Atividades e funções da logística

Atividades e funções da logística

Com a grande procura por cursos de logística e sua constante evolução, é muito comum que surjam dúvidas por parte dos estudantes quanto ao seu encaixe dentro da área ante a falta de prática. Daí, surgem perguntas como: “O que será que vou fazer na Logística?” e “O que a Logística realmente faz?”. Calma! Vamos explicar um pouco de cada, e quem sabe isto possa lhe ajudar.

A primeira dúvida, que se refere às funções, está ligada a uma ansiedade justificável. Afinal, são investimentos de tempo e de dinheiro que, somados à necessidade de se colocar no Mercado de Trabalho e iniciar uma carreira sólida, enchem de expectativas aqueles que optaram pela Logística como forma de obter sucesso profissional. Contudo, a segunda dúvida, que remete às atividades, ganha maior importância não só para que se entenda o que e como fazer, como o que precisa conhecer para trilhar o caminho do sucesso na profissão, descobrindo que na Logística tudo é muito dinâmico, mesmo que pareça repetitivo, e tudo contribui para um trabalho sempre feito em equipe.

Embora cada divisão tenha suas particularidades que formam um emaranhado de conexões, tudo vai clareando com a prática e o conhecimento disto vai abrindo portas com esplêndidas oportunidades para crescimento profissional.

Atividades na Logística

Todas as atividades logísticas são importantes para o alcance do maior nível de serviço com o menor custo. Assim, elas se dividem basicamente em dois tipos:

– atividades primárias, que contribuem com as maiores parcelas do custo total e são fundamentais para o desencadeamento de outras atividades, compreendem o transporte, a manutenção de estoques e o processamento de pedidos;

– atividades de apoio, que são fundamentais para a continuidade das atividades primárias, compreendem a armazenagem, controle, guarda e movimentação de materiais, suprimentos, manutenção de informações e estudos de demandas, atividades ligadas às devoluções e vendas de resíduos da produção, layout de fábricas e de armazéns.

Há outras atividades que derivam das atividades de apoio que hoje, apesar de possuir muitos processos em outras já citadas, ocupam um espaço diferenciado, como as que são ligadas à frota, rastreamento, comércio exterior, entre outras que podem, inclusive, ser de domínio de terceiros sem que o fluxo da empresa seja comprometido, pelo contrário, pode vir a agregar valores importantes aos processos.

Atividade de transporte

Para a imensa maioria das empresas essa é uma atividade extremamente importante, pois é essencial para o fluxo de materiais e representa um custo considerável dentro dos processos de distribuição. Através de seus planos estratégicos, proporciona também aos profissionais grandes chances de crescimento com uma dinâmica que passa pela escolha apropriada dos modais, pela capacidade de utilização da frota, roteiros, e diz muito sobre a satisfação dos clientes.

Manutenção de estoques

Detentora dos maiores custos que, dependendo do tipo da empresa, podem chegar até dois terços, essa atividade concentra muitos sistemas, estudos e oportunidades. Os novos métodos de gerenciamento, a logística lean ou just-in-time, desafiam os profissionais dessa área numa intensa busca pela melhoria contínua que se traduz em mais eficiência do estoque com menor custo aplicado.

Processamento de pedidos

Essa é a atividade primária que menos concentra custos, embora sob vários aspectos detenha grandes responsabilidades, uma vez que inicia o processo operacional de atendimento ao cliente, desde a preparação até a expedição dos pedidos, sempre administrando o fator tempo. Dependendo dos processos, pode ser fator gerador de sucessos ou de custos. Talvez por ser vista como “obrigada” a acertar sempre, essa atividade poderia ser mais reconhecida, pois seus processos até podem parecer simples, mas não são fáceis.

A falta de maiores detalhes foi proposital para não gerar mais ansiedade. Seja qual for sua futura função na Logística, você só precisará saber de três coisas: que a prática lhe tornará cada vez mais seguro, que a abertura a novos conhecimentos lhe fará entender melhor a Logística e que você gostará muito dessa área esplêndida.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Foi Coordenador de Logística na Têxtil COTECE S.A.; Responsável pela Distribuição Logística Norte/Nordeste da Ipiranga Asfaltos; hoje é Consultor na CAP Logística em Asfaltos e Pavimentos (em SP) que, dentre outras atividades, faz pesquisa mercadológica e mapeamento de demanda no Nordeste para grande empresa do ramo; ministra palestras sobre Logística e Mercado de Trabalho.