Como fazer TCC de logística

Como fazer TCC de logística

Recheado de dúvidas e de temores muitas vezes desnecessários, um Trabalho de Conclusão de curso (TCC) não é o apocalipse de sua vida! Mesmo para quem não alcançou aquele destaque em sala de aula, principalmente pela correria de quem divide seu tempo entre trabalho e estudos, embora a tarefa exija dedicação, não é nada de outro mundo. Porém, se você ainda pensa assim, vamos descomplicar alguns pontos importantes também para outras áreas:

A escolha do título e dos objetivos:

Muitos alunos entram em desespero antes da escolha do título. E esse ponto merece mesmo muita atenção. Embora a orientação do curso aponte para temas pré-selecionados, você perceberá que eles possuem uma amplitude que pode ser explorada de várias formas. Para isso, seu primeiro passo deve estar voltado para a revisão de sua grade de curso. Ao observá-la novamente, o que muitos desprezam durante o curso, você perceberá elos que ligam uma disciplina à outra e os transformará em palavras-chaves. De posse do que mais tem peso no curso, você terá também mais segurança, maior e melhor oferta de literatura, abordagens mais importantes e maior receptividade por parte da banca examinadora.

Tema escolhido, você agora se perguntará sobre o objetivo geral de seu trabalho: qual o foco? O que quero alcançar com a pesquisa? A dica é escolher um verbo no infinitivo que mais se identifique com o tema (estudar, avaliar, analisar, discutir…). Em seguida, nessa lógica, você determinará os objetivos específicos (identificar, descrever, verificar, sugerir…). Agora sim! Você evitará a perda de tempo com outras literaturas e sua pesquisa será mais objetiva.
O que e como pesquisar?

No início tudo se torna mais complicado. Devido à ansiedade, muitos alunos querem encontrar o foco de seu TCC logo nas primeiras pesquisas e se veem perdidos em textos que parecem não dizer nada com nada. Esse também é um pouco do efeito da preguiça de ler e é certo que logo isso se tornará desanimador. Mas, calma! Tudo vai clareando quando se junta uma pesquisa com outras.

Há três dicas importantes acerca das pesquisas:

– No caso de livros, leia o sumário e a introdução na busca por identificar se ele aborda bem aquelas palavras-chaves e seus objetivos específicos. O fator tempo agradece. Prefira também literaturas mais recentes quando se tratar de cenários atuais e de propostas para sanar determinados problemas;

– em caso de artigos em sites e revistas, seus títulos dão pistas do conteúdo do texto, como os sumários e introduções dos livros. Fique atento e prefira títulos e artigos bem elaborados que contextualizem os assuntos – aqui no logística Descomplicada você contará com um acervo de artigos elaborados por profissionais com experiência nas mais diversas áreas da Logística;

– além de seu orientador, converse com colegas e profissionais da área sobre o que você pretende e sobre suas dúvidas. Nessas horas podem surgir dicas valiosas.

Como iniciar seu TCC?

É hora de verificar o modelo de TCC ou o estatuto da instituição com as normas para apresentação, mas não vá fundo agora. Por enquanto, você observará a fonte (Arial ou Times New Roman 12), espaçamentos, modelos de citações e o modelo de referências. Nomeie arquivos (Microsoft Word) com os verbos escolhidos em seus objetivos específicos e um arquivo para as referências. Observe a dica:

– Ao identificar textos compatíveis com seus objetivos discorra (não copie e cole) sobre eles já os imaginando em seu TCC, identificando a fonte e colocando a referência no arquivo que você preparou. É como se tivesse dividido seu TCC em partes (o que é, para quê e como) para montá-lo posteriormente encaixando os textos através de seções cujos nomes virão claramente com o conteúdo.

É importante ressaltar que os arquivos receberão mais textos à medida do avanço das pesquisas e que haverá um reagrupamento desses textos na busca por dar sequência à ideia. Por isso vem a dica mais importante: não dê intervalos longos a essa tarefa, pois você pode perder o contexto. O ideal é que não passe mais do que dois dias sem pesquisar, escrever ou montar. Isso depende de cada pessoa, porém, perder o “fio da meada” vai lhe gerar um enorme retrabalho.
Na segunda parte, trataremos da montagem e de erros mais comuns (plágio, formatação e ortografia) nos elementos finais de um TCC.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Foi Coordenador de Logística na Têxtil COTECE S.A.; Responsável pela Distribuição Logística Norte/Nordeste da Ipiranga Asfaltos; hoje é Consultor na CAP Logística em Asfaltos e Pavimentos (em SP) que, dentre outras atividades, faz pesquisa mercadológica e mapeamento de demanda no Nordeste para grande empresa do ramo; ministra palestras sobre Logística e Mercado de Trabalho.

  • Luiz Carlos Da Silva

    Sensacional texto!