Leitura: Estatística para Administração

estatistica para administracaoJá tivemos na seção Leitura Recomendada outros livros de estatística, mas eles eram voltados à engenheiros e outras pessoas com bastante afinidade com números. Mas muitos cursos de administração, economia e logística também fazem uso de estatística, deixando um espaço entre aquilo que a teoria tem a oferecer e o conhecimento realmente adquirido pelos alunos.

Por isso, a indicação de hoje é um livro de estatística voltado à administração e economia, que poderá ser muito útil para estudantes de logística: Estatística Aplicada à Administração e Economia. Um dos pontos altos do livro são exemplos usando Microsoft Excel e Minitab (marcas registradas).

Trata-se da 2a edição da obra cujo objetivo é oferecer aos estudantes uma introdução conceitual à estatística e suas variadas aplicações. O texto foi orientado para as aplicações tendo em mente as necessidades dos estudantes que não têm conhecimento matemático profundo, tanto que o único pré- requisito necessário é saber álgebra. Valendo-se de uma quantidade variada de fontes, os autores extraíram dados de estudos reais para desenvolver as explanações e criar exercícios que demonstram os diversos usos da estatística na administração e na economia. O livro traz ainda apêndices com exemplos de aplicações estatísticas desenvolvidas a partir do uso dos programas Minitab e Microsoft Excel.

Cada capítulo oferece exemplos/estudo de caso, um glossário e como explorar os novos conceitos estudados utilizando Excel e Minitab, de forma bastante didática.

Os links na imagem e no título levam à Livraria Saraiva onde você poderá comprá-lo.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).