Brasil sobe no ranking das potências econômicas mundiais (PIB)

ATUALIZAÇÃO (maio de 2012): Leia o artigo

Brasil: 6ª potência econômica no ranking do PIB mundial

 

Atualização em dezembro/2011: Brasil torna-se a sexta potência econômica mundial

Veja a atualização desta matéria em Ranking do PIB mundial (Brasil e outros países comparados)

O Brasil está colhendo frutos de recentes sucessos na gestão da crise econômica mundial. Como os efeitos da crise foram brandos no país e o crescimento voltou a figurar nas páginas de economia bem antes de outros países, o Brasil recuperou o posto de oitava maior economia do mundo em 2009. Desde 1998 o Brasil havia perdido esta posição, e o efeito da crise em outros países fez com que recuperássemos essa posição no ranking global com o PIB (Produto Interno Bruto) medido em dólares.

A crise econômica no mundo desenvolvido, a fortaleza do real e políticas anticíclicas bem sucedidas adotadas pelo governo contribuíram para esse resultado. “Mas por trás da performance brasileira há também deficiências, como uma economia ainda fechada, que se travestiram de vantagem durante a crise, mas que no longo prazo tendem a voltar a pesar negativamente na trajetória do país”, detalha Érica Fraga, editora sênior da consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit).

Confira abaixo o PIB das 12 maiores economias mundiais, medido em bilhões de US$:

EUA 14.258,25
Japão 5.073,45
China 4.908,98
Alemanha 3.353,23
França 2.676,30
Reino Unido 2.185,75
Itália 2.117,80
Brasil 1.531,51
Espanha 1.464,25
10º Canadá 1.343,16
11º Índia 1.284,82
12º Rússia 1.229,15

* Com informações da Folha


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : domingo, 28 mar, 2010


  • Pingback: Tweets that mention Logística Descomplicada » » Brasil sobe no ranking das potências econômicas mundiais (PIB) -- Topsy.com

  • Cristina

    Tenho uma pergunta…

    Como a Espanha está no 9 lugar das potências econômicas mundiais e também faz parte dos "PIGS" da União Européia??

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Logística Descomplicada

      Cristina, o PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha) são uma espécie de BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) da Europa.
      A Espanha entra neste grupo da mesma forma que o Brasil está nos BRIC. São economias em ascenção, mas grandes o suficiente para figurar entre as 10 maiores do mundo.

  • Luiz Ribeiro

    Cristina, a informação que lhe foi dada está equivocada. O PIGS não são economias em ascensão, mas o contrário. São economias que vêm demonstrando dificuldade econômicas, em especial com relação à diminuiçao do déficit público. Claro, isso em termos do padrão de crescimento imposto pela União Europeia, desde o Acordo de Lisboa de 2001. Nessa situação destaca-se não apenas a Espanha (em nono lugar), mas também a Itália, em sétimo. Saudações.

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Logística Des

      Cristina, o Luiz está correto. Me equivoquei nas informações.
      Luiz, muito obrigado pelo comentário.

  • RENESSON REGENTE

    TUDO BEM QUE BRASIL E UMA POTÊNCIA ECONÔMICA BRASIL SÓ PRECISA SER UMA POTENCIA EM GUERRA

    • http://www.logisticadescomplicada.com/Logistica_Descomplicada_logo.png artur

      eu sou novo aqui. e concordo com o RENESSON REGENTE disse mas com aquela fraca da dilma nunca chegaremos nos 10 potencias mundias militar

      • http://google Wanderley Pires Cunh

        Fraco é o FHC, que, com a anterior ajuda do Roberto Campos (Governo Castelo Branco), começou a desmontar o "relógio" que o Getúlio Vargas montou pra transformar o Brasil em um país industrializado. Com o pretexto de Globalizar (leia Noam Chomsky), entregou as empresas estatais ao exterior com dinheiro público (BNDES). Resultado: nosso suor vira dólares, euros, etc, que viram cinzas como o real, não temos controle das comunicações nem da energia elétrica, não podemos controlar satélites, uma vez que a Embrate é estrangeira, e com a Embraer nas mãos de franceses e espanhóes, embora tenha o controle da Aeronáutica, nem aviões podemos fazer, aviões de guerra, pois assim os franceses saberiam tudo. A Dilma está tentando reverter isso. Mas faltam peças no relógio, e o tempo passou, muita coisa se perdeu e quem controla tudo é o mundo que está despencando, salvo os que sobrevivem com o nosso lucro, como Itália e Espanha. O Brasil, não passa de um grande trouxa…..

