Brasil torna-se a 6a potência econômica (ranking do PIB mundial)

Brasil torna-se a 6a potência econômica (ranking do PIB mundial)

ATUALIZAÇÃO: Leia o artigo

Brasil: 6ª potência econômica no ranking do PIB mundial

 

Dados de 2011 mostram que o Brasil ultrapassou o Reino Unido e ocupa atualmente a sexta posição no ranking das maiores potências econômicas no mundo. Os dados são do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR, na sigla em inglês) e foram publicados na imprensa britânica em 26 de dezembro de 2011.

O Reino Unido, assim como toda a Europa, encontra-se em crise e nos próximos anos deverá perder posições para a Rússia e a Índia.

pib brasilNa imprensa européia, o Brasil, cuja imagem está mais frequentemente associada ao “futebol e às favelas sujas e pobres, está se tornando rapidamente uma das locomotivas da economia global” com seus vastos estoques de recursos naturais e classe média em ascensão.

– O Brasil tem batido os países europeus no futebol por um longo tempo, mas batê-los na economia é um fenômeno novo – comparou Douglas McWilliams, CEO do CEBR.

Veja a lista dos 10 maiores países em relação ao seu PIB, de acordo com o CEBR (2011).

[table id=44 /]

Em 2010, o Brasil foi a sétima maior economia do mundo. Para 2012, o BC estima um crescimento de 3,5%, enquanto o ministro da Fazenda prevê uma expansão entre 4% e 5%. De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, O Brasil fechará 2011 como o sexto maior PIB mundial, com US$ 2,4 bilhões.

A posição do Brasil é destacada pelo vasto potencial de exploração de recursos naturais, incluindo ouro e prata, além do petróleo no mar e minerais na Amazônia. A posição do Brasil também tem vantagens quando comparado com a China. A situação política estável é atrativa para os investidores. A democracia que foi ganha com muita luta oferece a tranquilidade para os investidores externos de que essa situação não deverá se reverter. Ao contrário da China, o Brasil é uma democracia que chama a atenção dos investidores. É improvável que ocorram no Brasil movimentos sociais violentos contra o governo, o que é provável que ocorra na China a qualquer momento.

No entanto, ter o sexto maior PIB do planeta não significa muito quando toda esta riqueza deve ser dividida entre uma população muito maior que nos países europeus, e pior ainda, quando a divisão é uma das mais desiguais do mundo.

A economia em ascenção deve ser acompanhada de reformas políticas e sociais, para que a população possa se beneficiar desta vitória econômica.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Pedro Caldeira Gomes

