O mercado de TI e seus desafios

ti tecnologia da informação  e a logísticaA área de TI – Tecnologia da Informação – pode ser definida de maneira ampla como o conjunto de todos os processos, soluções e atividades que são realizados por intermédio de computadores, sejam eles grandes servidores ou pequenos computadores de mão.

A TI se integra com as mais diversas áreas da organização, e a integração com a logística já foi discutida aqui no Logística Descomplicada: se você ainda não leu, confira “Tecnologia da Informação (TI) e logística – como funciona essa integração?“. No texto abaixo, você encontrará os desafios da área, as perspectivas do mercado e como estão as oportunidades para os profissionais do ramo.

Por Infomoney*

O avanço tecnológico vem transformando o ambiente das corporações dos mais diversos ramos de atividade, já que algumas empresas passaram a dar mais atenção à área de TI.

Esse dinamismo faz com que as empresas entrassem no mercado dispostas a buscar profissionais capacitados, como forma de suprir a constante demanda tecnológica.

“Devido a essa questão, as exigências pela alta qualificação de profissionais de TI têm crescido muito. O mercado está carente e há uma grande dificuldade para encontrar pessoas que atendam às exigências das vagas de TI”, afirma a coordenadora de Recursos Humanos da empresa de tecnologia Senior ES, Marceliny Selia Baldo.

Segundo a especialista, algumas profissões voltadas à programação e ao desenvolvimento de aplicação, gestão de projetos e arquitetura de colaboração serão as áreas que mais demandarão profissionais de TI em 2011.

Vistas para o mercado
No caso da Senior ES, a demanda é por profissionais da área de projetos de implantação de sistemas, em que a exigência por uma boa qualificação e habilidades comportamentais é ampla.

No geral, explica Marceliny, as empresas buscam pessoas com capacitações técnicas de qualidade, que possuam certificações específicas para área, cursos de idiomas e diferenciais em termos de comportamento.

Cada vez mais as organizações precisam de profissionais de TI que tenham conhecimentos em gestão e saibam lidar com pessoas. A contratação de pessoas com esse perfil tem sido complicada.

“Além de uma série de habilidades técnicas, o profissional de TI, assim como pessoas de qualquer outra área, precisa ter atitude, um plus que o diferencie dos demais. Ele precisa ser comprometido com a realização de seus serviços e com a sua carreira. É essencial investir constantemente em cursos de atualização de novas tecnologias e treinamentos comportamentais”, explica a coordenadora.

Emprego
As oportunidades para os profissionais de TI estão em todos os lugares. Hoje, não são só as empresas de softwares que precisam de colaboradores. As oportunidades se ampliaram para os diversos segmentos da economia brasileira, onde a tecnologia é vista cada vez mais como um fator competitivo.

“Depende muito da região e do tamanho da empresa, mas, numa média, os salários para os profissionais de TI estão em alta, bem acima de outras áreas, quando realizamos uma comparação”, diz Marceliny.

Por essa razão, para se dar bem na área, é essencial que os interessados gostem de novas tecnologias e de mudanças, além de sempre adquirirem novos conhecimentos e habilidades.

* Por Equipe Infomoney

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Lily

    Uma matéria super atual e extremamente interessnte!

  • Uma matéria super atual e extremamente interessnte!