O novo perfil do profissional de Logística e Supply Chain

qualificação profissionalNão é de hoje que dizemos que a logística passou de um centro de custos a um centro de agregação de valor nas empresas. Muitas delas tem na logística seu diferencial competitivo, e atualmente existem empresas cujo core business, sua razão de ser, é a própria logística – como é o caso dos operadores logísticos, ou em menor grau das transportadoras e empresas de armazenagem, além das empresas em consultoria na área.

Tudo isso levou a uma mudança no perfil do profissional que trabalha nesta área. Tradicionalmente eram administradores ou engenheiros que trabalhavam na logística, e buscavam conhecimentos específicos (além da experiência prática) em cursos de pós graduação e de curta duração. Hoje já existem bacharelados específicos em logística, tecnólogos, técnicos e os próprios cursos de administração e engenharia oferecem mais disciplinas nesta área.

Com isso, o mercado recebe profissionais mais qualificados, aptos a tornarem-se gestores do negócio. Pesquisas mostram que cada vez mais a logística ganha espaço dentro da empresa, já tendo departamento e/ou diretoria própria nas empresas de grande e médio porte.

A logística passando a ter mais influência na estratégia da organização vai exigir que seus diretores tenham formação e conhecimento em técnicas gerenciais, com capacidade de entender todas as interrelações dos diferentes setores da empresa, para que as decisões logísticas levem em consideração outros fatores: finanças, produção, estoques, capacidade da mão-de-obra, etc. Num futuro próximo, os atuais gestores da logística podem tornar-se os dirigentes da empresa.

Qual a implicação para os estudantes?

Para quem está estudando e buscando seu espaço no mercado de trabalho, isso significa que encontrará um mercado não somente mais concorrido, como também os concorrentes são mais qualificados do que eram antes. No entanto este não é motivo para desânimo: a logística está crescendo muito no mundo, e no Brasil temos muito espaço para melhorar. Existem investimentos públicos e privados em diversas áreas, desde infra-estrutura até tecnologias de gestão, e há espaço para quem for bem qualificado. Se você é estudante, aproveite as oportunidades de estágio, pois eles serão sua porta de entrada no mercado. Se você já terminou seus estudos básicos, considere a possibilidade de fazer uma pós-graduação ou alguns cursos de curta duração específicos para sua área de interesse e de trabalho. Aqui no Logística Descomplicada há uma seção dedicada apenas à Cursos e Eventos, vale a pena conferir.

Qual a implicação para as empresas?profissional destaque - como se destacar no mercado

As empresas só tem a ganhar: a logística consegue gerar mais lucro, agregar mais valor e melhorar a competitividade. Ao mesmo tempo, os dirigentes tem acesso a profissionais mais qualificados e com conhecimentos específicos nos processos logísticos, situação melhor do que a encontrada há alguns anos.

O panorama geral

A área deixou de ser meramente gerencial e passou a ter muita técnica envolvida. Não apenas é possível utilizar a matemática como apoio na tomada de decisões e diminuição dos custos, como a tecnologia que apóia a logística é praticamente sem fim. Existem sistemas automatizados para guardar e pegar produtos num armazém (picking), sistemas computacionais ERP completíssimos (que exigem meses de treinamentos e milhares de dólares na aquisição e implantação), a digitação do código do produto foi substituída pelo código de barras, código de barras 2D e pela etiqueta RFID, dentre outros avanços.

A logística também deixou de ser apenas uma função interna, tendo se expandido para a gestão da cadeia de suprimentos, e exige assim que os profissionais de diferentes empresas consigam se relacionar com sucesso. Credibilidade, parceria e flexibilidade entraram neste cenário como palavras-chave.

Assim, para atender as novas demandas, o novo profissional de logística e supply chain precisa ter conhecimentos técnicos da área, conhecimentos tecnológicos, conhecimentos comportamentais e tão importante quanto todos estes, também precisa de conhecimentos de gestão empresarial. O segredo para o sucesso é investir na sua qualificação.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Rafael Monicca

    Boa tarde Prof° Leandro!

    Bom, antes de mais nada gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho! Bom, Sou graduado em Gestão em logística e atuou como Analista de projetos logísticos na empresa Samsung. Hoje por sua vez uma empresa coreana que precisa ter uma segunda ou terceira linguá como o inglês e também o Coreano ja que a empresa é 100% sul coreana. Mas hoje pretendo fazer uma Pós graduação e tenho muita duvida devido a grande quantidade de cursos que hoje se encontra no nosso pais. Pretendia cursar MBA em gestão empresarial ou logística internacional mas ainda não sei qual. Gostaria de uma ajuda!

    Grato!

  • Elisangela silva

    E se, ainda o mercado é amplo?

  • Elisangela silva

    OI, Boa noite quero levantar uma discurção !!Gostaria de saber como o profissinal de logística deve ser hoje ?

  • Diego

    Boa noite, sou formado em logística empresarial há um ano e meio, mas não consigo nada definitivo na minha área, gostaria de algumas sugestões do que fazer.

