Faça seu TCC em Logística Reversa!

O desenvolvimento de um TCC é um trabalho que deve fechar com chave de ouro um ciclo de estudos em nossas vidas. Digo um ciclo pois outros virão. É preciso estudar sempre e se manter atualizado em conceitos, ferramentas e discussões para se continuar ativo e destacado no mercado.

E sempre chega o momento critico de escolher o tema de pesquisa. A quantidade de temas é praticamente infinita e esse mar de escolhas nos deixa quase sempre atordoados. Nossa sugestão é que você escolha um tema que seja atual, mas que não esteja totalmente explorado. Falando assim, parece tarefa simples escolher um tema. Mas sabemos que não é! Por isso, a ideia nesse post é sugerir algumas linhas de pesquisa dentro de um dos temas economicamente e socialmente mais quentes dentro do ambiente logístico: a logística Reversa.

A logística reversa vai muito além do processo de reciclagem ou do descarte adequado de material. O conceito de logística reversa é responsável por “fechar o ciclo” nas cadeias de suprimento. Em um mundo onde os recursos são cada vez mais escassos, é preciso buscar alternativas para reaproveitar, reduzir e compartilhas fluxos (de material, pessoas, informações) dentro das cadeias logísticas. O fluxo, que antes tinha em sentido único, agora virou um loop. Essa é ideia básica da Logística reversa.

Anteriormente, havia um sentido único (preto). Hoje, há diversos loops na cadeia de suprimento (vermelho). Essa é a logística reversa

Mas e como explorar esse tema? Trabalhos “genéricos” sobre logística reversa , que fazem a definição básica dos seus conceitos e práticas, existem aos milhões na internet. É preciso então acertar a mão, e ter a capacidade propor uma abordagem para o problema que seja interessante e diferenciada. Portanto, propomos aqui algumas linhas de raciocínio que podem ajudar muito a identificar esse tipo de “abordagem diferenciada”:

  • Já existem empresas no Brasil que tem a logística reversa como seu core business? Será que a logística reversa já deixou de ser uma operação de “apoio” e já ganhou força para se sustentar como negócio.
  • Como está sendo planejada e qual a importância da logística reversa na cadeia de exploração do petróleo na costa brasileira. Trata-se de um mercado que está se preparando para um boom nos próximos 10 anos. Mas será que ele está totalmente preparado?
  • Pesquisa : Quais são os reais motivos que levam as empresas a adotarem processos de logística reversa? Política interna? Mais receitas? Economia? Lucro? Forca de legislação? Preocupação com o meio ambiente? Ou uma grande combinação de tudo isso.
  • Uma comparação entre as eficiências das políticas de logística reversa de diferentes tipos de indústria no Brasil. Certamente as indústrias não operam com a mesma vitalidade e eficiência suas atividades de logística reversa.
  • Os impactos ambientais causados pelo lixo eletrônico e o uso da logística reversa para minimizar seus efeitos. O ciclo de vida de produtos eletrônicos é cada vez menor e menor. Como vamos tratar isso?
  • Percepção do consumidor da importância da logística reversa. Será que consumidores de grandes empresas que tem programas consistentes de logística reversa agregam valor àquela marca ?

Bom, essa é só uma sugestão de linhas de raciocínio que fogem um pouco da “normalidade” da discussão do tema. Nos próximos tópicos vamos falar um pouco mais sobre o assunto, como pesquisá-los e outros.

 

Por Thiago Barros Brito: trabalha como consultor na Genoa Soluções Logística, especializa no planejamento, simulação e otimização de sistemas logísticos, de produção, de transporte e outros. É doutorando em Logística/Pesquisa Operacional pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Sistemas Logísticos e Cadeia de Suprimento pela USP e pelo Massachusetts Institute of Technology.  É autor de diversos artigos em revistas cientificas e em revistas logísticas no Brasil. 


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : segunda-feira, 10 dez, 2012


  • http://www.facebook.com/leonardo.grecco.5 Leonardo Grëcco

    Estou iniciando a minha busca de material para fazer meu TCC, com a temática “A logística Reversa como fator agregador na imagem/marketing empresarial”. Conforme o texto dessa matéria, realmente é muito difícil encotrar estudos de casos relacionado ao tema. Estou aberto à sugestões de livros e/ou artigos para pesquisa. Quem puder, envie um e-mail pra mim: leonardogrecco@hotmail.com

  • Gloria Ferraz

    Ainda estou no 1º semestre do tecnólogo de logística mas pretendo focar o meu TCC na logística reversa.O lixo eletrônico foi o tema do meu projeto de pesquisa e pretendo seguir adiante. Procurei um livro sobre o tema que foi recomendado aqui, mas está em falta. O site tem ótimos artigos prá nos ajudar nesta árdua tarefa. Obrigada.

  • Paulla Lianara

    Eu acabei de terminar meu curso de Gestão em logística, não tive que fazer TCC mas fiz um plano de negocio, mas se eu tivesse q fazer, o tema seria ” Desperdícios no Trasporte Logístico”.