Navegação de cabotagem – vídeos

Navegação de cabotagem – vídeos

A navegação de cabotagem é aquela realizada entre os portos de um mesmo país, seja pelo litoral ou pelos rios e lagoas. É uma parte fundamental da logística pois diminui custos, retira caminhões das estradas, é menos poluente e mais segura.

Ainda é pouco explorada no Brasil, pois estudos indicam que apenas 25% das cargas que poderiam ser transportadas utilizando este modal realmente o utilizam. Por isto, é importante conhecê-la e promovê-la, para que possamos reduzir ainda mais os custos logísticos e encontrar soluções diferenciadas.

O programa Globo Mar apresentou no início de junho um programa especial sobre este tipo de navegação. Leia a matéria especial sobre a navegação de cabotagem e acompanhe nos vídeos abaixo partes do programa:

 

 

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Jefferson Dias

    Super interessante a matéria, pena que os políticos do Brasil não investe em tecnologia para os nossos portos.. Mais com certeza pegam uma fatia enorme de tudo o que é movimentado por eles. Na torcida por um Brasil Melhor =)

  • alexandre

    como vou começer na falculdade em agosto quero saber sobre tudo de logística

    então achei a matéria muito interessante, claro com um pouco de marketing .

    se tiverem mais matéria videos ou outras coisas mande p meu email, vou ficar muito agradecido

    muito obrigado.

  • Luiz Alberto

    Muito bom fé uma expressão que temos que ter com as péssimas condições de atracagem em nossos portos, PRIVATIZAÇÃO JÁ é o que nos estudante de Logística temos que encarar de frente. A matéria é sensacional pode ser Marketagem, porém foi o primeiro que eu assisto e fiquei emocionado em ver como a nossa engenharia naval tem e pode fazer pelo nosso país. Desenvolvendo, contratando pessoal especializado, dando melhores condições ao nosso trabalhadores e não contratando estaleiros estrangeiros para fazer as nossas necessidades.

  • Jhonny Freire

    Muito legal essa matéria sobre a cabotagem brasileira, só achei que estava meio “MARKETEIRA” para a Log-in.
    Mesmo assim interessante para os amantes da logistica.

    Enjoy!!!

    • Também achei marketeira, mas as informações são boas, já que temos pouca coisa sobre a cabotagem. Abs

    • Luiz Alberto

      É marketagem sim, e temos que fazer isso mesmo, não vamos dar alegria aos estaleiros estrangeiros. Parabéns Brasil.