Competência social – uma questão de atitude

competência social - uma questão de atitudePossuir habilidades interpessoais é fundamental para qualquer profissional que deseje ser bem sucedido, e isto é cada vez mais exigido no mundo empresarial. Como forma de promover a melhora na qualidade dos profissionais de gestão e logística, algumas recomendações de leitura deste espaço já abordaram questões como liderança, a arte para falar em público e ética profissional. Se você ainda não viu, clique nos links e conheça, porque vale a pena!

Vergonha por não saber como agir em determinadas situações socioprofissionais e falta de traquejo social não são mais perdoados no mundo globalizado. A construção da imagem das empresas depende cada vez mais da postura e atuação das pessoas que nela trabalham, tanto no dia a dia das operações como em situações que surgem em função de viagens e relacionamentos de negócios.

Quem nunca se perdeu quando foi apresentado a alguém e não sabia se abraçava, dava um beijinho ou um cordial aperto de mão? Como chamar seu interlocutor: senhor, prezado, você? Como portar-se em almoços de negócios? Até mesmo entrevistas de seleção exigem cada vez mais habilidades sociais.

Com tiradas engraçadas e sugestões inteligentes, o livro Competência Social: Mais que Etiqueta, uma Questão de Atitude não tem a pretensão de ser uma bula com regras rígidas sobre o assunto, mas um guia para ajudar o leitor a se sair bem em situações complicadas. Casos como o de uma pessoa que derrubou um copo de vinho na mesa durante um jantar elegante são analisados com bom humor, mostrando como se sair bem em situações similares.

Segundo os autores, a experiência de ler a respeito de situações difíceis e nas quais as pessoas foram bem ou malsucedidas é uma forma de vivenciar e imaginar saídas para si em situações semelhantes.

Você pode comprar este livro através do Submarino ou da livraria Saraiva.


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : quarta-feira, 13 out, 2010


  • http://log.descomplicada ginalva

    Bacana!! sempre penso em procurar ser o mais natural possível claro dentro de uma formalidade,estando com estranhos não estamos entre amigos…Portanto tudo é observado por essa razão sou cordial e formal.