Maior avião de carga do mundo visita o Brasil

O avião cargueiro Antonov AN 225, que já mostramos neste vídeo de uma decolagem de risco aqui no logística Descomplicada, visitou a América Latina pela primeira vez neste final de semana (14 de fevereiro).

O avião chegou no dia 14 de fevereiro no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, transportando três válvulas para a Petrobrás.

O Antonov An-225 Mriya é um avião cargueiro fabricado na Ucrânia e operado pela Antonov Airlines (também Ucraniana). Ele foi desenvolvido antonov an 225 mriyapara transportar cargas enormes e pesadas que jamais poderiam ser transportadas por outros aviões de cargas convencionais como o Boeing 747 Large Cargo Freighter, o Antonov An-124 ou o C-5 Galaxy, o mais próximo da capacidade do An-225. Inaugurado em dezembro de 1988, ainda está em plena operação. Ele pousa em chão de terra (com ou sem chuva) e até na neve (incluindo regiões remotas e desérticas da Sibéria). Foi utilizado para transportar o ônibus espacial russo Buran.

Com uma tripulação de apenas 6 pessoas, consegue carregar até 250 toneladas de carga, que entram por suas portas que medem mais de 4 x 6 metros. Ele vazio pesa quase 300 tonaladas.

Seu sistema de propulsão conta com 6 turbinas ZMKB Progress Lotarev D-18T, e precisa de uma pista de decolagem de 3,5km se estiver com carga total.

A velocidade de cruzeiro é de 800 km/h e sua velocidade máxima é de 850 km/h, tendo independência de viagem de até 15.400 km ou de até 4.000 km se estiver com carga total.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Enric.

    Fenomenal;….. onde chega a capacidade do cérebro, só imaginar se fósemos mais onéstos,aonde poderiamos chegar, é, no entanto na outra ponta temos gente que morre de fame, porqué nem trabalho sequer tem, para poder comprar a sua pouquísima comida, o suficiente para poder ficar em pé. Sou trabalhador, sem muitos estudos, mais uma visão clara é certa, de que nos mesmos somos os verdadeiros culpados, larguem essa ambisão de dinheiro que quanto mais tem mais quer, é, com menos, dá para viver muito bem. Era preciso desabafar…… Enric.

  • Laura

    É se não fosse o grande engenheiro Prefeito Paulo Maluf, o maior aeroporto da Améica do Sul não estaria construido e o Antonov nunca viria nos visitar!

  • José Marcos

    gostei muito do site e aprendi agora qaul é o maior cargueiro do mundo, e ele no Brasil pela primeira vez. muito bom, só podia ser em guarulhos. rssrrrrsr

    Mas é isso ai Brasil

  • Sensacional.

    Parabéns pela matéria.

    Esse avião para uma jamantona. Demorou uns 10 segundos até começar a ganhar altitude após o início do vôo.