    O Brasil deveria estarentre as 3 maiores potências econômicas do mundo, entretanto somos de número 6 na ranking. Isso devido ao século passado onde a inflação chegou atingir patamares nunca visto ao redor do mundo. Então, foram feitos vários planos e o déficit continuou . O Brasil foi campeã de conques inflacionários. As maiores porblemáticas enfrentadas com esses choques tem características de abrangência do controle monetário cem vários sentidos. Vejamos os fatores que muito concorreram:
    1- O Governo sem apoio político e sem inspiração para o sucesso
    2- Sálarios, juros, câmbio, preços preços de mercado para compra e venda
    3- O abastecimento básico de consumo em todas modolidades
    4- As reservas de Lastro e a dolarização do Mercado Mundial
    5- Déficit público e receita tributária com títulos de longo prazo¨
    6- A Política monetária de baixa aquisição, sem solução
    7- Uma incompetência, interpretações de fracasso que rege a economia
    Vejamos planos de confeites diversos em 1986 o “Plano cruzado A” seguidos de fracassos em seguida tivemos o “Plano cruzado B”, também de fracasso. Então, gerour-se uma pressão de compressão sem limites no mercado interno e externo. Veio em seguida a crise cambial que é muito importante para liquidação de deveres internacionais. passamos pelo descongelamento desorganizado sem controle adaptação monetária da oferta e compra. esses deveres acarretam rombos significativos em um país de grande expanção e largura territórial como o Brasil; e a pobreza fazia morada comia, dormia, acordava e no dia seguinte era a mesma coisa. Ajeitaram para se resolver com o gatilho que que se disparava nos salários dos trabalhadores e, que esses gatilhos eram ” gato procurando rato sem encontrar”, o gato morria de fome, que em termos de “Pleonasmo Gramática”, todo mês era arquivado de pastas de papel com folhas escritas com abusos e torturas dentro do sistema econômico pré-estabelecido, onde os Empresários ficavam mais ricos e a pobreza crescia desordenada-
    mente. O plano Bresser feito para melhorar aumentava o pior.
    A indexação não cobriu a introdução do Lastro do Tesoouro Nacional, então esses métodos foram os piores possíveis entre o governo e o Congresso, casa de morada dos políticos que o povo elegia e continuava desarumada a casa, “Planalto Alvorada” abusiva, era o deficit público, não um tinha entrelasse de se resolver de maõs dadas entre o governo e Congresso.
    Durante o período de troca de moedas ( O Pano cruzado novo… equivalia a mil cruzados velhos, rasgados… ou os mesmos equivaliam a um milhão de cruzeiros…equivaliam um bilhão de cruzeiros velhos… deslinha porque passava a ser 1 bilhão de velhos…um trilhão de réis, que nenhum Reinado de Rei um dia criou-se em toda a história da humanidade o Brasil foi REI, criou). Assim, foram cortados dígitos de zeros que ficaram na linha de fundo pescando peixe de vara sem anzol, pois o rio estava seco, não chovia durante essas décadas de Planos criados, faltou pouco para os zeros da aritmética faltar, olha que os números são infinitos. Os diagnósticos e prognósticos, não encontravam lugar de base. Nessa época a intervenção dos governos nos salários, interferiam substancialmente nos preços de bens aquisitivos… Como diz o Poeta famoso –
    “E agora José
    A festa acabou
    A luz apagou,
    O Povo sumiu
    A noite esfrou,
    Você é duro José.
    Então, o nosso “josé” não tinha nome próprio e ainda se escrevia com letras minúsculas.
    Temos que esquecer do passado que foi sepultado com caixão de aço, mistura de ferro com . – Estamos em pleno século 21 a coisa mudou para melhor e ficar

  • gabryel noronha

    a china acho q ta errado

  • igor

    legal amo meu pais quem ama da um joinha

  • João Vinicius

    Acredito que um dia vou morar num país desenvolvido,onde terá educação básica e superior de qualidade e gratuita,ruas limpas,asfaltadas e sem mendigos,a pobreza será reduzida,a violência e crimes bárbaros serão reduzidos assim como a mortalidade infantil,o IDH subirá,a perspectiva de vida aumentará,com pouca desigualdade social,a corrupção espero que diminua pelo menos,que não falte alimento na mesa de alguns. O Brasil melhorará em vários campos como economia,política e educação já somos um país rico, espero que seja sem pobreza também como dizem nosso país só tem a crescer e se expandir vamos chegar lá e superar várias outras potencias no mundo, se não todas isso só o tempo nos dirá.Eu sou João Vinicius N. Barros moro em Pernambuco e acredito no potencial do Brasil.

  • Carlos

    O Brasil tem um pib 5 vezes maior que o da Suiça, e agora me responda qual desses dois países é melhor para se viver?

  • Carlos

    O q conta é o idh (indice de desenvolvimento humano) não porra de pib, o q importa ser uma das maiores potencias do mundo e a maioria da população vivendo na pobreza (falta de saúde, educação, segurança, saneamento, etc…)

  • Willian

    Brasileiros sao todos preguiçosos ignorantes só pensam no proprio nariz e ta nem ai para quem vota,e essas drogas de politicos que mais roba do que ajuda,desse geito dificil ser pais rico e de primeiro mundo.

  • osvaldo

    nosso IDH e
    ate conssider
    avel viu 0,836 e um indice de desenvolvimento hum
    ano n
    a medi
    a e 0,800

  • wagner

    PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA CARALHO, PAREM DE PUXAR SACO DO BRASIL, O PROBLEMA É OS POLÍTICOS,OS IMPOSTOS,A EDUCAÇÃO,SAÚDE E ETC… DE QUE ADINTA A GENTE SER A 6ª MAIOR ECONOMIA DO MUNDO, ULTRAPASSA ESPANHA,INGLATERRA,ITÁLIA,CANADÁ SENDO QUE A VIDA LÁ É 10 VEZES MELHOR QUE AQUI? O DIA QUE O BRASIL MELHORAR E O TODO BRASILEIRO TIVER UM HONDA CIVIC NA GAREGEM UMA CASA DE CERQUINHA BRANCA E MUITO DINHEIRO NO BANCO GANHANDO SEUS 7 MIL POR MÊS, AÍ PODEREMOS NOS CONSIDERAR UM PAÍS RICO! PORQUE COMO A DILMA DISSE “PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA”!

