Logística no comércio exterior

Logística no comércio exterior

A logística existe desde as remotas operações agrícolas para estocar os grãos das colheitas do Nilo no Egito antigo, porém, devido às mudanças organizacionais e tecnológicas das últimas décadas, as práticas logísticas tornaram-se um dos maiores desafios das empresas. Hoje é possível obter uma vantagem competitiva real através da logística – e existem empresas inteiras dedicadas apenas ao gerencimanto logístico (vide os operadores logísticos, as grandes transportadoras ou empresas como FedEx, UPS e DHL).

Um dos grande obstáculos da logística num ambiente globalizado é justamente utilizar diferentes estratégias para melhorar a eficiência da cadeia logística, fazendo com que as empresas consigam competir em diferentes mercados.

Um destes grandes mercados pode ser encontrado em operações de comércio internacional, que vem passando por considerável mudança nos últimos anos e o incremento no volume de negócios é notável.

Este ambiente competitivo e dinâmico faz com que haja a necessidade de um ambiente integrado internamente e um nível de relacionamento forte junto às outras empresas parceiras.

A logística tornou-se uma importante ferramenta para ganhar competitividade e ajustar os fluxos de materiais a esta realidade veloz, em que a redução de tempo na distribuição, estocagem e movimentação dos produtos serão a chave competitiva para o comércio internacional.

livro logística no comercio exteriorO livro Logística no Comércio Exterior aborda a logística por uma ótica sistêmica, contemplando todo gerenciamento da Cadeia de Abastecimentos Internacional, ampliando a visão logística nos negócios internacionais.

A obra traz uma visão global das operações de logística internacional e ferramentas empregadas para melhorar a eficiência da Supply Chain Management. Começando pelos fluxos logísticos, passando por conceitos sobre logística e cadeias de suprimentos para então analisar em detalhes todas as formas de transporte internacional. Por fim, apresenta diversas ferramentas logísticas para aplicação na cadeia de suprimentos internacional.

Assim, o livro mostra que a logística tornou-se uma importante ferramenta para ganhar competitividade e ajustar os fluxos materiais a esta realidade veloz, em que a redução de tempo na distribuição, estocagem e movimentação dos produtos serão a chave competitiva para o comércio internacional.

Este livro pode ser encontrado no Submarino, na Cia dos Livros ou na Livraria Saraiva.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Guilherme

    Estou concluindo meu curso de logística, seria interessante fazer Comércio Exterior?

  • De fato a logística vem avançando cada vez mais em todos os campos de uma empresa, acredito que o bom planejamento necessariamente está envolvida a logistica antes de tudo começar, é um fator de competitividade muito grande e de tanta relevancia.