Logística é lugar de mulher?

Logística é lugar de mulher?

Recentemente a mídia divulgou que logística não é mais uma profissão do futuro – é uma profissão do presente. Será que tem espaço para as mulheres nessa profissão tão importante?

logistica-mulherAssim como as demais profissões, os profissionais de logística precisam ter competências específicas para desenvolverem suas funções.

Eu não quero aqui defender nenhuma bandeira feminista e muito menos ser radical.

Todos sabemos que, ainda hoje, existem muitas mulheres desempenhando as mesmas funções que os homens com salários menores.

E também sabemos que as algumas mulheres optam por sua carreira familiar para ter filhos e abrem mão de aspirações profissionais em um determinado período da sua vida.

Considerando essas peculiaridades (para não dizer mitos) existentes sobre a profissional do sexo feminino, minha pergunta é: características femininas interessam o mercado de logística?

CARACTERÍSTICAS DOS PROFISSIONAIS DE LOGÍSTICA

Visão sistêmica, senso de urgência, pro-atividade, redução de custos. São inúmeras as habilidades que um profissional de logística precisa ter de suas formações e personalidade.

Isso sem contar as características básicas como responsabilidade, organização (é quase impossível fazer boas operações logísticas sem ser organizado) e comprometimento.

Eu vejo que essas características são comuns tanto a homens quanto a mulheres. E, mais que isso, são características mais relacionadas aos valores da pessoa em si do que ao sexo.

Até aqui, não vejo nenhuma diferença de requisitos entre os sexos para ocupar uma vaga de logística.

Mas eu escolhi duas funções ocupadas por profissionais de logística para aprofundar um pouco mais o assunto.

MULHERES LIDERANDO EQUIPES DE LOGÍSTICA

Aliada as demais características citadas, a liderança é por si só uma habilidade crucial para gerir uma equipe.

Para mim, líder é líder – independente de cor, sexo, idade, formação ou experiência. Existem líderes e, ainda hoje, existem chefes – tanto homens quanto mulheres.

Assumir a liderança de uma equipe traz muitos desafios, a começar pelos testes que são feitos pelos liderados até que a confiança se estabeleça. Homens e mulheres passam por isso diariamente, dentro e fora da logística.

MULHERES OPERANDO EQUIPAMENTOS LOGÍSTICOS

Ainda é estranho de ver… Mas quantas mulheres você já viu dirigindo um caminhão, operando uma colheitadeira, uma empilhadeira ou mesmo um transteiner?

Aqui sim chegamos em um mercado que exige uma característica bastante peculiar: delicadeza.

Por mais força que os equipamentos façam, a operação de equipamentos logísticos é algo delicado.

Movimentar contêineres com mercadorias avaliadas em milhões de dólares ou colher cana-de-açúcar, fazendo o corte correto para já deixar a planta adequada para a colheita na safra seguinte exige muito cuidado e muita atenção.

Para essas atividades, o mercado busca profissionais que sejam mais cuidadosos e delicados – e sim, essas são características femininas.

Não que homens não possam ter essas características – muito pelo contrário. Tem homens que são mais delicados do que mulheres.

Mas, via de regra, nas visitas que faço às empresas que operam esses tipos de equipamento, há uma preferência evidente por uma profissional mulher.

Em muitas dessas funções, elas ainda não são maioria – o que não deixa de ser uma excelente oportunidade de trabalho. E olha que o salário dessas funções não deixa a desejar…

Precisamos apenas quebrar alguns paradigmas do tipo: carrinho de controle remoto é brinquedo de menino… Porque na vida adulta, tem muito “controle remoto” esperando por mãos delicadas para realizar operações logísticas eficientes.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

É economista pela ESALQ/USP e pós-graduada em Administração de Empresas pela IBE/FGV. Coordenou o grupo ESALQ-LOG (Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial) e liderou equipe de projeção de demanda do LabTrans (Laboratório de Transportes da UFSC). É empreendedora de marketing digital no ramo da logística e idealizadora da série: “Logística em 2 minutos”. Também escreve sobre os bastidores do empreendedorismo no seu blog. Email: contato@prinunes.com.br.