Diploma de curso de tecnologia (tecnólogo) vale para concurso e pós-graduação

Diploma tecnólogo vale para concursos - Logística DescomplicadaO diploma de graduação dos tecnólogos (cursos de tecnologia) é válido para participação de candidatos em concursos públicos de nível superior, em cursos de especialização e de pós-graduação. A informação é da área de regulação da educação profissional do MEC (Ministério da Educação), diante da dúvida, comum entre os graduandos, quanto à validade do documento.

Voltados para a formação especializada e, consequentemente, para o mercado de trabalho, os cursos superiores de tecnologia representam 16% da oferta de graduação no país. Assim como os egressos de cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação e podem fazer cursos de especialização, de mestrado ou de doutorado, mestrado profissional e participar de concursos públicos. No entanto, diante da dúvida frequente desses alunos, vale ressaltar que contratante tem autonomia para decidir a qualificação do servidor que busca. Assim, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Caso haja solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado, então o diploma de tecnólogo não é suficiente. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos.

Os cursos tecnológicos existem no Brasil desde a década de 60. Nos últimos anos, a procura aumentou. O número de alunos matriculados cresceu, entre 2002 e 2008, de 81,3 mil para 421 mil, segundo dados do censo da educação superior.

Informações no site do MEC: aqui e aqui.

*Com informações do Ministério da Educação e do UOL


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : sexta-feira, 23 jul, 2010


  • Marcos Mourão

    boa tarde a todos sou formado pela fatec – em Logística e logo terminei o curso conseguir uma boa colação no mercado de trabalho e logo com cinco meses, fui promovido a supervisor de transporte.

    • RAMON

      Oi Marcos desculpa a indelicadeza, mais sua resposta vai ser de suma importância para mim, e para os futuros profissionais da logística , qual a sua média real de salário de quando você começou e agora, por favor vaí mim ajudar muito ?

      • Jesuis Lucas

        Caro Ramon, estagiário em logística está em torno de $ 600,00 a $ 1.000,00 (depende da empresa). Já, quando formando, a média salarial varia muito, em torno de $1.800,00 a $ 3.000,00. Pelo Sindicato dos Tecnólogos, a remuneração do tecnólogo com menos de 1 ano de formado é de $2.900,00 após 1 ano de formado passa a ser $ 3.500,00. Abraços.

  • http://www.facebook.com/zilanda.dietrich Zilanda Dietrich

    GOSTEI.TIREI MINHA DUVIDA.OBRIGADA

  • Daniela

    Vou iniciar o curso de Tecnólogo em Logistica na FATEC, mas tenho dúvidas quanto ao mercado de trabalho. Já sei que para concurso público não vai servir pois a maioria dos editais exige bachareis, mas como meu interesse é trabalhar no setor privado minha dúvida é quanto a aceitação dos tecnólogos. Já ví anúncios de vagas na área com salários atraentes mas exigem formação em Administração, Engenharia ou logística. Minha dúvida é se não vou ficar em desvantagem na luta por uma vaga com Engenheiros e Administradores. O tecnólogo não vai acabar nas mesmas ocupações de um técnico? Também já ví depoimentos de pessoas falando que sem experiência é muito difícil entrar na área e eu não tenho experiência nenhuma. E quanto ao salário de um recém formado, alguém sabe de quanto é? Por favor me ajudem, quero saber se estou tomando a decisão certa.

    • Nina marcozito

      Cerca de 1200 a 1500, depende do porte da empresa.

  • Alle32301

    Boa tarde, gostaria de saber se com curso de tecnologo posso prestar concurso para area de administração,haja vista que no edital diz nivel superior em administração ?

    • Daniela

      Não, não pode. Se pedem nível superior em Administração, você precisa ser bacharel em Administração. Pra falar a verdade ainda não ví nenhum edital que tenha vagas para Tecnólogo. O que ocorre é que em alguns editais dizem apenas nível superior sem deixar claro se isso inclui os tecnólogos. Aí tem gente da área, tecnólogos e professores de curso de tecnologia, que alega que se no edital diz apenas curso superior sem especificar o título o tecnólogo pode concorrer e se tiver problemas pode entrar na justiça. Eu andei pesquisando bem sobre cursos de Tecnologia e não recomendo a ninguém.

  • Marcos_comercial

    Fiz o curso de tecnólogo em Comex e agora pretendo estudar para os concursos. 
    Alguém conhece alguma pós-graduação de Relações Internacionais à distância? Gostaria muito de fazer, mas estou morando em uma cidade muito pequena. Acho que a saída seria um curso EAD na área.
    Alguém conhece, de preferência gratuito.
    Abraço.

  • HugoxD

    Sou formado em tecnologia em análise de sistemas pela Unopar. Posso fazer concurso pra agente da Polícia Federal?

    • Nina marcozito

      Depende, quantos anos o curso? Começa a contar para prestar concurso a partir de 3 anos.

      • wd

        negativo Nina eu sou formado em Tenologo (2 anos de curso) e estou fazendo Pós.. e no ano passado prestei concurso publico para policia federal…

    • Tecnologo

      Claro

  • Nina marcozito

    curso de dois anos não da direito a prestar concursos e não é considerado para fazer pós-gradução. Se não me engano a Fatec é a unica faculdade do brasil que da diploma em logística de 3 anos, ai sim passa a ter validade para concursos e pós.

