Diploma de curso de tecnologia (tecnólogo) vale para concurso e pós-graduação

Diploma tecnólogo vale para concursos - Logística DescomplicadaO diploma de graduação dos tecnólogos (cursos de tecnologia) é válido para participação de candidatos em concursos públicos de nível superior, em cursos de especialização e de pós-graduação. A informação é da área de regulação da educação profissional do MEC (Ministério da Educação), diante da dúvida, comum entre os graduandos, quanto à validade do documento.

Voltados para a formação especializada e, consequentemente, para o mercado de trabalho, os cursos superiores de tecnologia representam 16% da oferta de graduação no país. Assim como os egressos de cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação e podem fazer cursos de especialização, de mestrado ou de doutorado, mestrado profissional e participar de concursos públicos. No entanto, diante da dúvida frequente desses alunos, vale ressaltar que contratante tem autonomia para decidir a qualificação do servidor que busca. Assim, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Caso haja solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado, então o diploma de tecnólogo não é suficiente. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos.

Os cursos tecnológicos existem no Brasil desde a década de 60. Nos últimos anos, a procura aumentou. O número de alunos matriculados cresceu, entre 2002 e 2008, de 81,3 mil para 421 mil, segundo dados do censo da educação superior.

Informações no site do MEC: aqui e aqui.

*Com informações do Ministério da Educação e do UOL

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Adriana Silva

    Pessoal, por favor: se eu tenho a Graduação Tecnológica em logística Empresarial, posso participar de um concurso que exige nível médio técnico em logística? Meu ensino médio é normal. Obrigada.

    • Rafa

      Gostaria de saber tbm.

    • Lex Pontes

      Olá Adriana, depende muito do órgão, do que consta no Edital e das atribuições do Cargo. Além disto nem sempre a grade do curso tecnológico, ou mesmo bacharelado, cobre as mesmas matérias ou competências do curso de nível médio (Ex: a graduação tecnológica em logística te prepara para ser um gestor da área, enquanto que o nível médio te prepara até o cargo de analista).

      O mais importante é ler atentamente o Edital e procurara tirar setá dúvida diretamente com o órgão que está promovendo o concurso. Geralmente há restrições e competências bem específicas que se tornam impeditivas.

      Há casos também em que o candidato aprovado no concurso entra na justiça comprovando a compatibilidade com o cargo.

      Abs

  • Adriana Silva

    Pessoal, por favor: se eu tenho a Graduação Tecnológica em logística Empresarial, posso participar de um concurso que exige nível médio técnico em logística? Meu ensino médio é normal. Obrigada.

  • “Com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96, A EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA NÃO APRESENTA MAIS GRADUAÇÃO CURTA, LONGAS OU
    PLENA, CUJA TERMINOLOGIA NÃO DEVE MAIS SER EMPREGADA. O ensino superior possui
    apenas graduações, a saber, em três formas equivalentes: Licenciatura,
    Bacharelado e Graduação Tecnológica. As graduações tecnológicas, ou cursos
    Superiores de Tecnologia CONFEREM O MESMO GRAU que as demais formas, cujos diplomas têm validade nacional de nível superior, e, estes cursos estão
    sujeitos aos mesmos processos de avaliação e regulação da educação superior,
    inclusive ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.”.
    De acordo com a Nota Técnica nº 001 / 2007, do Departamento de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica do
    Ministério da Educação, inclusive, disponível na internet. Com relação à carga horária – depende muito da área de atuação. Por exemplo, os Tecnólogos em Segurança do Trabalho – pousem mais horas-aulas, do que, os Técnicos em Segurança do Trabalho, assim como, mais do que os próprios Engenheiros de Segurança, matéria específica.

    E-mail: auxilio.monográfico.tcc@gmail.com

    • Keila Pinto

      Erlon Cardoso,
      Há tempos carregava essa dúvida e a sua disponibilidade em esclarecer e informar foi muito legal. Sei que foi por acomodação e preguiça de pesquisar, mas atitudes como a sua são raras e ajudam muito a todos. Obrigada!

  • Nina marcozito

    curso de dois anos não da direito a prestar concursos e não é considerado para fazer pós-gradução. Se não me engano a Fatec é a unica faculdade do brasil que da diploma em logística de 3 anos, ai sim passa a ter validade para concursos e pós.