  • http://www.redefriends.blogspot.com Felipe

    Desde que eu saiba a china subiu de colocação e está em 2° colocado!

    é bom corrigir isso

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Leandro – Log&iacute

      Felipe, de fato o ranking está correto. A ordem de alguns países varia de acordo com o órgao que publica a lista. Se é o Banco Mundial, o Japão está em 2o e a China em 3o; se for do FMI, então é o contrário.

      Vou publicar uma nova tabela com estes valores em breve.

  • Jean Sandri

    O Brasil ja ultrapassou a Italia tbm.

  • http://None Hernani Teixeira

    Em um cenário de prazo médio (+- 5 anos)estimam alguns economistas que o Brasil ultrapasse o Reino Unido e a França, e seja ultrapassado pela India, tornando-nos a sexta economia mundial em termos de valores absolutos. Mas não convém soltar muitos foguetes pois, em valores de PIB per capita (distribuição das riquezas) nossa colocação é bem mais modesta.

    • Tulio Freitas

      "Modesta" para não dizer de lixo! E com a população brasileira a subir como tem subido, o PIB per capita vai continuar a ser digno de país de 3º mundo, por mais que a economia cresça, pois infelizmente PIB per capita é o PIB dividido pela população.

  • http://www.logisticadescomplicada.com/ Leandro – Log&iacute

    Vale destacar que esses valores não representam como essa riqueza é distribuída no país. Algum de vocês se sente vivendo num dos 10 países mais ricos do mundo?

    Só PIB não significa muita coisa quando o governo é corrupto, não há segurança nem educação de qualidade, distribuição de renda é desigual, etc etc.

    • Ricardo Alves

      Na verdade o PIB significa muita coisa sim se fôr PIB per capita. PIB per capita (ou renda per capita) somado ao IDH (Indice de Desenvolvimento Humano), voçê tem logo aí os 2 índices que mais interessam. Depois havia também sim que medir a desigualdade na distribuição da riqueza calculando o coeficiente de gini, Curva de Lorenz etc. Muito abandeiram em arco os media brasileiros sobre o PIB só por si e "somos a 8º economia mundial" etc quando na verdade o valor disso é para cada um dos brasileiros igual a zero! O mesmo para a China. Ter um PIB gigante para depois dividir por bem mais do que 1 bilião de chineses, sobra 1 amendoim a cada um. Já tá vendo o problema né? É aí que está também o problema do brasileiro e a razão porque continuam a emigrar. Haja senso dos media para pararem de insultar a inteligência do brasileiro comum. Uma coisa é ser optimista. Outra coisa é deturpar a realidade falando apenas do que convém, e esquecendo o que realmente interessa. Dá a sensação até que os media todos trabalham para o Governo de Brasilia na "olimpíada do engano". Medalha de ouro para o Brasil!

  • João Sanches

    O que está me deixando p*** da vida é que as pessoas publicam as tabelas com valores em dólares e não indicam quando que o dado foi coletado. Assim, não é possivel fazer uma conversão para o real tornando a pesquisa duvidosa, pois o ideal seria comparar o valor do PIB brasileiro com o fornecido pelo IBGE. Numa apresentação de trabalho, como é que vou falar os valores em dólares se nem sei quando isso foi cotado? Na minha opinião, a notícia está INCOMPLETA.

  • Valdemir Mello de ca

    Agradeço pelas informação, com elas estou informado como esta a situação do nosso pais.