  • Camila

    Eu acrdito no Brasil… eu acredito q nosso paíz pode ser melhor! Apesar de uma grande parte da população brasileira não acreditar no avanço do Braszil…tem uma menoria q se q acretida, vai à luta! Até pq se fosse a menoria nós hj não teriamos o direito de estar desfrutando tudo q essa pequena parte lutou pra conseguir direitos iguais para todos!

  • Rlvalle

    Tenho certeza que sermos sexta, quinta, ou qualquer posição é algo relativamente sustentável pois enquanto não possuirmos tecnologia própria seremos o que fomos ainda no tempo da Coluna Prestes, tão somente prestadores de serviços. A base está na qualidade cultural do nosso povo, que ainda é ridiculamente baixa.

  • Nelson_ismael

    Eu não acho grandes coisas sermos a maior economia, quanto isso muitas gente ta passando fome morrendo,e ninguém se emportando, o Brasil na minha opinião temos que primeiro acaba com a Desengualdade social e acaba com a pobreza depois que tudo isso for executado ai sim podemos dizer que somos um pais rico.

  • Usuario Do IG

    ESSE COMENTÁRIO QUE ORIGINALMENTE FOI INTITULADO COMO: “TRISTE CONCLUSÃO”,  QUE POSTEI AQUI ANTERIORMENTE, FOI UM TRABALHO DE UM HISTORIADOR QUE ME FORNECEU ESSES DADOS POR EMAIL E QUE ACHEI INTERESSANTE E ESCLARECEDOR SOBRE AS NOSSAS ORIGENS ! EMBORA EU CONCORDE COM ELE, ESSE CONTEÚDO QUE POSTEI AQUI, PERTENCE À TERCEIROS !

  • Usuario Do IG

    “TALVÊZ”  ISSO
    EXPLIQUE A SITUAÇÃO DO BRASIL DE HOJE !

    Vinte e dois anos de pesquisas, muitos fatos interessantes e
    algumas (muitas)  decepções. “Descobri”
    que somos filhos de europeus analfabetos, 
    doentes e famintos e hoje não aceitos como descendentes da nobre estirpe
    européia. Descobri também que fomos colônia de terceiro mundo, diferente das
    outras colônias como os Estados Unidos, Canadá ou Austrália.  Enquanto esses eram colonizados por ingleses nobres e ricos
    que fugiam da perseguição anglicana de Henrique VIII, países como o Brasil, a África
    e a América Espanhola eram colonizados por ralés da sociedade européia, como
    bandidos saqueadores, colonos analfabetos e famintos, fardos pesados das coroas
    européias. As colonizações italianas, alemãs, japonesas e etc também eram
    analfabetas e pobres, mandadas para a América Latina para garantir a ocupação
    do território e aliviar a excedente populacional de seus países e de muitas
    ilhas, como:Açores, Cabo Verde e Madeira.  Nesses 500 anos, saímos da condição de analfabetos, doentes
    e famintos atirados numa colônia sem nenhuma infra-estrutura, para um país em
    desenvolvimento, ainda com muitos vícios e graves problemas, muito diferente de
    países como: Estados Unidos, Canadá e Austrália os quais receberam populações
    com ricas culturas e abastados. É muito fácil ser rico quando nascido rico, é
    muito fácil ser primeiro mundo quando se “nasce” de primeiro mundo, agora, nascendo
    de pobres ou em favelas, o caminho é árduo e muitas vezes difícil.  Talvez se tivéssemos tido a oportunidade de descendermos até de
    colonizações indígenas “avançadas” como os Astecas, Incas e Maias e não de
    “primitivos” na sua sociedade, seríamos hoje um país de primeiro mundo ou próximo disso! Sinto
    asco quando vejo brasileiros com bandeirinhas da Alemanha, Japão, EUA, França e
    outros coladas na traseira dos carros dizendo “Sou estrangeiro que nasceu no
    Brasil”, esses são os legítimos “Caras Pálidas”.

