Aumento de salário

Aumento de salário

Somos seres eternamente insatisfeitos. Perseguimos nossos objetivos com o intuito simples de mudança e, muitas vezes, não nos atentamos para planejamentos, acompanhamentos e consequências. Somos impulsionados pelo desejo de não sentirmos dor, não termos problemas e não fracassarmos. Porém, não percebemos que tudo isso faz parte das nossas conquistas; que isso compõe o nosso sucesso.

Queremos um emprego que pague bem, se trabalhe pouco e ainda seja um “up” para nosso status. Para isso, o único remédio é sonhar com o impossível ou fazer suas apostas nas lotéricas. Se nem se aposta, o problema é bem mais grave…

Mas, para aqueles que desejam ascender profissionalmente seguindo alguns passos necessários para alcançar o sucesso, com planejamento e persistência, não precisam contar com a sorte, apenas com um pacote de competências que todos nós trazemos conosco, só deixamos de lado algumas vezes para esperar pelo que viria com mais facilidade. Nada vem fácil e se vier, duvide! Conquistas consistentes não casam com desejos voláteis.

Cada pessoa tem seu diferencial. Tem algo que se destaca das demais. Mas hoje o que se torna mais interessante é o leque de aptidões que algumas pessoas desenvolvem durante o período que podemos chamar de “enraizamento” – É aquele período depois da formação do caráter e antes do ingresso numa faculdade ou no primeiro emprego. Ele já deverá levar suas ambições para suas atividades profissionais e, daí em diante, o que se vê é um imenso aprendizado que pode levá-lo ou não ao sucesso, a depender das suas tomadas de decisões.

Algo que sempre me perguntam é como conseguir um aumento de salário. Eu digo que não há uma fórmula específica já que quatro fatores diferentes (o mercado, sua função, a empresa e você) podem determinar um caminho a seguir. Sem contar que sua chefia também é um fator importante. Há quem não brigue nem pelo próprio, que dirá pelos dos outros. E há aqueles que não repassam reconhecimento.

Pode-se destacar num “pacote de competências” que lhe dê possibilidades de promoção ou aumento:

O RESPEITO: Respeito pelas pessoas e pelos seus compromissos.

ESPÍRITO DE EQUIPE: A oferta de ajuda aos outros é muito importante. As pessoas vêm deixando isso de lado para que os outros não pensem que elas não têm muitas atribuições diárias. A preocupação em demonstrar que estão sempre ocupadas lhe tira a chance de aprender coisas novas e de ser efetivamente úteis.

CONHECIMENTO: Nunca é demais. Uma boa formação é sempre importante em união com o conhecimento prático. A retenção do conhecimento é uma péssima estratégia. Você não cresce se for “insubstituível” na sua função.

FOCO: Tenha-o alinhado com as necessidades da sua empresa. Está com dúvidas sobre fazer uma Pós, um curso de línguas ou um específico da sua área? Os três são importantes, mas pergunte-se sobre as prioridades. Se sua empresa não está aberta para o mercado internacional, o curso de línguas fica por último; se está com dificuldades técnicas na sua função, o específico vem primeiro.

PERSISTÊNCIA: O momento pode não ser o seu, mas não desista. Há uma série de fatores que precisam estar alinhados para gerar uma oportunidade. Persista e esteja preparado para agarrá-la. Tempere sua persistência com paciência, mas não se perca em uma ou na outra. Dois anos é tempo suficiente para avaliar se a empresa em que você trabalha está alinhada às suas metas.

NEGOCIAÇÃO: Esteja aberto às negociações. Ofertas podem surgir e, tanto boas como ruins, podem não ser definitivas. Tenha cuidado para não sentir o doce no sal ou para não ver a transformação de uma promoção numa punição. Você precisa estar bem para absorver novas funções e de nada vai adiantar um bom salário sem seu bem-estar.

HUMILDADE: É fundamental para seu crescimento. Você não tem a obrigação de saber de tudo e, para isso, precisa das pessoas. Há como ser líder aceitando as ideias de seus companheiros. Porém, tenha cuidado para não confiar cegamente nas pessoas dentro de um ambiente competitivo.

Há de se descartar o método da antiguidade para promoções. Não pense que será promovido por tempo de serviço e sim, por serviço em tempo. Invista seu tempo, seu esforço e seja disciplinado e aplicado. Não pense em não dar tudo de si porque ganha pouco. Fazer um trabalho fantástico será sua principal porta para a mudança de salário, função ou outro emprego.

Esteja atento às oportunidades e não desanime se não as acolheu como gostaria. Não se pode voltar no tempo para recomeçar, mas se pode, agora mesmo, escolher como será o fim.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Foi Coordenador de Logística na Têxtil COTECE S.A.; Responsável pela Distribuição Logística Norte/Nordeste da Ipiranga Asfaltos; hoje é Consultor na CAP Logística em Asfaltos e Pavimentos (em SP) que, dentre outras atividades, faz pesquisa mercadológica e mapeamento de demanda no Nordeste para grande empresa do ramo; ministra palestras sobre Logística e Mercado de Trabalho.

  • marcio@ecomp.com.br

    Perfeito o material…