FedEx – uma gigante da logística

Quando se fala em serviços logísticos, uma das empresas que vem à mente é a FedEx. Se você quer conhecer um pouco mais da FedExleia o resto dessa matéria, veja o vídeo abaixo e assista ao filme O Náufrago.

A FedEx é sinônimo de desempenho espetacular em logística porque investe em pesquisa e infraestrutura. A rede logística é altamente interligada, com operações baseadas em grandes terminais (hubs) que se conectam com os aeroportos menores e cidades não servidas por aeroportos. O nó principal dessa imensa rede logística é o aeroporto de Memphis, nos Estados Unidos, chamado de Super Hub, que tem vôos diretos para os hubs pelo mundo (China, Canadá, Alemanha, França) além de outros seis hubs nos EUA. Vôos periódicos também diretos para diversos países (incluindo o Brasil) partem de Memphis nas operações da FedEx. No Brasil, a FedEx opera 10 vôos por semana, sendo 5 para os EUA e 5 para a Argentina.

aviões da fedex em MemphisA frota de aviões da FedEx é invejável para a maioria das companhias aéreas. São 697 aviões na frota e 49 já pedidos. Estes aviões atendem mais de 375 aeroportos pelo mundo. Somados aos mais de 80.000 veículos motorizados, a FedEx alcança mais de 220 países. Muitos destes veículos são híbridos ou totalmente elétricos.

O volume médio de entregas é impressionante: mais de 8 milhões e 500 mil unidades por dia! Com uma frota deste tamanho realizando tantas entregas por dia, é de se esperar que a tecnologia esteja presente. Cada veículo é monitorado com GPS e potentes softwares desenham a rota que cada um deles deve seguir. Neste software de roteamento de veículos tem até mesmo uma instrução para evitar que eles virem à esquerda, pois isso aparentemente leva mais tempo e gasta mais combustível por ter que esperar o tráfego no sentido contrário acabar.

Veja nos vídeos abaixo (o primeiro em inglês, o segundo em português) um pouco das operações desta empresa.

Um leitor prontamente nos indicou este vídeo abaixo, dublado em português, que mostra em mais detalhes as operações diárias realizadas pela FedEx. O vídeo e alguns números citadas são um pouco antigos, mas dá pra ter uma ideia do porte da empresa e de como são realizadas as operações dela:

 

 

 


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : domingo, 15 mai, 2011


  • Ismael Queiroz

    Meu sonho é trabalhar nela.

  • Robson Galindo

    Relamente , interessantissimo o video sobre todo o processo de distribuição da FedEx, uma empresa que corre contar o tempo e acima e tudo sabe usa-lo com habilidade para fazer as coisas chegarem onde devem, e comom o Ismael tbm tenho muita vontade de trabalhar lá! parabéns ao site otima materia…!

  • amauri

    Poderiam me dar alguma informação sobre suprimento e distribuição internacional.

    Obrigado.

  • http://log,descomplicada ginalva

    Eu também sonho em trabalar numa empresa assim…Más quem não sonha? excelênte essa matéria fiquei encantada com tanta tecnologia.

  • carlos moitinho

    DEMONSTRA O NOSSO ATRAZO

  • Pedro Silva

    Caro Leandro,

    São giganes como esta que torna a Logística tão importante para o mundo globalizado em que vivemos. Parabéns por mais este artigo.

    Forte Abraço

  • http://alessandro.fagerstrom@hotmail.com Alessandro Rog&eacut

    Logística pura pois realizar entregas no tempo certo é um grande desafio

  • Edriana

    Matérias como esta me deixam cada dia mais apaixonada pela inteligencia chamada LOGÍSTICA!

    ADOREI!

  • Junio Mamede

    De fato o sistema e tecnologia são fantásticos. Mas o que mais me impressionou, foi a visão do empresário. Não acredito que outro qualquer ousaria trabalhar dois anos tendo prezuizos na casa de U$ 1 milhão. Não o conheço, mas admiro-o muito pela coragem.
    Parabéns…

  • Douglas Heinz

    Procurava este vídeo da FEDEX há algum tempo. Já havia assistido em uma apresentação. Obrigado.

  • Anderson Ramon

    A cadeia logística da FEDEX é de impressionar! Todos os procedimentos são realizados de forma impecáveis devido a sua infra-estrutura e tecnologia de alta qualidade.

  • LUCIANA

    Olá sou tecnica em logística, e achei muito enterresante o video que vocês fizeram, estão de parabêns

    a Fedex deveria vi para BAHIA…

    • TRUNK

      LÓGICO, A FEDEX VIRÁ PRA BAHIA… LOGO PRA BAHIA…

    • James

      putz, vc com esta escrita em portugues é tecnica em log , quem dira seu subordinado,rsrsrs

  • Regisfilho23

    sonho de todo profissional.

  • Marcelo oliveira

    Entrei na rapidão cometa na hora certa agora sou fedex

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002904637397 Hudson Lúcio Bignardi

    incrível trabalhar em empresas com toda a tecnologia e processos elaborados com toda essa perfeição é o sonho de todo o profissional mesmo !

  • Marco Aurelio

    O grande segredo é o cliente se adaptar a ela e não ela ao cliente, A partir do momento que um sistema operacional não aceita variantes externas ele é fadado ao sucesso.

  • Marcus Vinícius Pereira

    Estou na expectativa que a FEDEX implemente as ferramentas de gestão na Rapidão Cometa.