Mexe com a logística, mexe com você

Mexe com a logística, mexe com você

Como um grande apaixonado pela área da logística, não me atenho aos comportamentos desencadeados pela paixão, como ilusões e insensatez; mas à essa maravilha em que a logística enraíza seu contexto: a lógica – Essa enorme vascularização das tomadas de decisões embasadas no conhecimento, com agilidade e atenção às reações do mercado.

logisticaA Logística é hoje a atividade que mais se faz presente em nossas vidas. Com seus problemas – e são muitos[…] – que refletem em nosso dia a dia, revelam nossas fraquezas e a extrema necessidade de mudança, de melhorias contínuas. Basta analisar que muitos desses problemas que afetam o mercado de transportes são os mesmos que dificultam a vida do cidadão: trânsito, vias insuficientes e mal cuidadas, falta de planejamento e infraestrutura, insegurança e falta de acompanhamento do poder público…  Resultado: Caro para a Logística, caro para você.

É incrível como a Logística está ligada à nossa qualidade de vida. Se compararmos as taxas de crescimento econômico com os investimentos em logística no mesmo período, podemos constatar que há uma melhora substancial do sistema econômico brasileiro. O que precisa ficar claro para o Brasil é que não se pode investir em logística no decorrer do crescimento, mas antes dele. Não se pode continuar colocando a água no fogo enquanto se planta o feijão – Se gasta energia (fogo), recursos (água) e mão-de-obra; e ainda há o risco de se comer um feijão de má qualidade, pois se a colheita não for boa, vamos ter que comê-lo assim mesmo pela falta de tempo.

Qualidade de vida é comer bem, trabalhar com o que gosta, saúde e segurança assistidas, conforto… Não há outra coisa que possa proporcionar essas outras do que um bom planejamento. E para um bom planejamento não há nada melhor do que conhecimento, recursos e antecipação. No caso do nosso Poder Público, “vontade” é fundamental; é o início de tudo, de bom ou de ruim.

A Logística, não só a área de transportes, está intimamente ligada ao aumento ou diminuição da taxa de desemprego no país, pois é o setor que canaliza todos os investimentos que possibilitam a ampliação e o sucesso dos mercados.

Não há como melhorar o sistema logístico do mundo sem melhorar a vida das pessoas. O que antes atingia quem estava diretamente ligado à área da logística, hoje abrange a todos, sem exceção. Desde alimentos até automóveis e outros bens que antes não eram disponíveis em uma classe ou região, seja pelo acesso ou poder econômico, vêm possibilitando novas experiências às pessoas. Com o envolvimento da Logística em todos os processos que garantem competitividade, nasceu uma fase que podemos chamar de “Logística para todos”, onde todos se beneficiam – ou sofrem – com os efeitos da modernidade trazida por essa área.

Mágica e revolucionária, a Logística propicia a inserção de qualquer indivíduo num meio social e/ou econômico. Sem opção, a esse indivíduo cabe seguir a velocidade do tempo ou perder-se nele. Sem velocidade não há como competir e sem tempo não há logística – embora consigamos dias com 26 horas –. Sem a Logística você não seria você.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Foi Coordenador de Logística na Têxtil COTECE S.A.; Responsável pela Distribuição Logística Norte/Nordeste da Ipiranga Asfaltos; hoje é Consultor na CAP Logística em Asfaltos e Pavimentos (em SP) que, dentre outras atividades, faz pesquisa mercadológica e mapeamento de demanda no Nordeste para grande empresa do ramo; ministra palestras sobre Logística e Mercado de Trabalho.

  • Ibsolutions Comex

    Muito interessante o artigo. Ele faz a gente pensar que ainda estamos muitos passos atrás na questão do comércio internacional. Muito disto deve-se ao fato do desconhecimento total das empresas sobre logística internacional.

    O desenvolvimento do país está intimamente ligado à questão da logística como você destacou no artigo e a participação no mercado mundial mais ainda. Precisamos de mais profissionais na área se quisermos um dia a ser um dos grandes players no mercado global.

  • Muito bem falado Marcos, parabéns pelo texto!

    A impressão que tenho é a de que os governantes brasileiros aguardam a invenção do teletransporte para que sejam resolvidos todos de uma só vez os problemas da logística, principalmente relacionadas ao transporte de cargas e terrestre, no nosso país.

    O cidadão? Ah, o cidadão (para os políticos) quer apenas não ter que pagar a passagem de ônibus…

    • Marcos Costa

      Prezado Fábio Lima,
      Impossível não comentar sua mensagem: bem bolada e, infelizmente, real.
      Essa não é uma impressão só sua. Mas, sinto desapontá-lo, esse tipo de (tele)transporte já existe. O que muitas empresas de transporte não estão conseguindo é materializar os produtos novamente. Alguns somem de vez ou chegam “pré-materializados”… quebrados mesmo.
      Você me inspirou a desenvolver um artigo sobre o assunto.
      Saúde e sucesso.

      • É verdade, Marcos!
        Vide diversos videos demonstrando o tratamento das nossas preciosas cargas dentro das principais players do mercado (só como exemplo).
        Estou ansioso pelo próximo artigo!
        Abraços,

  • Marcelo

    Sensacional essa matéria Parabéns

  • Adriano

    Como estudante de logística e cidadão, sinto, como todos os brasileiros as dores da falta de planejamento de longo prazo de nossos governantes , que infelizmente tem um horizonte de apenas quatro anos, e na incapacidade de fazer bons investimentos que gerem frutos, chegando a um represamento de investimento que acaba rompendo em uma enxurrada de maus projetos e planejamentos a um custo altíssimo e eficácia duvidosa , que o diga o nosso trem-bala , e todos nós cidadãos, e as gerações futuras, carregaremos um fardo pesado demais e desnecessário pela pura falta de visão de nossos líderes, que nos torna motivo de piada no mercado global.

    • Marcos Costa

      Prezado Adriano,
      Muito lúcida sua colocação. Estamos arcando com uma despesa gigantesca há muito tempo, e ela só aumenta com a omissão do povo brasileiro que quer crescer, mas não quer se comprometer. E, sem dúvidas, a logística é a mais atingida.
      Saúde e sucesso.

  • Márcia

    Muito bom o artigo.
    Parabéns!

  • tatiana

    parabéns pela matéria, realmente a área da logística tem um papel fundamental e é algo que me encanta também.
    acabei de me forma em técnica de logística e a cada dia tento me aperfeiçoar e sempre me deparo com algo novo. É um fluxos em constante mudança

    • Marcos Costa

      Prezada Tatiana,
      É para um público como você que trabalhamos esses artigos. A logística realmente é inovadora e ainda tem muito chão pela frente, apesar das dificuldades. A área está muito aberta para profissionais com cursos técnicos. Aprimore-se cada vez mais que a recompensa virá.
      Saúde e sucesso.

  • CLAUDINEI PEREIRA DA SILVA

    muito bom

  • carlos.

    adoro esta area trabalho nela desde 1987