Evento de logística, comex e transporte – Itajaí Trade Summit

Itajaí Trade Summit reúne gigantes dos setores logístico, transporte e comércio internacional

Feira Itajaí Trade Summit

Há três anos, o evento é realizado na cidade de Itajaí, localizada em um dos principais complexos portuários do Brasil. Para a edição de 2010, espera-se crescimento médio de, aproximadamente, 20% no número de visitantes, atingindo 8 mil visitantes. A Itajaí Trade Summit chega em sua terceira edição como o mais qualificado encontro na área de logística, transporte e comércio internacional do sul do Brasil. A feira de negócios reúne executivos, diretores e técnicos de pequenas, médias e grandes empresas deste segmento.

Cerca de 60 expositores irão apresentar seus produtos e serviços no Centreventos Itajaí, em Itajaí (SC), de 15 a 17 de setembro.

Dados da Secretaria do Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, indicam que nos sete primeiros meses de 2010, o Brasil registrou elevação de 27,1% na média diária das exportações e de 45,1% na média diária das importações. Apenas no mês de julho, o resultado acumulado das exportações somou US$ 17, 674 bi – crescimento de 30,7% comparado ao mesmo período de 2009. Já as importações, registraram aumento de 51,9%. Com estes resultados, a balança comercial brasileira fechou o último mês com superávit (diferença entre exportações e importações) de US$ 1,358 bi. De acordo com informações divulgadas pelo MDIC, este foi o segundo melhor resultado mensal do comércio externo brasileiro para julho, ficando atrás apenas do mesmo mês de 2008.

O bom momento do comércio internacional brasileiro tem reflexo na movimentação de cargas do Complexo Portuário do Itajaí, onde há três anos é realizada a Itajaí Trade Summit. Composto pelo Porto Público e demais terminais localizados em Itajaí e Navegantes, o complexo portuário quase dobrou a movimentação no primeiro semestre de 2010. Nos seis primeiros meses deste ano, o volume acumulado de embarques e desembarques atingiu 423,76 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés), um incremento de 78% sobre o mesmo período do ano passado. Esses números superaram 50% da meta estipulada para 2010: 800 mil TEUs ao longo dos 12 meses. Conforme divulgado pelo Porto de Itajaí, a previsão para o segundo semestre, é que o aumento na movimentação portuária seja ainda maior.

Inscrições
As inscrições para o Itajaí Trade Summit 2010 são gratuitas e podem ser feitas no site http://itajai.tradesummit.com.br/.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).