Construa um GPS Financeiro

Construa um GPS Financeiro

A falta de dinheiro com frequência desestabiliza o ambiente familiar e sua tranquilidade. Há até quem diga que “quando a falta de dinheiro entra pela porta, o amor sai pela janela”. O dinheiro é um recurso escasso, razão da necessidade de se saber como e quando gastá-lo.

financas gpsNem sempre agimos com racionalidade em relação ao dinheiro. Impulsos, fatores emocionais e psicológicos afetam nossas decisões. As vezes gastamos para manter as aparências ou imitar os outros e isso pode empurrar as famílias para uma espiral de dívidas e descontrole. É prudente vivermos de acordo com a nossa identidade financeira, respeitando o nosso próprio padrão de vida e evitando imitar o estilo de vida de outros, que não tem nada a ver com nossas possibilidades de renda no momento.

Planejamento é mais do que controlar o seu dinheiro. O primeiro passo para conquistar a tão sonhada independência financeira é aumentar a renda e planejar os gastos.

Planeje primeiro e realize depois. Um orçamento é como um plano de voo. Para que se faça um bom orçamento de receitas e despesas é necessário o envolvimento de todos os familiares na sua elaboração e execução. É impossível viver de improviso e ao mesmo tempo obter o máximo retorno financeiro. O tempo perdido jamais volta. Planeje-se para realizar os seus sonhos e os sonhos de seus queridos. De preferência faça o seu planejamento por escrito, dando sequência às seguintes frases:

• O meu sonho é…

• O meu sonho custa…

• Quanto devo guardar por mês?

• Em quanto tempo realizarei?

Exercite a visão de curto, médio e longo prazo. Prepare-se para a terceira idade. Construa um patrimônio e um fundo de reservas financeiras e invista parte do que ganha para manter um padrão de vida digno no fim da vida. A partir da aposentadoria há uma grande possibilidade das despesas com a saúde serem crescentes e em contrapartida, a renda oriunda da previdência social ser decrescente.

Fuja da armadilha do “em suaves prestações”. A imensa maioria dos brasileiros ainda avalia que é mais importante a prestação caber no bolso do que a taxa de juros que é cobrada nas prestações a prazo. Também se acautele do conselho dos gerentes de bancos e financeiras. O que é bom para eles nem sempre é o melhor para você.

Siga algumas das recomendações abaixo para evitar gastos desnecessários:

• Deixe as grifes e marcas famosas para quem puder pagar.

• Cuide com os pequenos gastos. Some tudo para ver aonde eles vão te levar.

• Carregue o mínimo de dinheiro na carteira.

• Deixe o talão de cheques em casa.

• Não vá ao supermercado com fome (antes das refeições).

• Se levar os filhos às compras, combine antes quanto podem gastar.

• Avalie se o seu orçamento suporta, antes de fazer ou aceitar convites para jantar em restaurantes.

• Verifique em casa quantas coisas inúteis já comprou e aprenda com os erros.

• Evite o crédito fácil oferecido pelos bancos e lojas.

• Adote uma postura crítica diante de anúncios e propagandas. Cada indivíduo deve decidir o que quer e não a propaganda.

Sem a bússola ou GPS de um plano e orçamento, o local de chegada será incerto. O caminho mais curto entre o sonho e a realidade arquitetada é seguir à risca um plano e um orçamento financeiro.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Authored by: Marcos Luthero

É consultor, coaching e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas financeiras, mercadológica, planos de negócios e planejamento estratégico. E-mail: itn@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.