    • Você tem certeza desta informação? essa fonte você retirou da onde? Porque eu posso sim fazer uma pós graduação, mesmo tendo formação de 2 anos estou errado?

      • Rafael Batista

        Nina Marcozito, isso não existe, pesquise melhor ou informe fontes confiáveis… Thales voce pode sim fazer pós graduação…

      • evsf

        Pode sim estou fazendo 2 pós e indo pro mestrado ano que vem! E meu curso e tecnólogo em gestão da produção industrial fiz facinter que agora é grupo uninter

        • Diego Valença

          legal cara, faço uninter tbm, posso saber quais pós vc está fazendo? Eu tinha essa dúvida tbm ao decidir fazer Gestão da `Produção industrial da uninter, e penso e fazer pós também.

    • ADF

      larga mão de ser burro cara vai a merda, se qualquer orgão público ou faculdade negar o direito de pós graduação, doutorado ou de aceitar o candidato para a vaga só porque ele tem o curso de formação superior tecnológica, o mesmo podera ingressar na justiça com um mandado de segurança para assumir a vaga e poderá até pedir indenizações por danos morais e até materiais se o mesmo tiver, trouxa vai estudar.

    • DuDis

      Ô vagabunda do caralho, vai terminar teu curso de nivel básico pra escrever alguma coisa que preste.

    • yara tereza salles

      Vc é doente rsrsrsrsr bichinha vc Mora na roça é ?

  • HugoxD

    Sou formado em tecnologia em análise de sistemas pela Unopar. Posso fazer concurso pra agente da Polícia Federal?

    • Nina marcozito

      Depende, quantos anos o curso? Começa a contar para prestar concurso a partir de 3 anos.

      • wd

        negativo Nina eu sou formado em Tenologo (2 anos de curso) e estou fazendo Pós.. e no ano passado prestei concurso publico para policia federal…

    • Tecnologo

      Claro

    • Izacky

      sim se for exigido qualquer curso superior

  • Marcos_comercial

    Fiz o curso de tecnólogo em Comex e agora pretendo estudar para os concursos. 
    Alguém conhece alguma pós-graduação de Relações Internacionais à distância? Gostaria muito de fazer, mas estou morando em uma cidade muito pequena. Acho que a saída seria um curso EAD na área.
    Alguém conhece, de preferência gratuito.
    Abraço.

  • Alle32301

    Boa tarde, gostaria de saber se com curso de tecnologo posso prestar concurso para area de administração,haja vista que no edital diz nivel superior em administração ?

    • Daniela

      Não, não pode. Se pedem nível superior em Administração, você precisa ser bacharel em Administração. Pra falar a verdade ainda não ví nenhum edital que tenha vagas para Tecnólogo. O que ocorre é que em alguns editais dizem apenas nível superior sem deixar claro se isso inclui os tecnólogos. Aí tem gente da área, tecnólogos e professores de curso de tecnologia, que alega que se no edital diz apenas curso superior sem especificar o título o tecnólogo pode concorrer e se tiver problemas pode entrar na justiça. Eu andei pesquisando bem sobre cursos de Tecnologia e não recomendo a ninguém.

  • Daniela

    Vou iniciar o curso de Tecnólogo em Logistica na FATEC, mas tenho dúvidas quanto ao mercado de trabalho. Já sei que para concurso público não vai servir pois a maioria dos editais exige bachareis, mas como meu interesse é trabalhar no setor privado minha dúvida é quanto a aceitação dos tecnólogos. Já ví anúncios de vagas na área com salários atraentes mas exigem formação em Administração, Engenharia ou logística. Minha dúvida é se não vou ficar em desvantagem na luta por uma vaga com Engenheiros e Administradores. O tecnólogo não vai acabar nas mesmas ocupações de um técnico? Também já ví depoimentos de pessoas falando que sem experiência é muito difícil entrar na área e eu não tenho experiência nenhuma. E quanto ao salário de um recém formado, alguém sabe de quanto é? Por favor me ajudem, quero saber se estou tomando a decisão certa.

    • Nina marcozito

      Cerca de 1200 a 1500, depende do porte da empresa.

  • GOSTEI.TIREI MINHA DUVIDA.OBRIGADA

  • Marcos Mourão

    boa tarde a todos sou formado pela fatec – em Logística e logo terminei o curso conseguir uma boa colação no mercado de trabalho e logo com cinco meses, fui promovido a supervisor de transporte.

