Leandro;

    Sou no curso de tecnologo em Logística, trabalhei na area a mais de 06 anos, fazendo PCP, armazenamento, distribuição e transporte. Recebi uma promoção e fui gerenciar o setor comercial da empresa, estou pensando em fazer pós graduação, será que continuo especializando na area de logítisca?

    Obrigado

    • Olá Rodrigo,
      Se na área comercial os conhecimentos técnicos em logística vão continuar te ajudando, então será uma boa pós.
      Mas talvez você precise de mais conhecimentos de gestão e administração, já que agora você está gerenciando um setor, e não mais com a "mão na massa". Espere um pouco antes de iniciar o curso, veja o que te faz mais falta na nova função, e em pouco tempo você poderá decidir com mais segurança.
      Abraços

  • raumir

    Bom dia,pessoal mim ajudem estou em duvida se faço o tecnico em LOGISTICA ou o de SEGURANÇA DO TRABALHO pois trabalho em uma multinacional em outra area.Obrigado.

  • Iliseu

    Olá, Leandro!

    Sou formado na área das humanas, mas sempre trabalhei na área de logística, desenvolvendo várias atividades; técnico de suprimentos, Analista de Materiais e Coordenado numa grande multinacional do ramo de bebidas (12 anos) mudei de emprego apenas uma vez neste período, há um ano. Gosto do que faço na área de suprimentos, consigo ter um ótimo desempenho nas minhas atividades e projetos desenvolvidos. Atualmente estou iniciando um MBA em Logística em POA.

    Gostaria de saber como será futuramente visto meu currículo no mercado?

    • Iliseu, você reune o que poucas pessoas conseguem e muitas aspiram: experiência e qualificação na mesma área, além de estar trabalhando numa área que você gosta. Seu futuro é você mesmo que está construindo. Parabéns.
      Abraços

  • Thais

    oi

    estou fazendo um curso técnico em logistica ,só q o priemiro módulo é bastante voltado pra administração isso é normal?

    e queria saber se acha q ja posso procurar um estagio ou se é melhor esperar o fim do segundo módulo?

    • Oi Thais, é normal sim. Logística e administração andam lado a lado, então você precisa de uma base nesses conceitos para depois evoluir melhor seus conhecimentos em logística aplicada.
      Com certeza mais pra frente no seu curso fica mais fácil arrumar estágio, pois você terá mais a oferecer pras empresas. Mas se você encontrar uma vaga agora, aprenderá mais rápido. Depende de você e das empresas da sua região.
      Boa sorte!

  • Eld Loureiro

    Olá, Leandro!

    Primeiramente agradeço pelo seu ponto de vista preciso; realmente precisamos nos manter atualizados, mas te pergunto se após essa onda que virá – copa e olimpíadas – os brasileiros do centro-oeste estarão mais aptos a desenvolverem projetos logísticos mais precisos e viáveis? estou no terceiro semestre do Tecnólogo, e já aprendi muito com o curso.

    um abraço

    Eld Loureiro

    • Eld, não acho que vai haver mudança na qualidade dos projetos logísticos no país, assim como também duvido, infelizmente, de uma melhora na infra-estrutura. Alguns aeroportos serão reformados (com aqueles custos extravagantes que vemos), alguns estádios serão construídos às custas dos impostos que pagamos, mas duvido que isso se converta em maiores sucessos para os empreendedores.

      O que você (e os outros leitores) acha disso?
      Obrigado pela sua participação!

  • Felipe

    Vi uma da Agência Estado, falando do crescimento das exp e imp até fev/10, em comparação com o mesmo período de 09.

    Abraços,

    Felipe.

  • Felipe

    Olá Leandro! Sempre acompanho o site, assim como o imbound logística, do Marcos. Procuro aprender sempre mais!

    Tenho muito interesse em, após graduarme como tecnólogo em logística, fazer pós em comércio exterior. O que acha da escolha? Já tenho inglês e boa noção de francês, mas em Logística sou verde ainda, estou aprendendo, 1º período.

