Custos Logísticos de Transferência de Produtos

Custos Logísticos de Transferência de Produtos

Segundo dados da Associação Brasileira de logística (Aslog), o impacto da logística no custo final dos produtos de consumo no Brasil é de 7,2%, contra 4% nos Estados Unidos. Estamos falando de um setor que representa algo em torno de 12% do Produto Interno Bruto e que cresce a taxas de até 10% ao ano no país. Nesse contexto, o conhecimento e controle dos custos logísticos é um fator chave para a garantia da competitividade dos produtos.

Taboada (2005) indica que os custos logísticos dentro de uma empresa estão presentes principalmente em atividades de transportes, gerenciamento de estoques, armazenagem e processamento de informações. Esse estudo trata apenas do levantamento de custos referentes à atividade de transportes, especialmente por ser essa a atividade logística que, na grande maioria dos casos, mais onera o custo final dos bens
e serviços.

Autora: Lívia B. Ângelo

Grupos de Estudos Logísticos

Universidade Federal de Santa Catarina

Download do arquivo completo


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : domingo, 6 jun, 2010