    • RAMON

      Oi Marcos desculpa a indelicadeza, mais sua resposta vai ser de suma importância para mim, e para os futuros profissionais da logística , qual a sua média real de salário de quando você começou e agora, por favor vaí mim ajudar muito ?

      • Jesuis Lucas

        Caro Ramon, estagiário em logística está em torno de $ 600,00 a $ 1.000,00 (depende da empresa). Já, quando formando, a média salarial varia muito, em torno de $1.800,00 a $ 3.000,00. Pelo Sindicato dos Tecnólogos, a remuneração do tecnólogo com menos de 1 ano de formado é de $2.900,00 após 1 ano de formado passa a ser $ 3.500,00. Abraços.

  • Bruno Gabriel

    Olá.
    Por favor me ajude em minha escolha, estou em duvida entre:
    – Fazer um curso de tecnólogo em analise e desenvolvimento de sistemas em 3 anos em uma FATEC.
    ou
    – Fazer uma bacharel em sistemas de informação em 4 anos em uma faculdade não muito bem reconhecida (FIO, Ourinhos)
    Por favor me ajude!!!
    Abração
    Galera se alguém puder me ajudar o meu Email é: brunogabriel.cavalheiro@gmail.com
    Agradeço a ajuda.

    • laiane

      Faça FATEC, o nome da instituição conta muito, logo no meu primeiro semestre da FATEC arrumei um estágio em multinacional, saindo de lá arrumei outro em uma grande transportadora (sou assistente de compras) aqui onde trabalho atualmente existem alguns departamentos que só contratam fatecanos, não estou menosprezando os demais, jamais, até porque o nome da faculdade não diz quem você é ou o que você faz, porém, se tiver a chance de escolher, vá para FATEC pois será reconhecido no mercado!!

  • Ailson Oliveira

    Boa tarde, sou graduado em matemática e pós-graduado em Administração de Sistema de Informação, estou querendo fazer um concurso para o cargo de Analista de Rede . Segundo o edital o pré-requisito exigido é:

    Analista de Suporte a Rede : curso Superior em Informática.

    A questão é: Por ter a pós-graduação na área de informática, atendo o pré-requisito?

    Obrigado,

    Ailson Oliveira

  • grace kelly

    boa noite , estou cursando tecnologo de petroleo e gás na fib-ba, gostaria de saber depois q eu terminar o tecnologo,posso fazer uma pos-graduação de engenharia de petroleo e gas, a parti dai eu seria uma engenheira , pois agora tenho uma pos – graduação de engenheira, era essa minha duvida, e se eu poderia fazer um concurso de nivel superior para engenharia de petroleo, boa noite, aguardo respostas

    • Nina marcozito

      Só engenheiros podem fazer pós de engenharia…

  • Michel

    tenho vontade de fazer um tecnologo em gestão de recursos humanos.queria saber se tem ai,alguem que esta fazendo esse curso e se vale a pena fazer?obrigado!

  • Juan

    oi, vou iniciar o curso de GRADUAÇÃO em LOGÍSTICA pela faculdade Mauricio de Nassau em João Pessoa-PB, o curso é de graduação tecnologica (duração de 2 anos), Este me da o direito de uma pós no furuto? aguardo a reposta.. obg.

    • Nina marcozito

      Não.

      • Ítalo

        Nina, por favor, pára de responder o que você não tem certeza! kk

    • Patrícia Justino

      Juan, claro que poderá cursar a pós… pesquise um curso de pós de seu interesse, liga na instituição e pergunta , vc vai ficar tranquilo…

  • Tamy

    Ola, sou formada em Gestão Comercial, posso fazer concurso de nível superior? … e caso exija bacharelado ou lecenciatura se eu fizer uma pós graduação ou MBA passo a me enquadrar no perfil?

  • Lorena

    Boa Noite!

    Sou tecnóloga em petróleo e gás, e estou querendo fazer uma pós em TI por que acho também um área interessante, gostaria de saber se essa pós foge do perfil de tec em petróleo e gás?

