Decisões financeiras em logística

livro sobre decisoes financeiras em logisticaO gestor financeiro sabe que existe uma relação direta entre o retorno (através do valor da taxa de juros) e o risco associado à cada operação. Quanto maior o retorno, maior o risco. Operações de baixo risco normalmente não oferecem um retorno muito grande.

Desta forma, o gestor de uma empresa precisa conhecer um pouco de matemática financeira e contabilidade. Deste modo, será possível perceber cenários e compreender o impacto da gestão nos resultados econômicos e financeiros da empresa. Para as decisões de cunho logístico, a situação é a mesma.

O que vale mais a pena: trocar a frota ou terceirizar o transporte? Produzir internamente ou comprar pronto? Estocar in house ou utilizar um operador logístico?

No livro Decisões Financeiras em Logística você verá a importância da gestão logística, bem como da definição dos resultados financeiros. Assim, conhecer as medidas de desempenho será importante para que, ao final, o gestor possa decidir-se pelos melhores resultados.

Conceitos básicos como matemática financeira (juros simples e compostos, capitalização, taxas de juros e amortizações) são mostrados para que depois o leitor possa compreender melhor os relatórios contábeis e seus impactos nas operações logísticas. Por fim, um capítulo dedicado à decisões de investimentos ajudará o gestor do negócio a compreender as relações, vantagens e desvantagens entre diferentes projetos de investimentos, como avaliá-los e decidir entre um ou outro.

Este livro encontra-se disponível no Submarino e na Cia dos Livros.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • marcel

    Leadro que tipo de matematica cair em logistica ???