    O Brasil é um país viável e rico, falta-nos auto-estima. FIM-E.A.M.-Historiador

  • alex

    Fico feliz com o resultado macroeconomico da nossa economia, principalmente num momento tão controverso. Mas também fico triste como brasileiro em saber que a ingerencia publica e a corrupção não permitem que a sociedade deste país viva melhor, com cidades, bairros bem planejados, melhor educação, sistema de segurança pública: força policial, bem treinada e equipada, presídios decentes e judiciario ágil e realmente executor de justiça e bem estar social, assim como uma boa rede de serviços de saúde com serviços de qualidade, além de significativos avanços em ciencia e tecnologia e investimento sólido em logística e defesa. Coisas que não vemos por aqui.

  • Alex

    É! É bom estar na sexta posição economica mundical mas infelizmente as desigualdades, originadas pela falta de planejamento de longo prazo e projetos nacionais, são um grande entrave neste nosso país. Preferiria estar 10ª posição social, com saúde, educação e segurança de qualidade a todos, além é claro de transparência política e instituições verdadeiramente independentes e fortes o que não é bem o nosso caso.

  • jhos

    Amigos o problema e o seguinte, se nos tivessemos politicos incorrupteis, principalmente da parte nordeste do pais, e ajudassemos mais nos brasileiros mesmo, a situacao ja estaria o que vai ser daqui a trinta anos, (uma hipotesse, porque pode ser bem melhor). Em vez de ficarmos ajudando outros paises em busca de simpatia, temos que ajudarmos a nos mesmos. Voces empresarios, da licenca, remunerem melhor seus funcionarios. Olha o salario que voces pagam a seus funcionarios, vamos fazer uma forca maior nesse pais. Nao somente ganhar muita verdinha a custa de seus funcionarios, pensem melhor. Nos temos tudo o que presizamos, so precisamos saber distribuir melhor. Eu aposto que esse pais sera a maior potencia mundial dessa maneira. A economia so tende a crescer, vamos focar um lugar melhor para todos.

  • Vandinhag

    Como tem erro de português nessa reportagem. Ascenção é errado. O correto é ascensão.
    “Dados de 2011 mostram que o Brasil ultrapassou o Reino Unido e ocupa atualmente a sexta posição no ranking das maiores potências econômicas no mundo. ” É Econômica e não econômicas, sem o “s”.

    • César Biolchini-RJ

      COM RELAÇÃO À PALAVRA “ECONÔMICA”, FIQUEI COM UMA DÚVIDA: SE TODAS AS PALAVRAS ANTERIORES ESTÃO NO PLURAL, NÃO FICARIA MEIO FORA DE SINTONIA USAR A “ECONÔMICA” NO SINGULAR ? EX.: “RANKING DAS MAIORES POTÊNCIAS ECONÔMICA DO MUNDO” ? SERIA ASSIM MESMO ? ME CORRIJA E EXPLIQUE PARA TODOS APRENDEREM E NUNCA MAIS ERRAREM !

  • Loupgar

    Parece que este camarada de Divinopolis nao viaja para fora do pais e nao le publicacoes estrangeiras. Recomendo o The Guardian, britanico, que leio todos os dias. Pois bem, viajo desde 1978′ quando fui fazer intercambio. Pude ver duas coisas, nestas varias viagens, inclusive nas oportunidades que morei na Europa e EUA. Primeiro, a corrupcao e os mal feitos nao e nossa exclusividade. A mprensa deles e mais discreta, mas os escandalos saos comuns tanto na Europa, quanto nos Estados Unidos. Alguns europeus incusive sao piores q o Brasil, como Italia ou Espanha. Mas, Franca, Reino Unido e Alemanha nao ficam muito atras. Na Alemanha, inclusive, nos anos 70 e 80, eram comuns os casos de compra de altos funcionarios para vender segredos militares por fortunas. Nos Estados Unidos, sao bem conhecidas ligacoes escandalosas por altas autoridades com a industria do fmo e a industria petrolifera. O fim de carreira do ex-vice norteamericano da epoca Bush filho foi de envergonhar. Liderou a corrupcao com dinheiro do contribuinte norteamericano na reconstrucao do Iraque. Nao ha um so governo britanico, sem um grande escandalo de corrupcao, desde o final da segunda guerra. A Italia da mafia e do Berlusconi e uma piada.
    Bom, a outra coisa que descobri, e que a cada ano eles la fora admiram e respeitam o Brasil. Tenh orgulho disso e sei que o pais que vou deixar para o me filho e muito melhor d que a que meus pais me deixaram.