  • Giselle Machado

    Boa noite! Sou Bacharel em Sistemas de Informação, não tenho pós-graduação, mas estou terminando meu mestrado na UnB em Informática, já cursei todas as matérias que juntas dão mais de 400 horas. Passei no concurso dos correios que exige graduação e pós-graduação de no mínimo 360 horas na área de TI. Gostaria de saber se tenho chance de assumir o cargo (Analista de Sistemas – Desenvolvedor) e se for possível de que forma? Basta apresentar meu histórico de Mestrado? Posso tentar um recurso? A princípio minha defesa está prevista para julho de 2012.

    • Giselle, o ideal é buscar ajuda profissional, de um advogado, para interpretar os requerimentos e o que você pode oferecer. Minha interpretação é que você não atende as exigências do edital pois não tem diploma de pós-graduação.

  • freddie

    diploma de logistica integrada : gostaria de saber se as faculdades são confiaveis,qto tempo demora para a chegada do diploma e o preço, por favor entre em contato o mais rapido possivel.

    • Freddie, como sempre existem empresas confiáveis e aquelas que você deve ter um pé atrás. Recomendo a leitura dos relatórios e notas de avaliação do MEC, consulta com alunos atuais e visitas nas faculdades. Sobre preços e demora do diploma, evidentemente só a faculdade pode responder.

  • Paulo

    Boa tarde pessoal. Não conheço todos os cursos de Tecnologia disponíveis, mas posso garantir que o mercado desconhece ou pelo menos finge que conhece os tecnólogos na hora das contratações. Fiz o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais pela FATEC BH e quando procurei estágio na área fiquei decepcionado. Infelizmente não existe uma divulgação eficiente das faculdades para as empresas. Resultado é o seguinte: para conseguir uma formação decente e um lugar ao sol, terei de entrar na faculdade novamente e fazer um curso de bacharelado reconhecido pelo mercado! Porque aprendi que ser reconhecido pelo MEC só lhe garante um papel.

  • Ricardo

    Oi Emile, fiz o curso de Gestão em Logística pela Faculdade Ined (atual Pitágoras) em Belo Horizonte e hoje estou fazendo pós graduação na UFMG, não tive nenhum problema quanto a pós graduação, já o mercado de trabalho não vê os tecnólogos com bons olhos, recentemente fui classificado no concurso da Petrobrás (Edital 01/2010) e não pude continuar o processso seletivo pois no edital dizia que a empresa não aceitaria certificados de tecnólogos e nem de licenciatura. Em recente concurso da Transpetro o seu edital trazia as mesmas restrições. Esses editais estão a disposição no site da Cesgranrio caso queira comprovar é o item 4. Pedi orientação da faculdade mas até o momento não obtive resposta.

    • vou começau o curso de tecnologo de gestão comercial, tenho 26 anos e nenhuma experiencia profissional! Vou fazer esse curso pra ver se abri as portas de emprego! è bom esse curso pra arrumar emprego?

      • Eduardo, as discussões presentes nos comentários aqui no site mostram um pouco da realidade do tecnólogo no mercado.

  • emile

    Vou iníciar o curso de gestão comercial, e gostaria de saber se fazendo uma pós na área como será chamada a graduação ainda TECNOLOGO ?

  • julio

    Eu me formei em agosto de 2009 em tecnologia em logística e para pagar a faculdade eu trabalhava na area de operador de produção no ramo da elétrica, assim que me formei econtrei muita dificuldade para entrar no ramo da logística mais depois de muita tentativa concegui agora no mes de maio de 2011 entrar no ramo da logística porém pra mim conceguir experiência to tendo que trabalar na área operacional de logística como conferente de exportação. Por isso nao é fácil a vida de um tecnólogo, pois ainda existe muito preconceito. Então vai uma dica pro pessoal ai investir na área que estão atuando que tudo fica mais facil, porém se querem mesmo mudar sigam meu exemplo e nunca desistam de seu objetivo, pois sei que dei um grande passo e nao desistirei de meu objetivo que será ter a minha própria transportadora.

    Obrigado.

    • Caro Julio
      Também sou Tecnóloga em Logística. Pelo que tenho percebido, existe muita demanda na área de transportes destinado ao mercado de e-commerce. É uma área que eu acredito que temos que observar bem atentamente, pois a demanda só cresce . Acredito sim que com muito trabalho, eficiência, ética e fé; tu consigas realizar teu sonho! Boa sorte,companheiro! 🙂

  • Gladys

    Olá. Sou técnica em Administração e Gestão e me disseram que com o curso técnico eu poderia fazer uma pós graduação. É verdade isso? Sendo técnica (nível médio) poderei continuar meus estudos com uma pós?