    Um abraço!

    • Felipe,
      Sua disposição pra aprender mostra que você terá um bom futuro, independente da sua escolha. Comex e logística tem muita relação. Você leu a matéria que fizemos em comemoração ao dia do comércio exterior, há algumas semanas?
      Para melhorar ainda mais recomendo que você procure fazer algum estágio relacionado à área, e dependendo de onde queira trabalhar o espanhol pode ser importante também.
      Continue visitando nosso site e caso tenha alguma sugestão ou comentários é só falar!
      Abraços

  • Pingback: Logística Descomplicada » » Gargalos podem nos levar ao apagão logístico()

  • Anderly

    Caros colegas e apaixonados pelo mundo logistico, gostaria de uma luz, estou iniciando o curso de tecnologo em logistica e não vejo a hora de ingressar e atuar na aréa mais não tenho experiência, por onde vcs me aconsenham eu começar minha procura?

    Um abraço.

    • Anderly,
      Acho que as empresas que oferecem estágio através da faculdade onde você estuda. Normalmente tem cartazes anunciando vagas.
      Entrar em contato com as empresas da região, oferecendo-se para ser estagiário disposto a aprender também pode ajudar!
      Algum estagiário que pode dar uma dica?
      Abraços

  • Gostei muito do texto. Eu como tecnólogo em logística formado, tenho a falar que o curso é muito bom, foca as atividades da área de uma forma profunda, pois o curso intiero é focado em logística e não apenas um semestre para ver tudo da área.

    Mas um comentário bem rápido, as empresas que investem em cursos e treinamentos apra seus colaboradores têm maiores chances de ficarem entre as mais sucedidas do setor em que atua. Não que a formação seja responsabilidade única da empresa, pois a pessoa tem que investir nela pensando sempre numa carreira de sucesso, mas quando os colaboradores estão treinados, o ganho é muito alto.

    Aproveito para deixar link do meu blog sobre logística http://universodalogistica.blogspot.com/

  • Heleno silva Miranda

    Caro Leandro,boa noite.

    Estou cursando o quarto período de Tecnólogo em logística.Porém com o andamento do mesmo pude constatar que várias materias estão sendo insistentemente repetidas em disciplinas diferentes,como é o caso do suplly chain,curva abc,modais de transportes entre várias outras.Por mais que eu conteste e discorde com o fato os professores afirmam ser normal a coincidência dos temas em disciplinas diferentes,mas esse fato tem me incomodado muito pois estou no último período do curso e apesar de muito interessado e apaixonado pelo tema logística ,estou inseguro em relação ao mercado de trabalho, e sentindo que estou andando em ciculos pois aprendi bem mais em sites e blogs como o seu do que em sala de aula me responda por favor.É normal acontecer isso nos cursos de tecnólogo em logística,se não for me esclareça por favor onde está o erro.Desde já agradeço.

    Atenciosamente

    Heleno Miranda

    • Heleno,
      Acho que é normal as matérias se sobreporem e você ter o mesmo assunto visto de forma recorrente. O que acho imprescindível é que esta "duplicidade" seja vista sob diferentes pontos de vista, de forma a aumentar seus conhecimentos naquela área, como numa espiral que cresce a cada volta.
      Se você sente que isto não está acontecendo, eu acho que há algo errado. Não conheço pessoalmente o curso Tecnólogo, quem sabe algum outro leitor que faça este curso possa nos dar maiores informações, quais as percepçoes deles sobre suas aulas.

      A insegurança da qual você fala é bem comum, e pode apostar que você aprenderá muito fora da sala de aula, seja em revistas, sites (como o Logística Descomplicada!) mas principalmente em estágios e experiências práticas. Estas são fundamentais.