  • geraldo divinopolis mg

    Em resposta ao celi e ao billy, nao existe este negocio de pessimista, torcer nao é nada, o que tem que acontecer é comer uma fatia deste bolo, porque tem uma turma boa ai comendo o pedaço da gente e eu acho que nao é egoismo meu nao, pois o brasil é muito grande e todo brasileiro sabe das riquezas , preocupar com o geral é bobagem, nós brasileiros ajudamos uns aos outros naturalmente e a maioria do povo sempre padeceu quando precisou de politicos, agente nao pode se iludir com a politica que esta ai para comprar eletrodomesticos, isto é ilusao e sociedade de consumo das mais exploradoras, até mesmo nos automoveis, veja por exemplo os investimentos no brasil, os juros que eles cobram é caro e humilhantes, pois sabem que o brasileiro paga por ser carente em tudo, juros abusivos, paga quem der conta e agente nao sente muito porque somos lutadores e estamos acostumados a nao ter nada e numa oportunidade ainda que seja esta nao deixamos de aproveitar e sentimos felizes com pequenas coisas. quanto ao principe do reino unido acho que ele esteve aqui porque nao estava acreditando que passamos na frente deles, pois acham que o brasil é só o rio de janeiro, acham que o rio é só carnaval, favelas , futebol e traficantes de drogas, esquecem que o brasil é um todo e o rio de janeiro faz parte desta luta de todos nós brasileiros, inteligentes , artistas, trabalhadores, perceverantes e temos objetivos nas nossas conquistas sem temer qualquer oponente, iremos mais longe. Os britanicos, espanhois e outros europeus sao orgulhosos e nao sabem colocar a mao na massa como o brasileiro. Agente vai mais longe.

  • Billy Grande-RJ

    TEM UNS PESSIMISTAS AÍ QUE PARECE QUE TORCEM CONTRA O AVANÇO DO BRASIL ! O IDH AINDA É BAIXO MAS, LÁ NA FRENTE EM ALGUM DETERMINADO MOMENTO ELE TEM QUE MELHORAR ! ISSO É MATEMÁTICO !  PIOR SERIA SE RECEBÊSSEMOS NOTICIAS MAIS OU MENOS ASSIM:  “O BRASIL É ULTRAPASSADO NO PIB PELO CANADÁ….O BRASIL É ULTRAPASSADO PELA ARGENTINA E PELO MÉXICO E A ECONOMIA VAI CADA VEZ MAIS PERDENDO FORÇA” ! E O QUÊ ESTÁ ACONTECENDO É EXATAMENTE AO CONTRÁRIO COMO:  “O BRASIL ULTRAPASSA A ITÁLIA NO PIB…O BRASIL ULTRAPASSA A ESPANHA…O BRASIL ULTRAPASSA O REINO UNIDO” !  SEUS FDP PESSIMISTAS O BRASIL NÃO PRECISA DE GENTES COMO VOCES !  O FUTURO ESTÁ PROMETENDO SER MELHOR QUE O PRESENTE ! PRÁ FRENTE BRASIL !

    • Themegalord

      BRASIL!!!!!!!!!
      O RESTO DO MUNDO ACHA ACHA QUE VOCÊ É UMA BOSTA
      MAS TENHO CERTEZA  QUE DENTRO DE 50 ANOS O BRASIL SERÁ O PAÍS MAIS RICO DO MUNDO
      toma EUA fdp

      • Celi

        País mais rico já somos há muito. Os impostos mais caros do MUNNNNNNNNDO. Mas a corrupção dos ladrões FDP que são eleitos pelo próprio povo não deixa acabar com a miséria no Brasil.  Difícil roubar pobres, se os políticos roubam tanto é porque somos ricos SIM.

    • Celi

      Concordo com você Billy, não precisamos de pessimistas. O que precisamos é acabar  com a corrupção, esses políticos ladrões, de que adianta sermos a 6a. potência e esses FDP roubarem tudo? Ultrapassamos o Reino´Unido, porém lá não existe a miséria que vemos aqui, principalmente no norte e nordeste. Por termos ultrapassado o Reino Unidos como potência é que os príncipes vieram agora correndo para o Brasil, certamente para tentar levarem de alguma forma uma parcela dos nossos lucros, podes ter certeza disso. Concordas?