    • Gladys, para ter acesso à pós-graduação é preciso ter concluído um curso de graduação reconhecido pelo MEC.

  • Nelson

    Bom Dia

    Na minha cidade tera um concurso de tecnico em informatica, sou tecnologo em informatica, me falaram que nao vou poder fazer o concurso, pois caso passe no mesmo, nao terei diploma de tecnico para apresentar. Isso é real, tecnologo nao pode fazer concurso voltado para tecnico.

    Obrigado

  • Boa tarde!

    Vou fazer o curso de tecnologo em gestão comercial,na Faculdade Fimca em Porto velho-RO. Gostaria de saber qual e a melhor pos graduação pra uma pessoa que conclui o curso de gestão comercial?

    • Cíntia, não existe "a melhor pós graduação", mas sim a mais indicada para o perfil da pessoa, sua experiência, interesses, mercado e disponibilidade financeira. É muito difícil dar sugestões para alguém que não se conhece muito bem. O melhor que você pode fazer é pesquisar sobre as opções de pós disponíveis na sua região e tentar identificar o que elas têm de interessante pra você.

  • BOa noite o edital pra inspetor da pcerj diz que o candidato deve ser formado em qualquer curso superior ,será que irá aceitar o tecnologo em logistica, muito obrigado

  • breno

    olá… sou formado num curso de tecnólogo em desenvolvimento social pelo cefet, e gostaria de saber se

    eu fizer um mestrado em comunicação social se eu posso após concluir o mestrado, prestar concurso público

    na área específica em comunicação social.

    obrigado.

    • Breno, como já foi discutido em outros comentários, tudo depende de como o edital especifica os requisitos para o cargo. Em caso de dúvida quanto a um edital específico, o melhor é entrar em contato com a organizadora da prova.

  • Alice

    Olá pessoal, sou tecnóloga em logística formada pela FATEC JAHU e consegui entrar no mestrado em engenharia de transportes na USP em São Carlos, inclusive com bolsa de estudos da CAPES, ara vocês que ainda têm dúvidas se o cursovale a pena, saibam que vale sim, e abre muitas portas para quem realmente vai atrás do que quer,busque muito conhecimento, pesquise, se destaque na multidão que seus esforçoas são recompensados.

    • É isso aí, Alice! Parabéns por todas suas conquistas e que tua estrela brilhe cada vez mais ! 🙂

  • Lucas

    É aceito o curso de tecnólogo no concurso da esaf para analista tributário e auditor-fiscal ambos da receita federal?

    • grace kelly

      oi alice tudo bem , vc já entrou no mestrado legal, eu estou fazendo tecnologo de petroleo e gas, depois q eu terminar vou fazer uma pos- graduação, de engenharia de petroleo e gas, com essa pos eu serei uma engenheira , e posso fazer o concurso para nivel superior para engenharia,aguardo resposta

      • Você está cursando Tecnólogo de Petróleo e Gás e REALMENTE acredita que uma pós lhe dará a nomenclatura de "engenheira"? Minha cara, se fosse fácil assim, ninguém ficaria cinco anos em uma faculdade para concluir formação em Engenharia! A pós graduação não muda a nomenclatura do curso que você efetuou. Se você cursou TECNÓLOGO EM PETRÓLEO E GÁS e faz uma pós de Petróleo e Gás com ênfase em T.I. ,por exemplo;, então você será Tecnólogo em Petróleo e Gás com pós graduação em T.I. Entendeu? Agora Tecnólogo em Petróleo e Gás é uma área muito ingrata,porque geralmente essas áreas são ocupadas por ENGENHEIROS em Petróleo e Gás.Te digo isto porque trabalho na área. No caso de Tecnólogos em Logística, eu informei-me e descobri que não existe Engenheiros em Logística (porque a Logística é matéria em alguns cursos de Engenharia), sendo que os cursos que existem hoje são: Técnicos em Logística (se não me engano, 18 meses) e Tecnólogos em Logística ( o curso, de nível superior, tem duração de 2 anos).

  • Francisco

    Vou fazer um concurso que exige graduação e curso superior, tenho curso superior mas não é graduação, mas com ele posso fazer pós graduação lato sensu. Se eu tiver essa pos graduacao posso fazer o tal concurso?Obrigado.

