Estatística e Logística: qual a relação?

livro estatistica geral e aplicadaMuitas pessoas se perguntam se há muita matemática no dia-a-dia do profissional de logística. Outras se indagam se o curso de logística é difícil ou complicado por conta dos números.

Minha resposta é que são os números que fazem da logística uma área tão interessante, pois a gestão deixa de ser apenas qualitativa e opinativa, e passa a ser uma ciência (quase) exata. Lembre-se de várias matérias que já passaram aqui pelo Logística Descomplicada em que os números e fórmulas eram necessários: o Lote Econômico de Compras, os modelos de previsão, os gráficos de controle, dentre muitos outros.

Por isso, para um bom profissional de logística, é fundamental ter conhecimentos de matemática e de estatística. Por isso, hoje recomendo um livro de estatística aplicada, para ajudar os leitores a entenderem melhor esta área da logística.

O livro chama-se Estatística Geral e Aplicada e aborda o assunto desde início, sendo útil para aqueles que tem pouco (ou nenhum) conhecimento da área, mas chega a tópicos avançados que deixarão satisfeitos até os mais curiosos e amantes dos números. O livro é focado em aplicações do dia-a-dia dos recursos oferecidos pela estatística, e ao final de cada capítulo (são 15 no total) apresenta quase 200 exemplos e mais de 500 exercícios.

No início, são apresentados os conceitos mais básicos de variável, amostragem, modelos, listas, gráficos, etc. A seguir são apresentados alguns elementos que se tornarão úteis nos próximos capítulos, como distribuição de frequências e medidas importantes tais como os diferentes tipos de média, amplitude, variância, desvio padrão… chegando até as distribuições de probabilidade e modelos de distribuição, para então entrarmos na parte mais prática, que será muito interessante para o profissional de logística.

No capítulo destinado à estimação, você aprenderá a calcular o tamanho de uma amostra para que o erro amostral seja pequeno (tão pequeno quanto você especificar) e quais os tipos de estimativas e de confiabilidade que existem. Em seguida você conhecerá os testes de hipóteses (por exemplo, como mostrar matematicamente que uma máquina é mais eficiente que outra, ou que duas máquinas diferentes produzem produtos com qualidade equivalente).

No final, quando você já tiver bons conhecimentos de estatística, o livro apresenta (rapidamente) alguns modelos de previsão e noções de gráficos de controle (para estes assuntos você encontrará livros específicos aqui no site).

Se você precisa melhorar seus conhecimentos em matemática e estatística, este livro pode ser a sua chance. Ele pode ser encontrado no Submarino, na Saraiva e na Cia dos Livros.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Joel Barros

    Conclui o curso de logística em 2007, nunca exerci, gostaria de me requalificar para buscar vaga na área, estou com 44 anos, há alguma recomendação de cursos, palestras etc?

  • Caroline

    Olá, também estou adorando este site. Me formei agora em Estatística e estou me especializando na area de Logística, estou adorando! Este site tem me ajudado em muitas dúvidas.

    Obrigada!

    Carol

  • Olá, descobri este site a pouco tempo e estou adorando as postagens tenho aprendido muito com vc´s… Sou estudante de Engenharia de Produção e há 4 meses fui contratada em uma empresa de telecomunicações da minha cidade para fazer parte da equipe de Logistica e a cada dia que passa esta area me deixa mais encantada, e o LOGISTICA DESCOMPLICADA tem sido uma das minha ferramentas de estudo e trabalho.

    Obgda.

    Kisse

    Criis