Livro: 50 casos reais de administração

50 casos reais de administraçãoUma das melhores formas de aprendizado é através de estudos de caso. Sejam casos de sucesso ou fracasso, vemos como gestores resolveram alguns problemas, as implicações das atitudes e os desdobramentos das soluções. E o melhor, sem precisar arriscar nada nem tomar nenhuma decisão, apenas absorvemos novos conhecimentos da área.

Pensando nisso, indico hoje o livro: 50 casos reais de administração (Submarino ou Saraiva). O autor deste livro é o indiscutível Peter Drucker, o pai da administração moderna. Este lançamento tem todos os ingredientes para tornar-se um best seller da gestão empresarial.

Os cinquenta casos deste livro tratam de situações específicas, problemas específicos e decisões específicas – todas elas típicas e relativamente comuns nas empresas e em quaisquer outras organizações. E são situações, problemas e decisões administrativas, isto é, referem-se àquilo que as pessoas têm de enfrentar, resolver e decidir. Estes casos são, portanto, típicos das situações, problemas e decisões que todo administrador costuma ter diante de si – e que os estudantes de hoje provavelmente terão diante de si amanhã. Estudantes, professores e administradores devem interpretá-los como casos que conduzem à pergunta: “Como devo enfrentar isso?”.

Os casos estão organizados em oito grupos. Os sete primeiros seguem o esquema: I. desempenho nas empresas – II. Desempenho nas instituições de serviço – III. Trabalho produtivo e trabalho realizado – IV. Impactos e responsabilidades sociais – V. O cargo e o trabalho do administrador – VI. As habilidades administrativas – VII. A organização da administração. No último grupo, Estratégia e estrutura, os casos referem-se à relação entre tamanho e organização e tamanho e estratégia administrativa. Abordam também os problemas administrativos das empresas multinacionais e do processo de integração econômica.

Cada caso converge para um tema principal. E, como ocorre em toda situação, problema e decisão administrativa, cada um enfoca o negócio como um todo e as pessoas envolvidas. Podem ser lidos, discutidos e aplicados com uma finalidade específica e uma perspectiva básica e podem também ser lidos, discutidos e aplicados para se compreender melhor a complexidade das instituições e do comportamento humano dentro delas.

Os links levam ao Submarino ou Saraiva onde você poderá adquirí-lo.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Leitura é sempre bom,ainda mais contando experiencias de outros gestores,para quem é inesperiente com certeza é um grande apredendizado eu vou procurar adquirir também.

  • Helemarcia Sales Gom

    Bom Dia

    Senhores

    Trabalho na Área de transportes de Cargas Fechadas , Gostaria da ajuda de todos , estou recebendo ultimamente varias multas por excesso de peso entro os eixos das carretas transportadas , Já procurei ver com a ANTT uma tabela ou alguma informação sobre excesso de peso qual o limite Maximo e qual o preço cobrado por excesso dos eixos , por que para a empresa recebo valores diferenciados , Já chegou excesso igual de peso com valores totalmente diferente . Meus caros amigos gostaria muito da ajuda do mesmo se tiverem essa informação.

    Desde de Já Grata pela Atenção

    Helemarcia Sales

    Alfa Express Transportes e Logística .