A nova onda: Logística Reversa

logística reversa: o transporte de trás pra frente

Com o crescente volume de negócios em escala mundial e a imensa quantidade de produtos transportados diariamente, aumenta também a quantidade de lixo gerado e de materiais que precisam ser mandados de volta à sua origem. Esse tráfego de produtos no sentido contrário da cadeia de produção normal (dos clientes em direção às indústrias) precisa ser tratado adequadamente, para evitar trabalho e custos extras.

A logística reversa é a área responsável por este fluxo reverso de produtos, seja qual for o motivo: reciclagem, reuso, recall, devoluções, etc. A importância deste processo reside em dois extremos: em um, as regulamentações, que exigem o tratamento de alguns produtos após seu uso (como as embalagens de agrotóxicos ou baterias de celulares); na outra ponta, a possibilidade de agregar valor ao que seria lixo. Veremos mais detalhes ao longo deste artigo.

Com o aumento das pressões da sociedade para produtos e processos ecologicamente corretos, a reciclagem ganha força e a logística reversa é um dos principais motores deste movimento. Além de contribuir legitimamente para a redução dos impactos ao meio ambiente há um ganho de imagem para a empresa que o faz. Há exemplos de reciclagem que já são práticas comuns: latas de alumínio, garrafas pet, papel, dentre outros itens de pós-consumo.

Há também a reutilização, notadamente com as sobras industriais, partes de equipamentos e sucatas em geral. No entanto, existe também o fluxo de produtos do consumidor de volta ao vendedor por iniciativa do usuário: quando ele não está satisfeito com uma compra, ele devolve o produto (bastante comum no comércio eletrônico ou erro de escolha do produto em lojas físicas).

De maneira geral, três fatores estimulam o retorno de produtos: (1) consciência cada vez maior da população para a necessidade de reciclar e de se preocupar com o meio ambiente; (2) melhores tecnologias capazes de reaproveitar componentes e aumentar a reciclagem; (3) questões legais, quando a legislação obriga que as empresas recolham e dêem destino apropriado aos produtos após o uso.

Do ponto de vista das empresas, alguns cuidados precisam ser tomados. Nos locais de armazenagem, faz-se necessário estruturar sistemas capazes de lidar com estes volumes crescentes (e dificilmente previsíveis). Além disso, assim como a logística tradicional, a logística reversa tem como um dos principais componentes os sistemas de transporte. É necessário que os sistemas de roteamento sejam capazes de solucionar os complexos problemas de entregas e coletas simultaneamente, levando em conta, dentre outras restrições, as capacidades dos caminhões e os intervalos de tempo (este problema é chamado tecnicamente de pickup and delivery routing problem).

Identificar as melhores estruturas de transporte capazes de recolher estes produtos, normalmente muito dispersos nos centros de consumo, e levá-los de volta às fábricas ou centros de tratamento é um grande desafio que precisa ser corretamente modelado. As práticas neste recente segmento ainda não estão consolidadas, e há espaço para diversas inovações.

Portanto, faz-se necessário planejar estrategicamente os sistemas internos (gerenciamento de estoques, sistemas de informação, espaço físico) e externos (transporte e relacionamento com clientes), a fim de aproveitar este novo mercado, atraindo e fidelizando clientes com mais uma opção de serviço pós-venda.

O que achou desta matéria? Deixe sua opinião!


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : quinta-feira, 29 out, 2009


  • Amanda Cavaglieri

    Olá!!!Gostei muito desse artigo, achei muito bom. Gostaria de pedir algum artigo sobre a logistica reversa de equipamentos eletronicos, caso vcs tenham algo a este respeito.Obrigada!

  • GLEISON B. SANTOS

    É Bom Lembrar que os correios tem buscado parcerias para esta nova onda a Logística reversa, por estar estrategicamente em todo o territorio nacional, possui uma grande estrutura para trabalhar esse mercado.

  • http://www.lider.com.br Fabricio Carvalho

    Otimo artigo, estou buscando novas ideias pra construtora em que trabalho, e seguindo o pensamento da Amanda, tambem gostaria de solicitar algum estudo e ou artigo sobre logistica reversa para a construçao civil (materiais utilizados em obras e que possam ser retrabalhados, reciclados e ou transformados).

    Desde ja, Obrigado.

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Logística Des

      Fabricio, já viu esse post? http://www.logisticadescomplicada.com/logistica-n

    • Rodinelson

      Fabricio você pode procurar diretamente seus fornecedores, eles cm certeza vão se interessar ou indicar alguém que queira aproveitar sua reversa.

  • CHRIS*A

    Boa tarde, estou fazendo um trabalho de Monlografia sobre a Logística Reversa da Empresa Natura e gostaria de saber se você tem algum material sobre isso? Ou sobre o tema Logística Reversa?

    Desde já agradeço.

    Cristiano Araujo

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Logística Des

      Cristiano,
      Veja essa matéria e as que estão relacionadas ao final dela: Logística Reversa.
      Abraços

  • Pingback: Logística Reversa – um nicho repleto de oportunidades « Blog da Nadia

  • Oscar

    Gostaria de fazer um curso nesta área de Logística Reversa. Trabalho numa empresa, aqui em Belo Horizonte-MG, que tem parceria com os correios e tambem com e-comerce.

