Fazendo o coaching eficaz

como fazer o coaching eficazO coach é um técnico, um tutor. No meio empresarial, fazer coaching significa treinar, habilitar, capacitar uma equipe de trabalho. É uma das funções do bom líder, aqueles que consegue tirar o máximo proveito e aumentar o desempenho de sua equipe de trabalho.

O coaching executivo visa a capacitação de executivos na sua performance e excelência pessoal e nos negócios. Ajuda o executivo na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado. Também trabalha a clareza da sua missão pessoal e empresarial, objetivando o equilíbrio dos propósitos da empresa, de suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade. (Wikipedia, 2010)

No pequeno livro Coaching Eficaz, traduzido da versão norte-americana, o leitor encontrará desde os conceitos do coaching até formas de fazê-lo de forma efetiva e eficiente. Quais as habilidades necessárias para promover o entendimento, como fazer o coaching em situações de trabalho e sugestões para colocar estes ensinamentos em prática.

Nem sempre é fácil para o líder motivas e instruir sua equipe sem parecer autoritário ou fazendo uso de sua hierarquia superior. O verdadeiro líder consegue manter a equipe unida trabalhando juntos para o alcance das metas. O autor conhece isso tudo na prática e é o fundados da School of Coaching de Londres.

De leitura agradável, apresenta uma discussão interessante sobre a arte do coaching de diferentes ângulos, o que torna o livro uma ótima introdução para iniciantes, e também possibilita a reciclagem para coaches mais experientes. Além disso, foi estruturado de forma que progrida de uma conversa sobre o assunto para uma introdução de modelos-chave usados em coaching e uma descrição de suas habilidades centrais – de uma descrição genérica para aplicações mais específicas -, como onde encaixar o coaching no local de trabalho?, por onde se deve começar?, o que dizer das equipes de coaching?
Torna-se muito prático por lidar com assuntos reais e cotidianos, trazendo vários relatos que poderão ser reconhecidos por qualquer pessoa que tenha trabalhado em uma organização.

O livro pode ser encontrado no Submarino e na Livraria Saraiva.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • claudio freire

    gostaria de saber qual a relação do coach com a logística, pois, irei fazer um tcc agora no final do curso. obrigado.

  • Acho interessante esse coach pois parte da necessidade de treinar,habilitar,capacitar coisa valorizadas nos dias de hoje.