O maior helicóptero do mundo – Mil MI 26 “HALO”

mil MI 26 halo carregando aviãoPara se transportar grandes quantidades de materiais ou peças muito grandes, em regiões remotas sem acesso para grandes aviões e/ou estradas precárias, ainda é possível fazer a viagem pelo ar. O super helicóptero Mil MI 26 “HALO” serve tanto operações militares quanto civis desde sua introdução no mercado em 1983 pela União Soviética e é desde então o maior helicóptero com linha de produção no mundo.

Este modelo foi concebido para substituir um outro modelo russo também gigante, mas o MI 26 precisava transportar mais carga, com o dobro do espaço interno e capaz de transportar até 13 toneladas de carga militar. O modelo tem 2 motores que dividem a carga e é capaz de voar com alguma carga mesmo que um dos motores não funcione. E quanto a sua capacidade, os projetistas foram além das 13 toneladas desejadas: ele tem capacidade para carregar 20 toneladas! E recentemente, em julho de 2010, um consórcio entre Rússia e China anunciou que já iniciou o projeto do sucessor do MI 26. Conheça mais sobre esta enorme ferramenta para transporte de grandes peças nos parágrafos abaixo, veja fotos e o link para um vídeo ao final da matéria.

O MI 26 já foi usado em diversas tarefas, militares ou civis. Foi utilizado, por exemplo, no desastre nuclear que ocorreu na usina nuclear de Chernobyl (Ucrânia) em 1986. Outro uso dele foi para transportar um megabloco de gelo onde havia os restos bem conservados de um mamute de 23 mil anos. O bloco de gelo pesava 25 toneladas e o helicóptero utilizado foi imediatamente retornado para a fábrica para verificar se falhas estruturais ocorreram devido ao sobrepeso.

Na América do Sul, apenas o Peru e a Venezuela possuem unidades deste helicóptero, utilizados pelos seus respectivos exércitos. A Ucrânia e a Rússia são os países que operam a maior parte das 276 construídas até hoje.

Em poucos aspectos este helicóptero pode ser comparado a um helicóptero comum que encontramos diariamente nas grandes cidades. Confira as especificações do Mil Mi 26:

Tripulação: 5 pessoas (2 pilotos, 1 navegador, 1 engenheiro de vôo e 1 técnico de vôo);

Capacidade: 90 soldados ou 20 toneladas de carga;

Dimensões: mais de 40m de comprimento; diâmetro do rotor: 32m

Dimensões do compartimento de carga: comprimento 12,1m x largura 3,2m x altura 3,1m;

Peso máximo na decolagem: 56 toneladas;

Velocidade máxima: 295 km/h;

Velocidade de cruzeiro: 255 km/h;

Alcance: 1920km;

Veja um vídeo sobre o Mil MI 26 e aproveite as imagens abaixo.

[nggallery id=11]

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • victoria brasis

    nooooooooooooooossa, amei esse helicóptero .s2'!!!!

  • Nossa!!! Nunca imaginei essa capacidade!!.Mas enfim valeu seria interessante que o Brasil possuisse um.