Dicas de carreira para o futuro – onde você estará em 2011?

Visão de futuro - carreira e profissão em logísticaA fluência em um segundo idioma tornou-se essencial para que os profissionais consigam boas oportunidades ou mantenham-se no mercado de trabalho. Para quem trabalha com logística não é diferente, especialmente se você precisa lidar com fornecedores/clientes de outros países e principalmente para aqueles envolvidos em processos de comércio exterior.

A língua mais procurada, tanto pelos alunos em escolas de idiomas quanto pelas empresas continua sendo o inglês. De acordo com um levantamento da empresa de pesquisas HR, realizada com 130 organizações, 70% delas requerem profissionais para o cargo de analista com fluência no inglês. Erros básicos num email, numa conferência ou numa apresentação comercial podem inviabilizar o negócio.

Outro ponto importante é com relação ao currículo. Buscando conseguir uma posição melhor num processo de seleção, muitos candidatos exageram em suas qualidades, dentre elas a língua estrangeira. Isso é facilmente detectado com uma pergunta simples na entrevista de emprego ou quando o profissional precisa escrever um breve relatório, pois desconhece termos específicos da área ou se confunde com os falsos cognatos.

Não se apresse
Pior do que não saber falar inglês (ou espanhol ou outra língua), é não saber falar o português. Muitos candidatos ainda não desenvolveram suas habilidades na língua materna – na hora de escrever, cometem muitos erros. Isso se deve à falta de leitura e ao hábito de não escrever textos com vocabulário mais sério. Se este é o seu caso, antes de procurar uma escola de inglês, procure um livro de sua área de interesse (veja o link para recomendações de leitura) e leia mais. Assim você estará praticando suas habilidades para escrever e falar com desenvoltura em um tema relacionado ao seu trabalho.

Mãos à obra!

Onde você pretende chegar ao final de 2011? Ainda não sabe? É hora de planejar, trace metas. Se você ainda faz faculdade, planeje as disciplinas que irá cursar de acordo com seu interesse profissional (muitas faculdades oferecem um bloco de disciplinas optativas para os alunos escolherem algumas). Se você não estuda, identifique seus pontos fracos que precisem de reforço, busque um bom curso e o aperfeiçoamento.

Periodicamente, reveja suas metas e atualize o caminho a ser percorrido para alcançá-las. Se um curso está fora de suas condições atuais, busque um bom livro ou revista (e tenha sempre o Logística Descomplicada como seu parceiro). Se você pensa em mudar de emprego ou de área, pense desde já o que precisa fazer para ter sucesso nessa empreitada.
Da teoria à prática
Mas, afinal, como fazer esse planejamento que dizem ser tão importante? Em primeiro lugar, reserve um dia para planejar suas metas para os próximos anos, fazendo um plano de curto, médio e longo prazo. Nesta etapa, é recomendado sonhar.

Depois disso, trace objetivos de curto prazo, aqueles relacionados ao ano de 2011, elaborando o passo a passo para cada um deles. Se tiver dificuldades, busque alguém especializado para ajudar. Normalmente nas universidades você encontra pessoal especializado em planejamento de carreira. Novamente, há empresas privadas que oferecem este serviço.
Para o futuro

Se você busca uma segunda carreira, é preciso avaliar o que aconteceu na primeira, quais foram os pontos fortes e fracos e o que motivou ou desmotivou. Identifique as causas do descontentamento para não repetir o erro.

Caso sua ambição seja continuar na mesma empresa, lembre-se que sempre há espaços para promoções e mudanças de área nas companhias. Para isso, o profissional deve se planejar, mostrar interesse – ou em uma promoção ou em mudança de setor – e também apontar os benefícios da mudança.

Se sua veia empreendedora está falando mais alto, não planejar é o primeiro risco. Então, monte um plano de negócios, defina cada passo e confie na sua capacidade de implantar. Busque ajuda profissional no SEBRAE e alguém que possa ser um coach, para apontar erros, ajudar a encontrar soluções e lhe dar maior possibilidade de ter sucesso.

Veja mais matérias na série especial sobre carreira e profissão na área de logística.

Para não perder nenhuma matéria, você tem várias opções para receber as notícias da maneira que achar mais conveniente: feed, email, Twitter… escolha seu jeito preferido de receber todas as atualizações do site automaticamente.

Adaptado de InfoMoney (idiomas e planejamento)

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Homero Reis

    Excelente post!

    É muito válido o ponto citado sobre a pressa em
    aprender novas línguas para rechear no currículo quando, na verdade, o
    candidato sequer sabe escrever corretamente em sua língua materna. Para que o
    profissional alcance um cargo de sucesso em sua carreira, é preciso que tenha
    calma e seja persistente, não adianta sair correndo desesperado atrás de todos
    os cursos que lhe aparecerem, afinal o foco é fundamental!

  • Adriana Navarro

    Gostei muito do site, visitarei sempre para me atualizar.

  • Eduardo Huguinim

    Sem dúvidas a palavra-chave na vida acadêmica e profissional hoje é planejamento.

  • Ana Arcanjo

    Eu adoroooooo o site!!! As matérias são sempre ótimas!!! Estou terminando o curso profissionalizante em log, estou amando. Já se fazia anos que não estudava.

    Estou pensando seriamente em fazer uma graduação no próximo ano, cada vez que leio as matérias postadas no site me animo mais ainda.

    VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS!!!

  • Márcia

    Muito bom o artigo, parabéns!

  • Apesar de está desempregada e sem padrinhos,tenho minhas metas, em Março me formo em log. e vou iniciar uma pó graduação em log. reversa e no meio do caminho fazer um curso de capacitação para ensinar ou melhor ser tutora na área.Já estudo espanhol mas não cito, pois ainda estou no basico II e quero ser reconhecida por competencia.Daí há 02 anos não sei o que é ter uma meia nova!A dúvida é não ter certeza se devo fazer uma pós a distancia já que a metodologia do meu curso é essa?Se puderem me dê aí uma ajuda.Mas o site é tudo de bom!! Motiva as pessoas.