Estratégias de suprimentos

livro estratégias de suprimentosEstabelecer uma boa estratégia de suprimentos pode ser o grande diferencial de uma empresa. Assim como a gestão da cadeia de suprimentos, a estratégia de suprimentos é um esforço coordenado entre diferentes empresas (elos) para garantir uma relação sadia, produtiva e principalmente lucrativa para os envolvidos.

Identificando parceiros para os negócios e explorando os benefícios desses relacionamentos é possível mudar o foco para a redução do custo total, ao invés da redução apenas no preço. Para se ter uma noção dos resultados que são possíveis de serem alcançados quando se utiliza com sabedoria estes conceitos de estratégias de suprimentos, basta dizer que a Walt Disney Company obteve economias anuais de US$ 300 milhões, a Bell South melhorou seu resultado em mais de US$ 1 bilhão e a IBM atingiu economias sustentáveis de 5% em todo o portfólio de compras.

Isto tudo está detalhado no livro Estratégias de Suprimentos – Fornecedores são de Marte, Clientes são de Vênus. O livro identifica as melhores práticas de negócio, abordando estratégias, lideranças, custos e tecnologia. Utilizando estudos de caso e com uma estrutura bastante prática e didática, o livro mostra o processo de implementação da nova estratégia e apresenta exemplos, desde uma pequena indústria têxtil, passando por multinacionais e órgãos públicos que já se beneficiaram destas ideias.

Portanto, se você se interessa por suprimentos (tanto compra quanto venda), este livro é recomendado para você expandir sua visão do negócio e para pensar mais estrategicamente. Ele pode ser adquirido através da Livraria Saraiva ou na Cia dos Livros.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).