    Obrigado!

  • Jorge

    Os dados do PIB de forma isolada, só mostram o tamanho da economia,o que realmente vale como comparação é o PIB per capita, pois temos que onsiderar que a China por exemplo tem em torno de 6 vezes a população do Japão. Assim como o Brasil tem mais de 3 vezes a população da Itália.

    • Sandro Tapi

      Nem é preciso ir muito longe. Compare o PIB per capita de Portugal (em plena crise!) com o do Brasil. O Brasil tá lá no ** de judas. É triste mas é verdade. Por alguma razão "metade" da minha cidade no nordeste emigrou para Portugal.
      Ter a mesma língua também facilita. Outra coisa, vendo as listas de ranking de PIB que tão na wikipedia, tão diferentes dessa.

  • http://tinyurl.com Luis Phillips Sthepc

    Enquanto houver governantes corrupitos no Brasil, será muito dificil de se tornar as primeiras potencias.È um absurdo como as pessoa não se concientizam a respeito da votação, colocando pessoas inconpetentes para governar o Estado (País).

  • http://www.logisticadescomplicada.com/Logistica_Descomplicada_logo.png artur

    O mais brigão

    1- Estados Unidos

    EFETIVO: 1 414 000 soldados

    GASTO MILITAR ANUAL: 329 bilhões de dólares (1 138 dólares por habitante)

    ARMAS NUCLEARES: sim

    Única superpotência militar depois do colapso soviético, os Estados Unidos são donos da mais poderosa esquadra do globo, que tem uma dúzia de porta-aviões gigantes, a maioriade propulsão nuclear. O país conta ainda com o maior arsenalnuclear e modernos armamentos operados por computadores e guiados por satélites

    2 – Rússia

    EFETIVO: 988 100 soldados

    GASTO MILITAR ANUAL: 48 bilhões de dólares (333 dólares por habitante)

    ARMAS NUCLEARES: sim

    O maior herdeiro da ex-URSS possui exército numeroso e pesquisa militar de ponta, mas tem poucos recursos para comprar equipamentos. A vocação por números astronômicos diminuiu: durante a Guerra Fria, a URSS chegou a ter 5,3 milhões de soldados — um recorde — e produziu mais de 70 mil tanques das séries T-54/T-55/T-62. Eles eram inferiores aos modelos ocidentais, mas podiam levar a melhor pela quantidade

    3 – China

    EFETIVO: 2 270 000 soldados

    GASTO MILITAR ANUAL: 48 bilhões de dólares (37 dólares por habitante)

    ARMAS NUCLEARES: sim O país mais populoso da Terra conta com bom número de armas nucleares e sempre teve Forças Armadas numerosas, mas o nível pouco sofisticado de sua indústria não permitia equipar as tropas com armas de última geração. Isso mudou recentemente: o salto econômico e a relativa abertura política das últimas duas décadas levaram a China a investir na modernização do arsenal

    4 – França

    EFETIVO: 260 400 soldados

    GASTO MILITAR ANUAL: 38 bilhões de dólares (636 dólares por habitante)

    ARMAS NUCLEARES: sim Para se proteger da ameaça comunista na Guerra Fria, os franceses criaram uma força nuclear própria com os três meios clássicos de lançar armas atômicas: mísseis em terra, em submarinos e em aviões. A indústria de defesa é uma das principais da Europa, produzindo tanques de ótima qualidade, como o Leclerc, e aviões clássicos como os das séries Mirage

    5 – Reino Unido

    EFETIVO: 210 400 soldados

    GASTO MILITAR ANUAL: 35 bilhões de dólares (590 dólares por habitante)

    ARMAS NUCLEARES: sim Até a Segunda Guerra (1939-1945), a Grã- Bretanha era a maior potência naval da Terra. Depois do conflito, a Marinha Real encolheu, mas ainda é uma das principais do mundo. O Exército sempre foi pequeno, mas é um dos mais profissionais do planeta, bem equipado com tanques, blindados de transporte de pessoal e uma parafernália de mísseis