    • Francesc A. Granel

      Eu acho que o PIB não significa nada
      Só e riqueza, não a distribução da mesma, que é o importante.
      De que serve ter muitos ricos, se os pobres morren por não ter saude.
      Você fala que Brasil ultrapassa Canada, Espanha, etc
      Olha lá ninguem morre na porta do hospital por não ter medico, UTI, alcool, desinfetante.
      Eu vi um menino morrer na porta do hospital, um menino brasileiro de 4 anos, aqui em Goiânia, chorei, mais o pai da criança me falou, Francisco, aqui é normal.
      Não e normal cara, não é normal.
      Parabens por seu PIB, rsrs

      • suburbandreams

        Cidadão, até uma criança sabe que só o PIB não significa nada, agora que
        é um bom começo, é, e sem o crescimento do PIB, nunca teremos um IDH e
        RPC boas no futuro. Outra confusão sua de ex-colonizado
        terceiro-mundista é querer que o seu país seja comparado ao 1º mundo
        puro (AINDA ESTAMOS MUITO LONGE DESSA REALIDADE), e que voce pode até
        ser um cara com otima qualidade de vida, mas, AINDA É UM CIDADÃO DE PAÍS
        DE 3º MUNDO, então, POR ENQUANTO, faça comparações do seu país com
        países da mesma categoria que a do seu, e não com o CANADÁ que foi
        colonizado e é do 1º mundo puro ! Se for assim, então compare o seu país
        com o Haiti, Moçambique ou Paraguai e verás que o ponto de vista muda !
        Voce também não é obrigado à viver no Brasil, se quiser mudar de país, o
        Canadá recebe “bem” alguns estrangeiros. Só criticar não adianta
        cidadão, vai ver voce é um daqueles que só sabe admirar a ótima
        realidade dos países ricos (DISTRIBUIÇÃO DE RENDA) e se esquece de fazer
        alguma coisa para que a realidade do seu país mude ! De “heróis” do
        teclado, a internet está cheia ! Billy Grande-RJ

    • fernando

      80º lugar no ranking de IDH se o Brasil precisa passar de no minimo 30 rankings pra se tornar um pais de 1º mundo eu acredito q aconteça de VDD esse avanço mas ainda vai demorar algumas décadas se n houver nem 1 politico q nos roube até la.

      Lembrasse nós ja fomos um pais de 1º mundo mas surgiu José Sarnei Fernando Color e Henrique e transformaram o Brasil numa africa latino americana tudo bem que ninguém votou no José Sarney pra presidente oq votaram tinha morrido e ele assumiu a liderança mas os outros 2 foi o Color foi Burrice Brasileira o Fernando Henrique foi manipulação da globo que trouxe ele a liderança em São Paulo e Brasil

  • Red

    PIB alto + IDH baixo = Governo incompetente

  • Ertin

    uma correção é que o valor do PIB esta em bilhoes, sendo que o correto é em trilhoes .

  • Bill Gatt-RJ

    OS PESSIMISTAS CRITICAM QUE O IDH AINDA É MAIS BAIXO DO QUE OS DOS PAÍSES DA EUROPA, QUE NÃO ADIANTA NADA ESSE PIB TODO SE O POVO AINDA PASSA FOME E OUTRAS MAZELAS MAIS !.  PIOR SERIA SE O PIB (ECONOMIA) ESTIVESSE ESTAGNADA OU DIMINUINDO. ENQUANTO ESTIVER ENTRANDO MAIS E MAIS DINHEIRO, UM DIA O BENEFICIO SOCIAL QUE ESSE DINHEIRO PODE PROPORCIONAR, CHEGARÁ TAMBÉM COM MAIS JUSTIÇA ATÉ AOS MAIS HUMILDES E NECESSITADOS !. 

  • Bill Gatti-RJ

    ACHO QUE LÁ EM CIMA ESTÁ MENCIONADO O PIB BRUTO DO BRASIL ERRADO, LÁ DIZ:  2,4 BILHÕES DE DÓLARES, QUANDO O CERTO SERIA: 2,4 TRILHÕES DE DÓLARES. 2,4 BILHÕES DE DÓLARES É MENOS DE 10% DA FORTUNA DO EIKE BATISTA !  RS RS.

