Estratégia competitiva

Estratégia competitiva

No momento em que tratamos sobre indicadores de desempenho e sobre como escolher os melhores indicadores de desempenho para cada empresa, voltamos a destacar a importância da estratégia adotada pela empresa.

Assim como os indicadores devem ser escolhidos individualmente, olhando com cautela para cada caso, as estratégias também são únicas. Cada empresa deve escolher a sua, com muito cuidado depois de analisar suas habilidades, suas fraquezas, o mercado consumidor e os concorrentes. Só depois de analisar com critério esses elementos poderá decidir como vai competir. Essa será a estratégia competitiva da organização.

No entanto, definir a melhor estratégia competitiva não é uma tarefa tão simples quanto parece. Os conceitos básicos de administração estratégica que as empresas devem adotar a fim de enfrentar o desafio diário de competir com outras companhias no ambiente acelerado e global em que vivemos atualmente são bastante intrincados e complexos. Por isso, recomendo hoje a leitura do livro Estratégia Competitiva, onde são examinados, além de tópicos tradicionais da administração estratégica, outros assuntos importantes a fim de auxiliar no preparo do leitor para uma carreira gerencial bem-sucedida

livro estratégia competitivaO livro divide-se em quatro temas que abordam a fundo a análise setorial, a governança corporativa, liderança estratégica, rivalidade e dinâmica competitiva, empreendedorismo estratégico dentre outros. Veja em detalhes:

Pensamento Estratégico: o que são a administração e a liderança estratégicas?

Análise Estratégica: conhecendo a situação interna e estudando o cenário externo.

Criação de Vantagem Competitiva: como as empresas criam vantagens competitivas?

Monitoramento e Criação de Oportunidades Empresariais: aborda questões como governança, empreendedorismo e flexibilidade.

Os quatro temas do livro constituem a base de uma análise integrada tradicional e contemporânea do processo de gerenciamento estratégico eficaz.

Este livro pode ser encontrado no Submarino, na Livraria Saraiva ou na Cia dos Livros.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • sonia mara pedrosa pinto

    Faço gestão em logistica, estou no primeiro peíodo e estou devorando informações,estou amando tudo isso!

  • Mariana Carla Felicz

    Bom, estou me formando em Junho de 2011 em Publicidade e Propaganda, e conheci a logística por meio da faculdade, assim como o Planejamento também, algo de grande importância tanto em Logística quanto em Publicidade. Meu interesse pela Logística foi por precisar de planejamento sempre. E logo que terminar meu curso pretendo começar um curso de técnico em Logística.

    Em relação ao livro, Vantagem competitiva tem um valor bem imprescindível no meu curso e também no meu trabalho de Conclusão, o TCC, ficaria muito feliz e grata caso fosse sorteada.

  • Cristina

    Diferente de todos, eu não faço lojística, porém o assunto me interessa demais pois estou fazendo pós em gestão e sei que iria muito contribuir com minha monografia. Por este motivo gostaria de receber o livro.

  • Gustavo Frederico

    Nossa muito interessante pois eu estou estudando isto no curso que estou fazendo(tecnico em logistica empresarial), essa materia (estrategia competitiva) e muito legal principalmente quando e aplicada na pratica…

    Então eu gostaria de enrriquecer ainda mais meus conhecimentos, por isso esse livro me auxiliaria no meu crescimento profissional. Desejo e aguardo receber o livro.

    atenciosamente Gustavo Frederico

  • sirlei luz

    competição, é um otimo argumento porque ela nos leva a pensar estudar a melhor tática a ser tomada eum bom filme que eu proponho é a secretaria, uma historia eral de superação e competição entre seu dono e cavalo com ( diana e john malkovich) pode parecer inospido agora mais atrvesd deste veremos como competir faz toda diferença