    6 – Coréia do Norte

    EFETIVO: 1 082 000 soldados

    GASTO MILITAR ANUAL: 4,7 bilhões de dólares (214 dólares por habitante)

    ARMAS NUCLEARES: sim Assolado pela pobreza e pela fome, este país sustenta um dos estados mais militarizados do planeta. Envolvidos em disputas de território com a Coréia do Sul desde a década de 40, os comunistas do Norte contam com tropas numerosas com muito armamento convencional. Nas últimas décadas, o país desenvolveu tecnologia para produzir armas nucleares

    7 – Índia

    EFETIVO: 1 298 000 soldados

    GASTO MILITAR ANUAL: 13 bilhões de dólares (13 dólares por habitante)

    ARMAS NUCLEARES: sim O segundo país mais populoso do planeta sempre esteve em briga com seus vizinhos muçulmanos. Hoje, o maior rival é o Paquistão, com quem disputa terras na região da Caxemira. As aguerridas tropas indianas estão entre as mais bem equipadas do Terceiro Mundo. Além de muitos soldados, a Índia tem armas nucleares e mísseis para transportá-las

    8 – Paquistão

    EFETIVO: 620 000 soldados

    GASTO MILITAR ANUAL: 2,5 bilhões de dólares (17 dólares por habitante)

    ARMAS NUCLEARES: sim A maior potência militar muçulmana tem economia e população inferiores às da rival Índia, mas, para criar um "equilíbrio de terror" no sul da Ásia, o Paquistão também investiu em armas nucleares. Pouco se conhece sobre as armas atômicas ou sobre o tamanho do arsenal do país. Mas a existência da bomba dos dois lados da fronteira tem forçado Índia e Paquistão a uma convivência tensa — e "pacífica", na medida do possível

    9 – Coréia do Sul

    EFETIVO: 686 000 soldados

    GASTO MILITAR ANUAL: 12 bilhões de dólares (266 dólares por habitante)

    ARMAS NUCLEARES: não Graças à proteção dos Estados Unidos, o país atingiu níveis econômicos, científicos e tecnológicos muito superiores aos do vizinho do norte. Por causa da crise com os comunistas, a Coréia do Sul mantém Forças Armadas poderosas em prontidão na fronteira, embora não tenha armas atômicas. O equipamento é de alta qualidade, comprado dos americanos ou desenvolvido localmente com ajuda ianque

    10 – Israel

    EFETIVO: 161 500 soldados

    GASTO MILITAR ANUAL: 9,4 bilhões de dólares (1 499 dólares por habitante)

    ARMAS NUCLEARES: sim Pequeno e pouco populoso, Israel se envolveu em conflitos com os vizinhos árabes e resolveu se armar até os dentes. Para compensar a inferioridade numérica, os israelenses optaram por qualidade: suas tropas estão entre as mais bem treinadas da Terra, a Força Aérea dispõe de tecnologia de ponta e a experiência em combate fez o país desenvolver algumas das melhores armas disponíveis, como o tanque Merkava

    IMPÁVIDO COLOSSO

    Brasil é o mais bem armado da América do Sul, mas não fica entre os 10 mais do mundo

    EFETIVO: 287 600 soldados

    GASTO MILITAR ANUAL: 9,6 bilhões de dólares (55 dólares por habitante)

    ARMAS NUCLEARES: não

    Não dá para cravar uma posição para o Brasil no ranking mundial de exércitos — a única certeza é que não chegaríamos ao Top 10 —, mas dá para fazer algumas comparações. Numericamente, nossas tropas são as maiores da América do Sul. Tecnologicamente, somos semelhantes aos vizinhos. Com fronteiras bem definidas, não há grandes rivalidades regionais. Por isso, o país não tem o mesmo "estímulo" para investir em armas que outros países brigões do Terceiro Mundo. Ainda bem.