  • Dudu_antonioeduardo

     É verdade o Brasil, ainda tem muito que melhorar principalmente a educação, saúde, segurança  e etc, mas é notável a sua arrancada econômica e social nos últimos 10 anos. Bom mesmo é que fosse o sexto maior IDH (índice de desenvolvimento humano), aí sim teríamos o que comemorar. 

  • FAM-RJ

    PARA O “VALDIR” E SE VOCÊ NÃO ERROU DE PROPÓSITO OU DE BRINCADEIRA, VOCÊ DEU UMA “FACADA” NA LÍNGUA PORTUGUÊSA QUANDO ESCREVEU: “samos a sesta economia sim e eses ante patriotas”, PELO AMOR DE DEUS MEU AMIGO, NUNCA É DE MAIS ALERTAR UM COLEGA SÔBRE ERROS GRITANTES NA ESCRITA.  SE EU COMETER ALGUM ÊRRO, POR FAVOR, ME CORRIJAM TAMBÉM ! SÓ ASSIM MELHORAMOS NOSSOS CONHECIMENTOS COM UM CORRIGINDO O OUTRO !

  • valdir

    frederico ferreira . como as coisas podem melhorar. se esses mesmos politicos que vc critica como corruptos vc e uma bou parte dos criticos continua votando neles , acredito que e pelo fato de vcs ter sempre que criticar , criticar as eleicoes e esse ano vcs estarão com os santinhos pendurados no peito.vete neles rsrsrsrsrsrsrs

  • valdir sousa cardim

    vcs critica muito o brasil , samos a sesta economia sim e eses ante patriotas o que me diz da situacao da população da china eles e o segundo do rank e a populaçao

  • Vanderlei

    Potência uma pinoia ,ainda continuo morando num pais sem lei,onde bandido,assassinos,corruptos tem privilegio perante a lei,se rouba,se mata e não da nada,se desse eu moraria lá ,ou em qualquer outro pais,que pelo menos as leis são severas,não tem arrego pra bandido,Brasil paraíso dos bandidos,corruptos,assassinos,

  • @sakamori10 Brasil torna-se a 6a potência econômica (ranking do PIB mundial): http://t.co/qsuy754y Br. de 204 milh – Reino Unido de 69 milh

  • @Fontes_ Brasil torna-se a 6a potência econômica (ranking do PIB mundial): http://t.co/qsuy754y Br. de 204 milh – Reino Unido de 69 milh !

  • Brasil torna-se a 6a potência econômica (ranking do PIB mundial): http://t.co/v2peV4l9 /Aqui para 204 milhões – Reino Unido para 69 Milhões

  • Keilton Silva

    É sabido que a imprensa só diz o que lhe for conviniente, isso desde de épocas de Getúlio. O que devemos fazer é a nossa parte, buscando soluções, estudando mais para que sejamos conhecedores da verdade e ofator maior sendo multiplicadores. Já que somos a classe que temos acesso ao estudos, a um nível de vida mais elevado do que a maioria. devemos ser multiplicadores pregar o ensinamento. Vejam como fez Jesus, vejam o seu discipulado o gerou, vejam que não existe religiosidade. Vejam o que fez um Homem.

    Realmente o país esta em ascenção, mas claro que não deixará de existir tudo isso que foi citado nos comentários acima, todos nós sabemos que de fato existe. E sendo sabedres destas causas nos dar o dever de não apenas falar e sim de restaurar aqueles menos desfavorecido, o não conhecedor.

    No tempo de Jesus, foram escolhidos 12 apóstolos para dessiminar a palavra de Deus..hoje o mundo ou bem melhor dizer as pessoas que tem intimidade com cristo jamais querem sair de sua presença.

    Sejamos como cristo ousados, destemidos e acimado de tudo crer que tudos podemos quando estamos concecatado com Deus. Por que caro leitor nos fins dos tempos nada terá valor nem a maior potencia nem a maior economia e sim AQUILO QUE VOCÊ FEZ PARA RESTAURAR VIDAS!

