Logística e comércio exterior

O aumento dos negócios internacionais entre o Brasil e outras nações tem gerado vagas em todas as áreas, especialmente naquelas ligadas a importação e exportação.

Escolher uma profissão não é nada fácil. E como profissional da área (sou despachante aduaneiro e professor), garanto que o mercado de comércio exterior é ideal para aqueles que buscam inovação, desafios e experiência internacional.

Empresas dos mais diferentes ramos vêm contratando este profissional para gerir os seus negócios internacionais, seja na parte comercial, operacional, financeira ou de logística. Ele também pode ser um trabalhador autônomo e prestar consultoria e assessoria para empresas.

O profissional de comércio exterior está apto a:

  • Intermediar negociações de compra e venda com o exterior;
  • Assessorar empresas iniciantes no mercado internacional;
  • Fazer cotações de moedas e produtos;
  • Fazer análise de mercado e adaptar mercadorias para a cultura local; e
  • Escolher a melhor forma de transportar os produtos, contratando frete e seguro internacional.

Para se tornar um profissional nessa área, é preciso fazer um bom curso superior, dominar o idioma inglês e se manter atualizado com notícias sobre economia, política e gestão de negócio. A reunião dos três elementos – formação superior, conhecimento prático e teórico – coloca o profissional em evidência para o mercado e oferece boas oportunidades de emprego ou negócio.

O Brasil já não mais o país do futuro.  As taxas de crescimento do comércio exterior do Brasil tem sido excepcionais.

Exportávamos algo em torno de 2,7 bilhões de dólares em 1970, US$ 20 bilhões em 1980 e US$ 30 bi em 1990. No início desta década estes valores ultrapassavam os 100 bilhões de dólares e agora estão próximos do meio trilhão de dólares. Esse futuro é agora.

Dia 28 de janeiro comemoramos o dia do profissional de comércio exterior. Parabéns para o profissional que movimenta a nossa balança comercial.


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Despachante Aduaneiro, formado em gestão Financeira e Pós-Graduado em logística e Comércio Internacional. Presta consultoria para empresas de comércio exterior em logística aduaneira e procedimentos alfandegários de alimentos, bebidas e veículos. É autor e editor de conteúdo do ComexBlog.

em : segunda-feira, 30 jan, 2012


  • http://www.facebook.com/people/Menthor-Rimas/100003097196761 Menthor Rimas

    Mais uma matéria excelente  parabéns…

  • Felipe S. Passos

    Olá, Carlos.

    Sou estudante de Comércio Internacional na PUCRS e, me formo neste ano. Ainda não tenho experiência na área de comércio exterior e, estou à procura de um estágio ou emprego efetivo.

    Terias como me auxiliar nesse sentido? Terias conhecimento de empresas aqui em Porto Alegre e região metropolitana, onde eu poderia me candidatar a vagas?

    Desde já meu muito obrigado e parabéns pela matéria.

    Felipe S. Passos