    • Pedro Gamboa

      Bem, essa do Brasil ser o mais bem armado da América do Sul, em termos de marinha não é de certeza. A Marinha do Chile dá uma coça na do Brasil. Vc tem um porta-aviões velho que passa a maior parte do tempo parado pois custa muito mante-lo em serviço. Em relação ao resto, cuidado com a Venezuela do Chávez, pois "maluco" como ele é, um dia destes vc tem um exército tipo ex-URSS na América do Sul, incluindo todo o tipo de caça último modelo de fabrico russo, já para não falar que ele tá encomendando navios de guerra novos na Europa.

  • lucas

    o brasil da qui a 10 anos sera o primeiro

    • Sir Lancelot

      Nem daqui a 500 anos! Tenha dó.

  • Maycon Santos

    Olá Leandro, queria saber mais sobre o PIIGS, pois estudo Geografia , estou no inicio, mas mesmo no meu Ensino Médio não havia estudado sobre ele , então isso deve ser recente! E também não sabia sobre essa diferença entre as colocações do Japão e China no FMI e Banco Mundial . Valeu

  • http://1203ooo Guilherme

    Parabens Brasil vamo subir cade vez mais kkkkkkkkkkkkk

  • Andréia

    A minha opinião é que sim, o Brasil tem grande probabilidade de se tornar uma grande potencia mundial,
    nós demos uma alevancada muito grande se comparada com os anos anteriores, O brasil teve um grande crescimento economico e uma bela particpação social.
    O que nos deicha muito a frente de alguns países como a china que não investe seu capital da forma como deveria, não só com uma pequena parcela da população. Mas sim em geral. Que ó o que o brasil tem feito, desde 1.500
    estamos tentando nos reerguer das tiranias que sofremos na época que eramos apenas uma colonia de exploração.
    Graças a muito esforço esse quadro mudou e o hoje somos a sétima economia mundial.
    E futuramente chegaremos mais longe ainda, ou melhor disendo chegaremos mais perto ainda da primeira colocação.

  • http://www.hotmail.com Aline Silva

    Bom, o que realmente este país necessita é educação. Precisamos e devemos quebrar a "cultura" do país para podermos abrager nossos horizontes. Como: maior investimento em educação, investimentos nas universisades federais e estataduais. Não é a toa que os EUA estão em primeiro; peguem toda a história dos EUA ,vejam e comparem, o quão estamos atrasados tecnologicamente, socialmente ,comercialmente. –

  • http://www.logosticadescomplicada.com Lucas Araujo

    em termo de armamento o Brasil esta mal mas nunca diga que um pais da america do sul consiga ultrapassar o Brasil pois ele tem tecnologia e matéria para produzir uma bomba nuclear e armamentos belico na hora H.
    não é atoa que ele é a 7° economia Mundial e a cada dia cresce não estou puxando saco pra minha nação mas acho bom voces estudarem e abrirem seus olhos pra ver que tudo estar em ocuto e o mundo todo ja estar se preparando para a terceira guerra mundial que esta nos aguardando num futuro bem próximo.

  • ana caroliny

    eu quero saber as novas potencias só que esta um pouccpmplicado pois não estol axando

  • Jardel Twist

    o Brasil é a sexta maior potencia mundial?

    nem parece né rsrs

  • humberto germano rib

    é lamentavel saber que um sit de noticias importante e interessante como esse, não seja atualizado diariamente

    veja so!.. hoje somos a quarta economia mundial e a publicação estamos tentando a quinta rsrs….

    e o assunto mais importante ainda é:… como acabar com a corrupção no brasil e ainda mais as causas

    que estão levando esses paises a falência " aumento salarial dos funciuonarios publicos, aposentadoria desses funcionarios que aposentão com salarios integrais enquanto os aposentados da CLT são os que pagam a conta ""

    VEJAM SO………

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Leandro Callegari Co

      Lamentável também que você não tenha visto que esta é uma matéria antiga e que há um link bem grande no início do texto com a atualização feita em Dezembro/2011.

