O desafio da administração dos recursos humanos

O desafio da administração dos recursos humanos

Muitos dos profissionais de logística acabam tendo que gerenciar muito mais do que estoques, fluxos de produtos e sistemas de informação. Eles precisam gerir uma equipe de profissionais que o ajudarão a obter sucesso nas atividades diárias.

O trabalho em equipe sem dúvida faz parte das atividades logísticas, pois estávamos falando de uma atividade de integração de diferentes setores e até mesmo de diferentes empresas. Assim, a administração dos recursos humanos passa a ser uma área importante para o profissional que quer ascender na carreira e chegar a um posto em que ele terá que liderar uma equipe.

livro administração de recursos humanosA indicação de leitura de hoje é o livro Administração de Recursos Humanos, que já está na sua 14ª edição e só por isso já seria garantia de ser um excelente material. São mais de 500 páginas que colocarão à disposição dos estudantes o entendimento de como as organizações podem obter vantagem competitiva sustentável por meio das pessoas. O papel dos gerentes de RH não está mais limitado a funções relacionadas a serviços, como o recrutamento e a seleção de empregados. Atualmente, os gerentes de RH assumem um papel ativo no planejamento estratégico e na tomada de decisões em suas organizações, e isto não é diferente na área logística.

Temas críticos tais como a avaliação de desempenho pessoal, gerenciamento da remuneração e recompensas de incentivos são tratados com a profundidade que merecem. Temas clássicos como treinamento e seleção também são discutidos, com a inclusão das novas abordagens gerenciais que os assuntos merecem.

Questões mais estratégicas como o desafio da gestão de recursos humanos e o planejamento necessário nesta gestão também estão incluídos nos 14 capítulos deste livro, que pode ser encontrado no Submarino, na Cia dos Livros ou na Livraria Saraiva.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Adriano

    O RH é um setor muito importante, pois é o ponto de entrada de funcionários que iram definir a qualidade da empresa. O RH de muitas empresas não faz uma seleção devida, pois, contratam somente pessoas com experiência, e o sistema de avaliação e utilizado para o mesmo fim. A melhor forma seria contratar pessoas com capacidade de desenvolvimento e adaptação ao setor, experiência apenas não vale muito, pois, a forma como o mercado esta mudando rapidamente exige grande capacidade de se adaptar. O profissional com experiência e grande capacidade de adaptação vale ouro mas não se encontra um com tanta facilidade, sendo melhor proveito recrutar e treinar novos talentos quando necessário.