    • http://www.facebook.com/thalesviolakis Thales Violakis

      Você tem certeza desta informação? essa fonte você retirou da onde? Porque eu posso sim fazer uma pós graduação, mesmo tendo formação de 2 anos estou errado?

      • Rafael Batista

        Nina Marcozito, isso não existe, pesquise melhor ou informe fontes confiáveis… Thales voce pode sim fazer pós graduação…

    • ADF

      larga mão de ser burro cara vai a merda, se qualquer orgão público ou faculdade negar o direito de pós graduação, doutorado ou de aceitar o candidato para a vaga só porque ele tem o curso de formação superior tecnológica, o mesmo podera ingressar na justiça com um mandado de segurança para assumir a vaga e poderá até pedir indenizações por danos morais e até materiais se o mesmo tiver, trouxa vai estudar.

    • DuDis

      Ô vagabunda do caralho, vai terminar teu curso de nivel básico pra escrever alguma coisa que preste.

  • http://www.facebook.com/erlon.cardoso.7 Erlon Cardoso

    “Com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96, A EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA NÃO APRESENTA MAIS GRADUAÇÃO CURTA, LONGAS OU
    PLENA, CUJA TERMINOLOGIA NÃO DEVE MAIS SER EMPREGADA. O ensino superior possui
    apenas graduações, a saber, em três formas equivalentes: Licenciatura,
    Bacharelado e Graduação Tecnológica. As graduações tecnológicas, ou cursos
    Superiores de Tecnologia CONFEREM O MESMO GRAU que as demais formas, cujos diplomas têm validade nacional de nível superior, e, estes cursos estão
    sujeitos aos mesmos processos de avaliação e regulação da educação superior,
    inclusive ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.”.
    De acordo com a Nota Técnica nº 001 / 2007, do Departamento de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica do
    Ministério da Educação, inclusive, disponível na internet. Com relação à carga horária – depende muito da área de atuação. Por exemplo, os Tecnólogos em Segurança do Trabalho – pousem mais horas-aulas, do que, os Técnicos em Segurança do Trabalho, assim como, mais do que os próprios Engenheiros de Segurança, matéria específica.

    E-mail: auxilio.monográfico.tcc@gmail.com

    • Keila Pinto

      Erlon Cardoso,
      Há tempos carregava essa dúvida e a sua disponibilidade em esclarecer e informar foi muito legal. Sei que foi por acomodação e preguiça de pesquisar, mas atitudes como a sua são raras e ajudam muito a todos. Obrigada!

  • Adriana Silva

    Pessoal, por favor: se eu tenho a Graduação Tecnológica em logística Empresarial, posso participar de um concurso que exige nível médio técnico em logística? Meu ensino médio é normal. Obrigada.

  • Adriana Silva

    Pessoal, por favor: se eu tenho a Graduação Tecnológica em logística Empresarial, posso participar de um concurso que exige nível médio técnico em logística? Meu ensino médio é normal. Obrigada.

    • Rafa

      Gostaria de saber tbm.

  • wcs

    Sou graduando em logística pela Uninter, ando pesquisando editais de concurso das docas de varios estados inclusive andei olhando editais da Petrobrás, mas pelo visto não me encaixarei nesses concursos, pois só existem vagas para Bacharéis em Administração, Economia, Engenharia, etc, ou seja, pra quem almeja entrar em uma Empresa através de concurso público, já vai bater com essa dificuldade e frustração. Fica a seguinte pergunta: se a Empresa é do ramo de Logística e a vaga é pra Analista de Logística por ex, por que o profissional graduado em Logística não pode concorrer à vaga?se a atribuição do cargo é compatível com os conhecimentos adquiridos na faculdade.

  • Charles Teixeira

    Olá, estou fazendo do curso tecnólogo – SUP TEC EM GESTAO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO – pela UNIP – EAD, termino no semestre que vem, quero saber se com este curso eu posso concorrer a concursos público para técnico em informática ou algo semelhante.
    Obrigado.

  • Ticiane Mara da Silva Pereira

    Olá, tenho Graduaçao em Pocessos Gerenciais. Posso fazer uma POS em Tecnologia da Informaçao.

  • Ed

    Tenho graduação em química industrial e mestrado em Engenharia química. Posso fazer concurso para Engenheiro químico?

  • marlene da silva

    sou formada em tecnologia em gestão de serviços de saúde, o meu curso não aparece no catálogo nacional de cursos de tecnologia, mais tem registro no mec e também gostaria de saber se posso credenciar matéria para o curso de administração?

  • jaqueline

    Olá, tenho curso técnico em logística.
    Estou em dúvida. Faço tecnólogo em Logística ou Bacharelado?
    Me respondem por favor!

  • jaqueline

    Tenho curso técnico em logística, e estou em dúvida.
    Faço tecnólogo em Logística que só é apenas 2 anos ou Bacharelado?
    Obs: já tenho curso técnico em Logística, fazendo o Tecnólogo irei completar os conhecimento.