Gestão empresarial – como fazer?

Gestão empresarial – como fazer?

Estatísticas mostram que a maioria das empresas brasileiras fecha nos primeiros anos de vida. Não é surpresa, pois muitas delas está morta antes mesmo de nascer. E não é por falta de oportunidade no mercado ou porque os produtos e serviços que elas oferecem são ruins. Trata-se da falta de conhecimento em gestão. Sem gestão adequada, não há negócio que sobreviva.

gestaoPara ajudar a esclarecer este assunto, li, gostei e recomendo o livro Gestão Empresarial em Gotas. Trata-se de uma leitura fácil que vai apresentar alguns conhecimentos essenciais para a gestão empresarial, mas sem ser maçante como um livro acadêmico. Trata-se de uma leitura indicada para gestores que queiram se familiarizar com algumas das técnicas e procedimentos da boa administração empresarial.

O livro é baseado em torno de 4 pilares principais, chamados os 4 P’s da gestão.

O primeiro é o Planejamento. Este passo aborda tudo o que é preciso pensar antes de mergulhar no mercado. Você não inicia uma viagem sem saber que estradas vai pegar, então precisa conhecer o ambiente, preparar sua estratégia, planejar o que será o futuro da sua empresa.

O segundo P trata de Processos. Aqui você analisa, prepara e melhora como sua empresa executa aquilo que se propõe a fazer. Não é por acaso que uma das ferramentas mais importantes para melhoria dos processos, os indicadores de desempenho, são destacados nesta seção do livro.

O terceiro são as Pessoas. Boas ideias só vão pra frente se forem movidas por boas pessoas. Elas são a cara da sua empresa. Mantê-las motivadas, agir como um líder e fomentar o trabalho em equipe são alguns dos temas abordados.

Finalmente, o último P aborda os Projetos. Para onde você quer ir? Como quer chegar lá? Sem uma boa gestão desses projetos, você vai nadar e morrer na praia.

O livro Gestão Empresarial em Gotas, editado pela Cengage Learning, está disponível nas Livrarias Saraiva.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Também acho que um PODC é essencial. A primeira frase da matéria é realmente verídica e concordo plenamente. Muitas das empresas, se quer conseguem se estabilizar no mercado, não conseguem ter uma visão mais ampla, possuem uma análise de mercado mal feita ou se quer feita, isto acarreta em falências empresariais. Conhecer os seus concorrentes, e até mesmo tornar-se sócio de alguns, técnicas de Benchmarking também são necessárias.