Maior ônibus do mundo (é brasileiro)

Maior ônibus do mundo (é brasileiro)

Já vimos várias matérias com os maiores do mundo: caminhões, aviões, helicóptero, máquinas e outros. Mas para a logística urbana, nenhum deles é tão importante quanto um bom ônibus.

Os ônibus tem papel fundamental na logística das grandes cidades. Facilitam a circulação de pessoas e se o transporte for bom o suficiente, consegue fazer com que alguns carros fiquem nas garagens. Esta é a ideia do maior ônibus do mundo, que começou a circular em Curitiba.

ônibus maior do mundo curitibaO ônibus gigante, chamado de Ligeirão Azul, tem 28 metros de comprimento, 2,6 metros de largura externa e 2,2 metros de largura interna e capacidade oficial para 250 passageiros (apesar de caberem mais de 300 pessoas dentro dele).

Tecnologia

Além do tamanho, o mega ônibus possui uma carroceria que se assemelha a um trem-bala. A aerodinâmica foi feita para ser mais um ponto positivo do veículo, eficiente para algo tão robusto quanto ele.

Porém, não pense que toda essa robustez traz mais poluição para a cidade, já que o ônibus utiliza apenas combustível de soja, diminuindo em 50% a emissão de fumaça em relação a outros veículos que circulam em Curitiba. O biocombustível era um projeto experimental em 2009, e agora passa a ser usado nos 24 novos ônibus, todos em circulação até o final do ano.

Ele possui ainda vidros amplos (uma maior área envidraçada) com película fumê, além de exaustores e ventiladores feitos para manter a temperatura mais amena durante a viagem.  Com cerca de 53 mil passageiros (por dia) usufruindo da linha coberta pelo “Ligeirão Azul”, nada melhor do que trazer conforto para quem depende desse tipo de transporte para trabalhar, estudar ou passear.

Outra tecnologia que também deve contribuir para a diminuição do tempo da viagem são os sensores de cruzamento. Com eles, os ônibus se tornam a prioridade durante o cruzamento, fazendo com que os semáforos se abram, evitando assim paradas desnecessárias, que aumentam a duração do trajeto.

Acessibilidade

Embora se destaque pelo tamanho, uma das principais vantagens do Azulão são as condições oferecidas para cadeirantes. Além dos avisos sonoros que já existem nos outros ônibus de Curitiba, para que se saiba as paradas dos veículos, o ônibus azul tem um dispositivo para que o deficiente físico possa comunicar da sua descida (para os outros passageirosa, não há campanhia, já que o ônibus sempre faz as quatro paradas, na canaleta específica pela qual o veículo trafega). E, para os portadores de deficiências auditivas, foram instaladas luzes dos lados de dentro e de fora nas portas, que indicam quando o ônibus será fechado.

Ambientalmente correto (movido 100% a biocombustível), mais confortável e mais comprido. Mas o verdadeiro teste para o Ligeirão Azul começa nos próximos dias, quando a sua capacidade será testada pelos mais de 25 mil passageiros que fazem o trajeto diariamente. A oferta de lugares, com a chegada do Ligeirão Azul, deve ser ampliada em 45%.

Circulação

Os primeiros dez ônibus gigantes colocados na rua substituiram outros dez veículos articulados de Curitiba, cada um com 18 metros de comprimento e capacidade para 170 passageiros. Outros 10 ônibus azuis também já começaram a operar desde a inauguração do sistema.

Confira a galeria de imagens do Ligeirão Azul abaixo.

[nggallery id=22]

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Daniella Barretto

    Uma ótima solução para o transporte urbano! Parabéns Curitiba!!!

  • nilton

    Esse modal não é a solução para o transp. público.Tem que implantar o vlt nas grandes cidades brasileiras.

  • Márcia

    Em Florianópolis também estamos precisando de uma melhor mobilidade urbana.

    Vamos esperar que a idiea seja copiada.

    Parabéns pela matéria.

    Márcia

  • carlos

    QUANDO VAI SER A VEZ DE DE SÃO PAULO

  • Washington

    È isso aí, Curitiba sempre na frente!!!!!

    Daqui alguns anos quando ficar sucateado, talvez Manaus possa pensar em ter.

    O transporte ruim o do AM.

  • CARAMBA!!!!
    QUE MARAVILHA, ESPERO QUE TODAS AS CIDADES VENHA A TER ESSE ONIBUS,ISSO DESENVOLVE O TRANSITO E É BOM PARA TODOS NO SENTIDO TEMPO.

    • Amaury S. Bueno

      Trabalho em Curitiba e digo que o grande diferencial aqui são as canaletas dos ônibus(onde circulam), à técnologia desse ônibus é interessante, mas as frotas daqui estão ficando sucateadas, e não há mêtro nem trêm; ou seja tudo isso é maquiagem.