O inglês na logística e no transporte

O inglês na logística e no transporte

O profissional de hoje em dia, e não apenas na área de logística, precisa ser cada vez mais completo. Isso significa que ele deve ter uma formação adequada, possuir experiência na área, deve pensar em fazer uma pós graduação para complementar seus conhecimentos e falar outras línguas.

Algumas pessoas já me procuraram (durante a série de matérias sobre carreira em logística) para perguntar se deveriam estudar inglês ou fazer uma pós. Minha resposta era sempre a mesma: por que uma coisa exclui a outra?

Além disso, muitas empresas pedem que os profissionais falem mais de uma língua estrangeira, considerando que o inglês é “obrigação”.  A diferenciação do profissional se dará pela segunda língua estrangeira.

Mas se você ainda está “arranhando” no inglês, a dica de leitura de hoje deve ajudar a sua situação. O livro chama-se Inglês no Transporte e na Logística e o título não poderia ser mais explicativo.

livro inglês transporte logísticaNeste livro, escrito por um professor de inglês de uma universidade francesa e traduzido para o português, você encontrará aquilo que os profissionais da área de logística e transportes devem saber para executarem suas tarefas no ambiente onde a logística internacional e o comércio exterior estão cada vez mais presentes.

O livro é baseado em exercícios que abordam desde os tipos de produtos, embalagens, seguros e tipos de transporte. Um capítulo é inteiramente dedicado ao transporte internacional, com atenção especial ao vocabulário relativo aos portos. Um outro capítulo mostra em detalhes os vocábulos relativos à logística, à cadeia de suprimentos, ao transporte e à distribuição. Um glossário no final ajuda a tirar dúvidas rápidas e a aprender mais palavras de nosso uso cotidiano no idioma de Shakespeare.

Este livro você encontra nas Livrarias Saraiva e na Cia dos Livros. Garante o seu e aprenda mais hoje mesmo.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Leandro, eu estudo inglês todos os dias e prezo muito pela qualidade. Quero falar muito bem inglês e por isso sigo estudando todos os dias. Estou ao mesmo tempo me preparando para o TOEIC. Meu nível é o C1 o que é considerado inglês avançado. Vejo que muitas pessoas não sabem a diferença entra inglês avançado e fluente, e por isso em muitas empresas existem profissionais com um inglês “intermediário”. A maior parte das empresas dizem que eu tenho que estar com o inglês ‘fluente”. Eis a minha pergunta: as empresas realmente necessitam de alguém para falar inglês todos os dias aqui no Brasil?

  • Fabiana

    Olá estou tento dificuldades para encontrar livros ou sites o qual fale mais sobre Inglês Técnico aplicado em logística, não consigo encontrar contratos e documentos na área de Logística, se puder me ajudar agradeço desde já

  • Leandro

    Bom dia a todos. A logística começou a ter sua importância no cenário industrial, a poucos anos. Mas vem crescendo com muita rapidez, devido a exigência do mercado(consumidores) na qualidade do produto.
    Trabalho na área há 10 anos, e pude acompanhar, e participar um pouco dessa transformação que a logistica vem sofrendo.
    E hoje é essencial a qualificação do profissional da área. Estudar é muito importante, e mais importante é não ter somente o conhecimento do setor de logistica, apesar de se dividar em várias partes. Ex: tranporte, almoxarifado, expedição, programação..é de fundamental importância, falar outro idioma, como o inglês e espanhol. E não podemos nos esquecer que o mandarim, hoje também é um idioma, que tem sua prioridade.
    Finalizando, cursos de reciclagem, graduação, palestras…esses tipos de cursos sempre vão agregar valor a nossa vida profissional, nos dando assim suporte e bagagem, para tomarmos decisões importantes na area de logistica.
    Tem sistemas como o Kanban, JUst-in-times, Setup..entre outros
    Acho que pude deixar minha contribuição.

  • Joana Modesto

    Faço curso de técnica em logística e gostaria de aprender um novo idioma. Qual devo escolher inglês ou espanhol? Tenho que confessar que me identifico mais com espanhol? E aí o que faço??

    Abraço

  • vanessa de carvalho

    Olá, estou começando a me especializar na área de logística. Minha expectativa é me firmar profissionalmente neste ramo, e agradeço pela criação de um site como este, que esclarece muitas dúvidas ( das mais básicas até as mais complexas). Vou comprar o livro sugerido pois o meu curso é voltado para a área de transportes e estou começando entender a importância do inglês na logística.

  • Danillo Duque

    Ola sou Estudante de Logistica,e ainda esse mês estarei estagiando em uma uma mepresa de grande porte em transportes de alimentos,1°- gostaria quer vc me reconmendasse algum livro para quer eu me aperfeiçoe durante meu estagio,2°- me dar alguma dica para quer eu posa comerçar bem o estagio? Um Abraço

  • Me considero bem informada em relação a logística,não faço ingles mas estudo espanhol,já é um começo.Porém eu gostaria de tirar uma dúvida, todas as profissoes tem uma ética.Qual é a ética da logística?

    • Acho que a ética é comum a todas as profissões. Ou o profissional é ético ou não é. Não vejo diferenças entre profissões ou qual pode ser a "ética da logística".

  • Boa tarde a todos……Gostaria de informar a todos que vale a pena se esforçar e tirar só nota 10…… Tem que ser a melhor o melhor mesmo…..

    Giovanna Garcia Basilio minha filha embarca neste sábado para PORTLAND EUA por 30 dias estudará ingles, na Kaplan, através de um intercambio da escola ETEC onde eu fiz logistica e ela tec em informatica e o ensino medio tem apenas 17 anos.Foi contemplada por ser a melhor aluna da escola.

    Hoje ela está na Federal do Parana fazendo Analise e desenvolvimento de sistemas, Bom não é maravilhoso pessaol, então para voces jovens estudantes e novos profissionais, o nosso mundo é dos MELHORES…… e INGLES É IMPORTANTISSIMO……… UM ABRAÇO A TODOS NOIR GARCIA ARACATUBA

  • cezar

    Boa tarde?

    gostaria que você me desse uma luz, to fazendo o /tcc na area da logística e gostaria de alguns toque.

    E também para você falar uns nomes de livros de transporte coletivo de passageiro.

  • Caro Leandro, parabéns por este espaço, confesso ter me ajudado bastante com informações sobre Logística

    Sou graduado em Gestão Portuária e agora estou cursando pós graduação em logística.

    Também tenho um blog, o Portuária PE e acredito que podemos fazer uma grande parceria

    Abraço

    Acrisio

    • Acrisio, obrigado pela visita. Visitei seu blog e retribui seu comentário. Sucesso!
      Abraços

  • GISELIA APARECIDA DE

    Ótima dica, como a maioria das que são noticiadas neste site… já encomendei o livro.

    valeu