Cadeia produtiva da indústria do turismo e logística para Copa e Olimpíadas

Com o tema “Copa 2014, Olimpíadas 2016: Desafios para a Gestão de Operações e Turismo”, evento tem entre os objetivos promover o compartilhamento de informações acadêmicas e de pesquisas.

Contribuir para o desenvolvimento e divulgação de pesquisas na área de operações para a indústria do turismo e da logística brasileira é a proposta do SIMPOI 2011 – XIV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, realizado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). O evento é uma iniciativa do Departamento de Administração da Produção e de Operações da FGV-EAESP, e acontecerá entre os dias 24 e 26 de agosto em São Paulo.

Com o tema “Copa 2014, Olimpíadas 2016: Desafios para a Gestão de Operações e Turismo”, o simpósio conta com a classificação de evento científico nacional E1 no Sistema Qualis/CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação.

Entre os principais objetivos do evento estão à troca e compartilhamento de informações acadêmicas na área de produção e operações; demonstração e divulgação de pesquisas e descobertas recentes da área; discussão de temas e problemas correntes, seus possíveis desdobramentos e as soluções possibilitadas pelo conhecimento e pelas ferramentas; e o fortalecimento do relacionamento entre acadêmicos e profissionais.

A programação conta com a apresentação de estudos de casos, palestras e seminários em torno do tema proposto e assuntos ligados a esses grandes eventos, abrangendo os setores de transporte, construção civil, mobilidade urbana, serviços imobiliários, comércio e energia.

Nomes de peso dos setores do turismo, logística, serviços e operações estarão reunidos durante os três dias do XIV Simpósio. Veja alguns destaques da programação:

Discussões relevantes em torno do tema Copa e Olimpíadas-No primeiro dia (24/08), o destaque será o seminário “Copa 2014, Olimpíada 2016: Estratégias e Execução: O que deve e que poderá ser executado” contará com Carlos Alberto Júlio, administrador de empresas pela Havard/London Business, como moderador e coordenador. Participam também Eduardo Sanovicz, consultor da Reed Exhibitions Alcântara Machado; Mario Carlos Beni, titular em turismo pela ECA/USP, vice-presidente de planejamento, gestão e capacitação da Confederação Nacional de Turismo (CNTur); e Roland Bonadona, diretor geral para a América Latina das Operações Grupo Accor.

No dia seguinte (25), a palestra “A Sustentabilidade de Mega-eventos Esportivos: Implicações para o Brasil” abordará assuntos em torno da questão da sustentabilidade de grandes eventos esportivos para países em desenvolvimento, levando em consideração particularidades locais do contexto brasileiro. O palestrante será Clóvis Zapata, Ph.D. em Business pela Economics pela Universidade de Cardiff, Reino Unido e professor da Universidade de Brasília (UnB), e o coordenador será o professor Orlando Cattini Júnior, da FGV-EAESP.

Para o encerramento do evento (26), o seminário “Jogando Logística no Brasil” terá como palestrante o professor Marco Aurélio Bouzada, da Universidade Estácio de Sá (RJ); e Luiz Artur Ledur Brito, professor da FGV-EAESP, como debatedor. Os objetivos deste seminário consistem em oferecer um panorama sobre os Jogos de Logística existentes no Brasil e apresentar detalhadamente seis jogos de logística desenvolvidos e aplicados no Brasil, explorando suas características, suas regras, seus objetivos pedagógicos e relatando experiências de aplicação.

As inscrições para as apresentações de estudos de casos do SIMPOI 2011 podem ser feitas até o dia 11 de agosto. Já para a participação dos seminários até o dia 19.

A programação na íntegra e mais informações podem ser obtidas pelo site www.fgv.br/simpoi

Em sua 13ª edição, o SIMPOI também realizou dois eventos internacionais em parceria com a Production and Operation Management Society (POMS), com edições em 2004 e 2007. Na edição de 2010 participaram 16 estados brasileiros, e 284 avaliadores representando 106 Instituições de Ensino Superior, sendo 4 internacionais (San Diego State University, Universidad Europea de Madrid, Universidade de Aveiro e Rollins College, Flórida).

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).