Curso online gratuito: Boas práticas nos serviços de alimentação

O SEBRAE oferece cursos gratuitos para você aperfeiçoar ou aprender em áreas de sua atuação.
O curso Boas práticas nos serviços de alimentação: gestão da segurança possui cinco temas centrais, que deverão ser cursados sequencialmente. Os temas centrais do curso são: Cápsula 1: Introdução ao Estudo de Boas Práticas nos Serviços de Alimentação; Cápsula 2: Alimentos Seguros; Cápsula 3: Ambientes Seguros; Cápsula 4: Profissionais da Alimentação; Cápsula 5: Documentação das Boas Práticas.
Objetivos

O curso “Boas Práticas nos Serviços de Alimentação: Gestão da Segurança” visa capacitar gestores e proprietários de bares e restaurantes na aplicação das boas práticas nos processos de manipulação e produção de alimentos seguros. Na compreensão dos benefícios e das vantagens da implantação de processos de manipulação e produção de alimentos seguros; Na especificação da função dos colaboradores internos na aplicação das boas práticas nos procedimentos operacionais; Na identificação da legislação pertinente ao setor e as novas exigências legais, bem como suas aplicações; Na operação de medidas preventivas e de controle para os perigos encontrados nos alimentos; No desenvolvimento de atitudes coerentes diante de ocorrências relacionadas com a saúde.
Carga horária

A carga horária total para este curso está prevista para 40 horas, distribuídas em atividades como leitura, pesquisas, discussões, resolução de problemas, estudos de caso etc. Horas a Distância: 40 horas. Dedicação diária do curso a distância sugerida: 1 hora por dia. Período de disponibilização do curso on-Line para o participante: 60 dias.
Público-alvo

Este curso foi desenvolvido para atender proprietários e gestores de bares e restaurantes com nível médio que atuem no ramo alimentício, com vistas a orientação e capacitação de seus profissionais quanto aos procedimentos de higienização, ao manuseio de alimentos e aos documentos legais que assistem a essa prática.

Inscrições

O curso é gratuito. O interessado deverá ter acesso regular à internet e acessar o site http://www.ead.sebrae.com.br para fazer a matrícula. No decorrer do curso, você contará com o apoio e a orientação de um tutor experiente no assunto, que fará o acompanhamento de cada aluno, além de sanar dúvidas e estimular a discussão de temas importantes para o empreendedor. Durante o curso, o aluno também terá a oportunidade de interagir com outros participantes. Leia, ainda, as notícias da página, pois sempre há novas informações interessantes.

Conteúdo Programático
Apresentação do curso
Introdução
Estrutura do curso
Estrutura da unidade 1
Higiene, alimentação e boas práticas
Surtos e doenças transmitidas por alimentos
Manual de boas práticas
Resumo
Exercícios de fixação
Mensagem final
Alimentos seguros
Estrutura da unidade 2
Introdução
O que são alimentos seguros?
Perigos nos alimentos
Boas práticas nos processos desde a compra até a distribuição dos alimentos
Sobras
Garantia da qualidade do alimento pronto
Resumo
Exercícios de fixação
Mensagem final
Ambientes seguros
Estrutura da unidade 3
Introdução
Localização do estabelecimento
Desenho ou fluxo de operação
Referenciais para uma instalação adequada às boas práticas
Controle integrado de pragas
Abastecimento de água
Manejo de resíduos
Higienização de instalações, equipamentos e móveis
Resumo
Exercícios de fixação
Mensagem final
Profissionais da alimentação
Estrutura da unidade 4
Introdução
Higiene pessoal
Normas de conduta para profissionais da alimentação
Controle de saúde
Capacitação da equipe em higiene e saúde pessoal
Visitantes
Resumo
Exercícios de fixação
Mensagem final
Documentação das boas práticas
Estrutura da unidade 5
Introdução
Documentos e registros utilizados nas boas práticas
Resumo
Exercícios de fixação
Mensagem final
Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).