Estoque de segurança

Estoque de segurança

Para complementar a administração dos estoques é necessário estabelecer os níveis dos estoques de segurança do sistema. Estes  estoques são
desenvolvidos como sendo um amortecedor que se deve prever para minorar os efeitos de variações, tanto no consumo médio mensal como no tempo de reposição, ou de ambos.

Também conhecido como estoque mínimo, estoque isolador ou ainda estoque reserva, é o estoque de produto para suprir determinado período, alem do prazo de entrega para consumo ou vendas, prevenindo possíveis atrasos na entrega por parte do fornecedor e garantindo o andamento do processo produtivo caso ocorra um aumento na demanda do item. Deverão ser maiores quanto maior for a distância do fornecedor ou mais  problemático for o fornecedor com relação aos prazos de entregas.

Autores: EVANDRO S. DE OLIVEIRA, FABRÍCIO B. MOULIN, LARISSA B. BIAZATI, MAURÍCIO LOUREIRO, TATIANA G. MARINATO, VÍVIAN F. DE OLIVEIRA, WENDER K. CHIABAI

Faculdades Integradas Espírito-Santenses
curso de Engenharia de Produção

Download do arquivo completo

Veja também: O que é e como calcular o estoque de segurança


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : sábado, 5 jun, 2010