Logística reversa para o lixo eletrônico

Logística reversa para o lixo eletrônico

Com o avanço contínuo da tecnologia, nos vemos forçados a trocar nossos computadores e outros equipamentos num ritmo alucinante. Se você tem mais de 20 anos, provavelmente lembra dos walk man, aqueles aparelhos portáteis que tocavam fitas K7. Logo depois eles foram substituídos pelos disc man, que tocavam os CDs. Foi um salto na tecnologia e qualidade do som. Em seguida vieram os disc man que tocavam também CDs com músicas digitais (MP3). Em seguida foi a vez dos MP3 players, do tamanho de uma pilha. Hoje os celulares integram essa função (sem falar dos iPods e similares).

Com computadores a situação é a mesma, e certamente você consegue identificar outros aparelhos com vida útil tão curta: telefones celulares, vídeos-cassete, DVDs, blu-rays, etc.

Com tamanha quantidade de equipamentos sendo substituídos, uma dúvida deve surgir: o que fazer com tanto lixo eletrônico? Existe não somente plástico reciclável, mas também materiais metálicos e até ouro em alguns dos contatos desses equipamentos. A logística reversa atua, neste caso, como uma solução para dois problemas muito importantes: o problema ambiental, e o problema financeiro.

Não adianta negar, as empresas investem em logística reversa e cuidados com meio ambiente também por interesses econômicos. É possível economizar algum dinheiro em matérias-primas, ao mesmo tempo em que se satisfaçam as leis e se consegue uma boa imagem por isso, com a vantagem obtida através do marketing dessas ações.

Pensando nisso é que foi escrito o livro Logística Reversa como solução para o problema do lixo eletrônico – benefícios ambientais e financeiros. logística reversa como solução para o lixo eletrônicoCom a votação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o aumento da importância da logística reversa no contexto empresarial e da sociedade, o lixo gerado pelos equipamentos eletrônicos terá que ter uma destinação correta e responsável.

Através de três estudos de caso, o livro aborda questões como legislação, meio ambiente e responsabilidade social no contexto da logística reversa para o lixo eletrônico.

A conclusão é de que as empresas conseguem prover benefícios financeiros com uso das atividades da logística reversa e consegue-se mostrar que ações que levem em conta melhorias ao meio ambiente podem caminhar ao lado de retorno financeiro para as empresas.

Este livro pode ser encontrado na Livraria Saraiva.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Não só as empresas como toda sociedade precisa ter conciencia e dá a devida importancia ao assunto meio ambiente, afinal precisamos viver bem e a natureza deve ser bem tratada.

  • Claudir Alves

    Logística reversa é muito importante para a sociedade como um todo , porém as empresas precisam ter essa consciência .

  • sirlei luz

    bom sem duvidas planejar ainda é um caminho seguro e certo, com os agrande avançaos podemos pensar nesta logistica a se trabalhar nela, não só os eletronicos mais enfindavel coisas que aparacem para facilitar a vidas de milhoes de pessoas no mundo, aqui no brasil alem de trabalhar muito ainda caminhamos a passos de aprendisagem sobre o assunto mais com livros assim que abordam assuntos deset nivel e qualidade vamos chegar -lá rapido.

  • Aparecido Sér

    O importante é que tenhamos a consciência que a Logístista ou Logística Reversar é o planejamento da movimentação de materiais/produtos.

    A logística ou logística reversa, não nasce por si, ela é fruto de uma consciência ou necessidade organizacional que planeja e desenvolve o processo de movimentação de materiais de forma eficiênte e eficaz.

  • Sim. Logística Reversa é importante, tem que fazer parte do nosso mercado atual, para que haja um consumo dos bens num processo cíclico, ou seja,transformar o material e não descartá-lo na natureza, que garanta sustentabilidade, as nossas fontes de riqueza.

    Estudante de Lógistica,

    Nível Técnico.

    • Douglas

      já dizia Antoine Lavoisier: Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.