  • Matheus Sig

    ta errado essa noticia. o brasil é a sexta maior economia do mundo e não a oitava

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Leandro Callegari Coelho

      A notícia estava correta na data de publicação. Você não viu nem a data e nem o comentário abaixo. E também não reparou que no topo da matéria há um aviso bem grande sobre 2 atualizações do texto.

  • Helder Santana

    Do que adianta ser a sexta maior economia do mundo e a 84ª posição em IDH?

  • Fernando Ramos

    Humm…
    Pib x IDH, os dois são importantes, mas o Pib sem duvidas é mais.
    Pq é mais fácil vc melhorar o IDH, tendo um super Pib de que aumentar o Pib tendo um otimo IDH.

  • geraldo ribeiro campagnani

    Vamos meditar minha gente, desde que eu era bebe so se via falar da divida externa do brasil, depois mudou o regime para civil e passaram a dizer que o brasil devia o FMI, ai veio o Lula que so se falava em pagar o FMI , ai o brasil pulou da 8 economia para a sexta, mas e a divida ja pagou? ca pra nos se ja pagou entao deve pular pelo menos entre a CHINA    e os EUA   , pois olha o tamanho da divida dos EUA, se falam em 15 trilhoes, puta merda, americanos tao nadando de braçada com o dinheiro do mundo, estao comendo tanto que estao ficando obezos, sera se nao vai aparecer nenhum corajoso pelo menos para dizer que os americanos nao estao com esta bola cheia.Nao aparece um benditeufruto para baixar a nota dos americanos, o que esta acontecendo, acho que ta todo mundo com MEDO do calote dos americanos.Nao aparece nimguem para falar com os americanos, paga pelo menos um pouquinho, isto acontecendo vai dar uma mexida no placar mencionado acima. Parece que quando se fala em PIB a europa esta igual Hienas e Abutres em cima do cadaver, nao esperam nem virar carniça. Da uma olhadinha no quadro em cima, acho que ta todo mundo doido, vamos pagar as dividas gente, depois saberemos quem é quem.

  • geraldo ribeiro campagnani

    Acho que o primeiro ministro da espanha esta certo, as coisas nao se resolvem so com uma” caneta e papel?”.  O deficit publico é  grande, a Divida externa tambem  e nao tem dinheiro; estao inventando um monte de cheque mate para solucionar dividas ou documenta-las ou plantar para frente, mas falta mesmo é ESPECIE, isto pode dar uma zebra que nao tem lista, pois as de listas ja conhecemos, pelos menos vimos uma cinceridade  do primeiro ministro da espanha , pois foi notavel o seu desejo de resolver a questao com clareza e credibilidade. Lideres Europeus estao criando fantasma para solucionar problemas financeiros, que sao oriundos de Má administraçao, corrupçao, queda na arrecadaçao, produçao industrial em declinio.Nao demora muito a Alemanha sentir o peso da duvida e receber os impactos do efeito dominó.

  • Silvadreger

    Se os politicos brasileiros não fossem tão desonestos,com certeza o Brasil seria no minimo o segundo colocado
    na economia mundial.

  • Silvadreger

    Se os politicos brasileiros não fossem tão desonestos,com certeza o Brasil seria no minimo o segundo colocado
    na economia mundial.

  • Lucaslinsnascimento

    mintira o brasil esta em 6 lugar esta  escala ta muito artrazada

  • Edson vander

    O Brasil tem tudo pra subir neste ranck,so para e pensar em qem vota e faser mudanças nas leis e os governantes investir mas em educaçao e saude.

  • saulo

    daqui alguns anos o brasil vai ta la em quinto lugar pq nos somos lokos

  • saulo

    oi acho que o brasil é forte pelo lugar que ele esta nos paises mais fortes e aqui nas potencias é um beneficio para o brasil tão conhecido pela sua natureza linda e verde

  • saulo

    o estado unidos é muito forte que é o mais forte do mundo e ganha de qualquer um só que eles são muitos intereseros nas riquezas dos outros