    Desde já agradeço.

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Logística Des

      Oscar, na seção cursos e eventos temos alguns cursos relacionados à logística reversa. Sugiro entrar em contato com eles para ver a disponibilidade destes cursos em BH.

  • márcio david

    boa noite…preciso saber se posso afirmar que a água de reúso é um bom tema para logística reversa?

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Leandro – Log&iacute

      Márcio, acredito que o tema seja muito importante e relevante sob o ponto de vista da sustentabilidade e economia, mas como logística reversa acho limitado.

    • Flávia

      Pode, se formos pensar nos 3R’s, o reuso da água é importante, empresas já fazem uso de cisternas para filtragem de água da chuva, para lavagem de maquinários,equipamentos (não ramo alimentício) , lavagem de espaço físico,estacionamentos…etc..irrigação do jardim, sistema de esgoto p/sanitários,estacionamentos que lavam os carros já adaptaram o telhado de maneira a captar toda água da chuva p/ lavagem de carros,visto que p/ isso não é necessário água potável….enfim uma infinidade de coisas que da p/ fazermos !!

  • Jefferson Dourado

    Boa Tarde, sou um estudante de Logística e tenho como meta me especiailizar na área de Logística reversa, porem estou tendo um grande problema para escolher uma instituição pois sao inumeras e com metodos diferente. Teria vc uma indicação de instituição que possa me oferecer um estudo completo para minha especialização??

    • Rodinelson

      Jefferson que cidade você mora?

  • regina santos

    adorei estou fazendo um trabalho e esta matéria me ajudou muito.

    boa noite

    Regina

  • Conrado Moreira

    Boa noite.
    Acredita que há espaço para empresas que tenham como core business a logistica reversa? Inicialmente, o que é preciso ter de pronto para que se comece uma empresa deste setor?

    Obrigado e parabéns pelo excelente post.

    Conrado Moreira

  • Jonahan Neguinho13

    gostei  muito do resumo sobre a logistica parabens e continue assim sempre postano mais coisas sobre logistica

  • Giovana Rossa

    Parabéns pelo post, se me permite vou fazer uma referência no blog qualidadesimples. Seja bem vindo!

  • Nana

    mto boa estas citaçoes, ajuda mto a quem tiver enterçado neste seguimento de logistica reversa

  • Andre Paiva

    MUUUUUUUUUUUITO BOM E SIMPLES DE ENTENDER, PARABÉNS

  • Andre Paiva

    Estou montando uma distribuição para exclusivamente e-commerce, são post que estão me ajudando muito.

  • Francineide

    Excelente matéria,parabéns.

  • Charlesgomes

    muito interessante ,eu q estou no meu segundo semetre de logistica é um bom aprendizado .logo mais o tcc

  • Tati

    Olá
    Onde inicio o curso de logistica reversa???

  • Patricianascimento71

    muito bom
     

  • Felipe

    Muito bem escrito, me ajudou muito no trabalho da faculdade!! Parabéns

  • Bety

    muito bom vou fazer um trabalho hoje no meu curso de administração pela  SENAI e aprendi bastante com essas explicaçoes

  • Adão Barbosa

    Todos nós devemos entrar nessa onda!!!

  • Marcos Paulo Schmitzhaus

    Parabéns, mais uma excelente matéria, a preocupação com o meio ambiente deveria ser de todos, não vamos desisitr de conscientizar as pessoas. Abraço!

  • Elizan

    Leadro,

    artigo importantíssimo. Linguagem acessível. Obrigado.

  • Pingback: Logística Reversa - mais do que um desafio, uma questão de sobrevivência - Blog do voluntário onlineBlog do voluntário online

  • CÁTIA BRAGA

    boa tarde, estou pesquisando esse tema, para dissertação do meu mestrado.

  • Daniele C. Idra

    Interessante, de fácil compreensão e muito útil para quem quer
    aprender sobre logística.

  • Átila

    Muinto Bom , Bastante Objetiva as explicações

  • Paulo Roberto R. da Silva

    Leandro Td. Bem, tenho um Projeto para aproveitamento de garrafas de vidro, transformando-as em produtos de utilidade doméstica. Será que se enquadra dentro desta logística Reversa, caso uma empresa que descarte este tipo de embalagem descartável se interesse em dar andamento no Projeto? Obrigado paulorobertoprimeiro@itelefonica.com.br

  • Flávia

    maravilhosa a matéria, sou aluna do Senac, Tec.em logística 2012….

  • http://www.facebook.com/andre.goncalves.1291 André Gonçalves

    Muito bom! E de fácil compreensão! Vai me ajudar muito na prova de logística amanhã! Obrigada!

  • Boby Aroeira

    Ótima colocação sobre logística reversa! Obrigado!

  • Eliel Santos Paiom

    EXCELENTE CONTEÚDO SOBRE A LOGÍSTICA REVERSA!

  • vitor

    otima informações

  • getulio fonseca pereira

    gostei vai me ajuda a entender mais a materia

  • lucas alves

    gostei muito disso ai me ajudou muito

  • Messias vieira alvarenga

    mandou bem professor,ajudou muitoooo..

  • Valfran

    Muiot esclarecedor

  • Jonathan

    alguém poderia me explicar qual é a abrangência da logística reversa ?

  • João

    EXECELENTE!!