      Abraços

    • Ana Fernanda Nhampan

      Boa Tarde

      chamo-me Ana Fernanda, sou moçambicana,formada em Gestão de transporte e Logística. este ano decidi voltar a estudar, estou cursando mestrado em gestão empresarial (MBA), tenho interesse em manter um contacto permanente com V.Excias, para me actualizar e aconselhar o tipo de obras a serem lidas para este desafio.

      votos de uma boa tarde e um optimo dia de trabalho

      Atenciosamente,

      Ana Fernanda Nhampango-Moçambique

  • Lázaro J. Ram

    Ola Leandro, estou fascinado com amplitude desta área, acabo iniciar meu curso técnico de Gestão em Logítica e descobri que já tinha interesse no assunto a mais tempo que podia imaginar.

    Vivo a bisbilhotar os artigos publicados aqui, estou tentado sugar o maxímo deles; atualmente não atuo na área, devo partir em busca de uma vaga na mesmo sabendo que agora o salário pode ser mais baixo em relação ao que ttenho no momento, ou, esperar passar este semestre para procurar algo assim? Sabendo que na minha cidade está sendo implatado um intreposto de Manaus, onde as primeiras vagas já estão abertas para diversos cargos.

    E após o término deste curso que caminho devo seguir para me aperfeiçoar mais na vasta área da logística!?

    • Lázaro, fico contente que o Logística Descomplicada esteja lhe ajudando a aumentar seus conhecimentos.
      É difícil dar conselho sobre mudança de emprego, isto é algo muito pessoal.
      É fato que com experiência na área fica mais fácil conseguir posições melhores depois, especialmente na carreira na mesma empresa. Com oportunidades na sua cidade como você falou, pode ser importante fazer parte desde o início do processo, pois lhe dará conhecimentos ainda maiores de todo o sistema.
      Se você preferir ficar no seu cargo, tente buscar algo nele que possa te ajudar a conhecer mais a logística, seja qual for a área que você escolher, pois como você mesmo percebeu ela é muito ampla e você pode trabalhar em setores diferentes.
      Seja qual for sua escolha, lhe desejo muito boa sorte. Espero que volte sempre aqui no site!
      Abraços

  • Maria do Carmo A. Ce

    Obrigada

  • Maria do Carmo A. Ce

    Olá Leandro, parabéns pelo magnifico trabalho.

    Gostaria de uma orientação: estou dando aulas em um curso técnico de logística na rede estadual, porém minha formação é tecnóloga em Gestão de Pequenas e Médias Empresas. Infelizmente como professora do estado, fui obrigada a dar aulas de Gestão de Operações Logísticas, Gestão de Produção, Movimentação e Armazenagem, enfim, disciplinas que tive pouco acesso no curso que fiz e aí estou tendo muita dificuldade. Preciso fazer a ementa das disciplinas estou perdida. Como devo proceder? Que livros você pode me indicar para facilitar o meu trabalho? Infelizmente a SEC não está dando o suporte que necessito. Agradeço muito sua ajuda. Obrigada.

    • Maria,
      Na seção Leitura Recomendada você encontrará excelentes livros de logística e gestão.
      Vou lhe enviar um email para lhe dar alguns conselhos um pouco melhor, ok?
      Atenciosamente,
      Leandro

  • elida jeane moura fe

    Olá, bom dia Leandro.

    Estou cursando Tecnologo em Logistica e após o termino gostaria de fazer uma pós ou mestrado, qual você recomendaria e por quê?

    • Elida,
      Essa resposta depende da sua qualificação, seu interesse e experiência.
      Se você já trabalha na área busque uma especialização/MBA na mesma área. Caso ainda não esteja trabalhando ou não tenha interesse específico por nenhuma área da logística, recomendo que faça uma pós em gestão ou logística empresarial, algo mais amplo.
      A opção por fazer mestrado é muito pessoal, pois o mestrado é muito mais focado, vai abordar menos assuntos mas com muito mais profundidade. Também, os cursos strictu sensu, como o mestrado, exigem que você desenvolva uma dissertação ao final, muito maior do que o TCC exigido nas especializações, mas que lhe dará muito mais conhecimento na área escolhida.

      Atenciosamente,
      Leandro