    • Tem que atender as exigências do edital, alguns são bem específicos. Não dá de responder sem conhecer os detalhes, sugiro entrar em contato com o organizador do concurso.

  • Francisco

    Quando faco pos graduacao, meu diploma de graduacao fica na faculdade ou fica comigo?

    • O diploma é sempre seu, assim como qualquer documento. Normalmente as faculdades exigem cópia autenticada dos 2 lados do diploma para conferir o grau e a certificação do MEC.

  • Thales dos santos

    Sou tecnologo em petroleo e gas,se eu fizer a pos graduação levo o titudo de que??

    Abraços

  • Ma

    Faço o tecnologo em logistica na fatec gostei dos comentarios é muito bom para escrarecer as duvidas frequentes sobre os tecnologo , pois estudamos muito para conseguir se formar , e eu creio que os tecnologos saem formados com a cabeça voltada direta para o mercado de trabalho trazendo informções renovadas e é pra isso que estao formando cada dia mais tecnologos para ficarem atentos na informaçao e transformar essa informaçao em trabalho e desemvolvimento com qualidade , é isso ai tecnologos……….

    parabens!!!

  • Ju

    Só faltou avisar, por exemplo, que em alguns lugares, somente podem concorrer tecnólogos com determinada quantidade de carga horária. Por exemplo: Acima de 2200. Certifique-se.

  • Hermínio

    Valeu pela resposta…

    Eu enviei um e-mail pra eles e disseram que serão considerados válidos os documentos

    comprobatórios de conclusão de cursos técnicos de nível médio cujas denominações anteriormente utilizadas

    constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos disponível no site do MEC.

    Mesmo assim vou prestar o concurso, porque acho que fica fácil de conseguir um diploma de curso técnico tendo concluído um tecnólogo e, caso eu passe nas fases do concurso, os documentos serão conferidos só em junho de 2011.

  • Hermínio

    Na sua resposta ao João Henrique, você disse que pessoas que concluíram cursos técnicos não podem prestar concursos que exigem cursos superiores; mas e se for o contrario, pois terminei um curso tecnológico a pouco tempo e gostaria de saber se posso prestar um concurso que exigem apenas nível médio e curso técnico.

    • Hermínio,
      Não sei responder, o ideal seria você entrar em contato com a organizadora do edital.
      Na minha opinião, se eles exigem diploma de curso técnico, então o tecnólogo não vale. Se exigem ao menos 2o grau OU técnico, então você pode.

  • Matheus Ferreira

    Olá parabéns sou aluno do 2º semestre de Logística da Fatec de Guaratinguetá, e creio que nós futuros ou já tecnólogos, temos os direitos como os de quaisquer outros cursos,sejam em bacharelado ou licenciatura, pois já que temos de estudar muito para conseguir a formação e terminar a faculdade nada mais justo do que também últilizar de nossa sofrida formação para concorrer a grandes cargos em estatáis ou privadas.

  • henrique

    Começo e agora em agosto minha graduação em logística e gostaria de saber o que vem pela frente e si realmente vale a pena investi nessa area gostaria de saber os pros e os contras

  • ALEX.logístic

    O curso de tecnólogo em Logística, é levado a sério, apenas por algumas entidades de formação. E dos que ingressam para o mercado de trabalho cerca de 75% tem um idéia superficial do que realmente é o serviço logístico e o que representa para um mundo atualmente globalizado. Essa é sem dúvida mais uma idéia de "brasileiros" dando um jeitinho brasileiro de acelerar as coisas. Ou seja, aprenda a fazer coisas rídiculas e inúteis; numa visão global.

    ALEX.logística

  • Moacir Garcia

    Gostaria de parabenizar o(s) gestor(es) deste precioso site pelo espaço disponível para podermos expressar nossa opinião a respeito daquilo que mais afeta nossa vida: nossa profissão.
    Através deste espaço, poderemos conhecer pessoas que passam por dificuldades para ingresso no mercado de trabalho; poderemos dar algumas orientações; poderemos nos fortalecer como categoria.
    Só assim – como os demais profissionais – alcançaremos o reconhecimento que tanto merecemos!!!

  • Renata Valuite

    muito útil este post! Parabéns!!!