    • eliel

      Kleiton. Tirou as palavras da minha boca. Realmente a solução é apenas uma: LUTA . Sempre em busca das melhorias, tanto à nós, quanto aos outros, visando sempre a igualdade , e isso eu sei que o brasileiro tem de sobra, espírito de equipe, mesmo deixando se levar pelo egoísmo muitas vezes… tenho certeza que mesmo pelo péssimo modo de vida que a maioria da humanidade leva, JESUS ainda tem esperanças em uma minoria e assim como ele eu também tenho, por isso serei paciente e não me deixarei levar pela corrupção me tornando um deles. Quem estiver lendo isso não se esqueça, passe o conhecimento adiante porque por mais insignificante que possa parecer este ato ele é de grande importância, fazendo com que milhares de zumbis voltem a raciocinar por si próprios tornando-os independentes definitivamente.

  • Robson Cordeiro

    Dados para ciência da população e valido, mas para o bem da população não, vemos muitos descasos que cercam a nação brasileira: saúde, transporte, infraestrutura, segurança e a pior de todas essas a corrupção no país, situações que deixam a população em estado de tristeza e descrença, esses dados e bom para os políticos que gostam de roubar, guardar dinheiro na cueca, andar de Ferrari para cima e para baixo, para o aumento do salario desse crápulas que mancham no nome do país, mas não para a população que não tem se quer suas necessidades básicas, peguem um pouco desses bilhões que o país arrecada e repassem para as comunidades, para o nordeste, para saúde e para o bem dessa nação pois isso não esta acontecendo.

    • eliel

      Robson, tenho certeza que apartir do momento em que nos ajudarmos como um todo e não só à grupos isolados, cresceremos ainda mais rapidamente e de uma maneira sustentável. Parabéns por nao ficar de braços cruzados e expor sua opinião. Continue assim !

  • Frederico Ferreira

    Fico feliz em saber que minha nação esta se tornando uma potência econômica mundial. Só nós brasileiros que ainda não vimos isso. Nossa educação é uma das piores do mundo, nossa saúde nos deixa morrer em filas ou a merce de grupos econômicos que mesmo cobrando caro já não consegue mais nos atender a contento. Nossa capital é dirigida por um grupelho corrupto e sem o menor escrúpulo. Rouba-se o dinheiro público a vontade e ainda quem para na cadeia é, com o perdão da falta, "preto e pobre". Acho que os meios de comunicação deviam ter vergonha de esfregar na nossa cara aquilo que não vemos. Potência econômica é uma ova. Isso aqui é a potência do descaso e da falta de vergonha na cara.

    • eliel

      Gostei…é isso ai ! Não vamos deixar que mais uma vez termine em pizza…

    • Não é necessário criticarmos uns aos outros;,discutirmos se esta ou aquela etnia seria a melhor! Este país é uma Geleia geral que deu certo! Pobres; corruptos e bandidos existe em qualquer lugar do mundo! Claro que se não houvesse tanta corrupção seriamos a 1ª Potência econômica do mundo! Mas precisamos levar em consideração o fato de que fomos por séculos colonizados e quando veio a República no fim do século XIX ; parece que não mudou quase nada! Num período de Cem anos; tivemos cerca de 24 Golpes Militar e somente Três presidente eleitos pelo sufrágio universal; conseguiu terminar seus mandatos! Foram mais de 5 séculos de História para atingirmos a Sexta Potência Mundial! Parabéns povo brasileiro por esta conquista;: não é fácil vencer com tanta roubalheira!
      Isso prova que este país crescer com os políticos; sem políticos ou apesar dos políticos!
      A grande virtude não será nunca dos políticos e sim: do povo brasileiro! Tony Silva

      • Muito bom o que escreveu.

        A realidade é:

        -Temos problemas? Temos e todos sabem o que é, pelo que vi muitos deles foram citados.

        -Há solução para os problemas? Pelo que vi muitos apontaram soluções tambem.

        -Mas a verdadeira pergunta é, sabendo dos problemas e como resolve-los, o que você como cidadão brasileiro faz para melhorar seu país?

        Sentar atras de um computador apenas para falar bem ou mal do país e seus problemas, não vai melhora-lo em nada. Se queremos um país cada vez melhor temos que correr atras dos nossos direitos, e não ficar esperando que corram por nós. As leis estão logo “ali”, precarias ou não, esperando serem acionadas por alguem.