  • Itamar

    Parabéns pelo artigo, fim do ano me formo em Logística!, serei mais um tecnólogo no mundo e graças a Deus tenho meu emprego na área, com apenas 19 anos, essa história de que tecnólogo não tem faculdade é lenda, muito pelo contrário, as empresas necessitam de pessoas que saibam como funciona a coisa na prática, pra isso estamos aí, Tecnólogos sempre !

    E parabéns pelo site, muito interessante

  • Alan Bessa Peixoto

    Parabéns pela divulgação. Sou tecnólogo em Eletromecânica e posso afirmar que senti dificuldades por parte das empresas em reconhecer esta profissão. Mas depois de alguns anos (com a boa resposta dos profissionais atuantes no mercado de trabalho) consegui o reconhecimento por parte de uma grande empresa e fui contratato como tal. Vale a pena seguir esta profissão que é totalmente voltada ao mercado de trabalho. Com relação aos concursos públicos de nível superior, sempre foi um grande tabu. Importante esta divukgação por parte do MEC.

    Valeu!!

    Alan Bessa

  • JOÃO HENRIQUE

    acabo de começar um curso

    técnico de gestão em logistica e dando umas lidas sobre o assunto achei esse site com esta informçaõ mais do que valiosa

    com formção no curso Técinco de Gestão em Logistica(crso profissionalizante)poderei fazer uma pós?

    e posso também prestar concursos a nivel superior???

    • João Henrique, a informação desse post é válida para tecnólogos, que são cursos superiores de graduação. O curso técnico não é de graduação. Logo, apenas com esse diploma você não poderá fazer pós nem prestar concursos que exijam nível superior.

      Vale deixar claro que o tecnólogo é curso superior, mas os concursos podem especificar no edital que querem bacharelados ou licenciatura, e neste caso, os tecnólogos também não terão acesso. (caso da Petrobrás, por exemplo)

  • Natacha

    Gostei de saber!

    Vou iniciar na Fatec agora um curso de Gestão Comercial, e é bom saber mais sobre o curso tecnólogo!

    Especialmente que muitas coisas ai eu nem sabia, por isso quanto mais informações vierem, melhor ainda!

    Fiquei entusiasmada em fazer uma pós na USP depois de concluir o tecnólogo na Fatec… é possível né!?!?

  • Eu,também estudo logística pela unisa em Feira de Santana Ba adoro o curso, mas sempre me preocupa o mercado de trabalho, que ainda não reconhece esse profissional,de qualquer forma vou emgatilhar uma pós para assim mudar um pouco a sorte.

  • Moacir Garcia

    Fico admirado como alguns “bacharéis” têm medo do tecnólogo. Não entendem que a possibilidade de ocupar uma vaga numa boa empresa ou num órgão público está acessível para aqueles que estudarem e se dedicarem com afinco, independentemente se o curso superior é tecnólogo, bacharel, licenciatura ou seqüencial.

    Vivemos ainda em um país elitista, onde são valorizadas no mercado de trabalho as profissões tradicionais.

    Infelizmente, toda vez que os filhos de pedreiro, de faxineiro, de gari tentar concorrer em “pé” de igualdade no mercado de trabalho com aqueles que tiveram condições de cursar uma boa faculdade, alguém se levantará para criticar iniciativas que possibilitem o mínimo necessário para que todos consigam uma ocupação digna.

    Dessa forma, jamais conseguiremos distribuição igualitária de renda neste País, onde apenas 10% da população concentram mais de 90% das nossas riquezas.

  • Luis Marcos Leite

    Parabéns pela divulgação. Agora, quem mais precisa saber disso são as empresas…

  • Andrei

    Sou formado em logística pela Unifacs (salvador) e o coordenador do meu curso disse que inclusive poderiamos fazer mestrado, mas agora vendo esse post questino se realmente pode.

    Gostaria de saber também sobre o mercado, isso se pudesse vocês podriam postar em novos tópicos.

    abraços!

    Andrei

    • O MEC confirmou: O diploma de graduação dos tecnólogos (cursos de tecnologia) é válido para participação de candidatos em concursos públicos de nível superior, em cursos de especialização e de pós-graduação. Mestrado é um dos níveis de pós-graduação, portanto, o diploma de tecnologia reconhecido pelo MEC é válido para acesso ao mestrado.