  • Ivo Martin SJC

    É inegável que conseguir um bom estágio durante a gradução abre muitas portas no mercado de trabalho, mas na minha cidade (Região do Vale do Paraíba – SP), as oportunidades de estágio são escassas, quando há alguma oportunidade a concorrência é enorme, não apenas entre quem cursa Tecnologia em logística, mas também estudante de outros cursos que também podem atuar na área, com Eng. Produção, Administração, Economia, o que acaba deixando aquele que estuda especificamente para a área de logística (no meu caso, superior em Logística) com um reduzido número de oportunidades e fora do mercado de trabalho desta área, que, na grande maioria das vezes, a experiência é primordial para a contratação.

  • Celeres

    Estudo logística, pois quero muito estagiar moro no Ro de janeiro .

  • jailso

    hum muito bom. senhores, estou fazendo tecnico em logista e gostaria de saber o teto salarial dessa profissao.

    Grato
    Jailso

    p.s: se possivel responder no e-mail              jailso_ht@hotmail.com

  • Salomão

    Leandro,

    Acompanho seu site não tanto com a frequência que gostaria, mas com ceterza mencionarei ele na minha palestra de amanhã.

    Abraços,

    Salomão

  • Pingback: Série de matérias sobre carreira e profissão em logística > Logística Descomplicada()

  • Karen Pinho

    Olá… gostaria de autorização para usar essa matéria em um trabalho de Supply Chain do curso de técnico em logística do Centro de Paula Souza. Acredito que suas matérias Leandro, são bem inovadoras ao compará-las com os conteúdos que encontro abordando este assunto. Obrigada.

  • Olá, gostei muito dessa matéria. Sou técnico em logística e dou assessoria e consultoria em logística em minha região, e procuro sempre está atualizado para prestar o melhor serviço possivel, e lendo essa matéria me identifico muito, pois os clientes estão cada vez mais exigentes e com o profissional tem que melhorar muito, deixar de lado antigas crenças, adotar novas formas de trabalho e etc….é exatamente como você fala na matéria. Parabéns!
    Gostaria até de lhe pedir se posso publicar está matéria em meu blog, é claro que mensionarei a fonte. Obrigado e mais uma vez parabéns!

  • Com o pouco tempo de estudo sobre as varias vertentes logisticas disseminadas no mercado hoje, e facil a minha percepçao frente ao desenvolvimento dessa ' ferramenta ' sobre as varias contribuiçoes que ela tras ao ambiente empresarial, bem como a analise de mercado que hoje esta cada vez mais agregada a valores. As varias tecnologias (ERP's, RFID) fazem com que as empresas despertem uma flexibilidade capaz de controlar todo o seu ambiente interno e externo, estudando todas as suas possibilidades de ganhos e vantagens, como tambem ameaças que possam sofrer. Mesmo ainda em fase de crescimento, a Logistica acompanhada do Supply Chain vem ganhando cada vez mais espaço entre os assuntos ne negocios, trazendo ao mundo, uma nova visao do profissional do sec XXI.

  • Prezados.

    Estou em busca de um profissional para ocupar o cargo de Gerente de Logística em uma indústria de autopeças em MG. Este profissional deverá possuir experiência no segmento em cargo de coordenação, falar inglês fluentemente e conhecer da cadeia de suprimentos numa empresa automotiva/autopeças. Poderiam me indicar alguém?

    Grato,

    Paulo Matos

    Profile Consulting RH

  • Max Vidal

    Olá,

    Literalmente o tema "Emprego" sempre está em pauta em qualquer área de atuação, sendo assim não poderia ser diferente em Logística.

    Estou um pouco mais de 3 anos atuando nesta área e de lá para cá muita coisa já evoluiu, pois anos atrás aqui em Fortaleza era muito dificíl encontrar cursos de curta duração, ou até mesmos temas específicos sobre logísticas nas diciplinas de graduação.

    Porém hoje o mercado anda bem aquecido nesta área, e sabemos perfeitamente que isso é apenas um começo para as grandes evoluções estruturais que o país precisa passar.

    Portanto para quem gosta de atuar na área vale uma dica: dedique-se, estude, busque oportunidades de estágio (tanto na área como em áreas coligadas: administração, operações e etc), pois é uma porta de entrada para quem quer se desenvolver e torna-se um profissional competente.

    Abraços,

    Max Vidal

  • Flavio Pereira de De

    Volta as aulas …ufa! já estava com saudades dos rostos lindos e corpos sarados das garotas da classe!

    Iniciamos o Semestre com trabalho em classe a todo vapor…

    Pra vc que assim como eu aproveitou as Ferias pra procurar emprego e não encontrou , nosso professor já deu algumas dicas do pq isso tem acontecido:E eu indico a leitura do texto postado em Logistica Descoscomplicada

    Muitas profissões e cargos tem sido mortos pelas novas Tecnologias…mas na verdade nós temos apertado os botões da execução!

    Ao não investirmos em um segundo idioma ou em reciclar nosos conhecimentos de Informatica e Tecnologia , tb nos tornamos obsoletos ao Sistema…

    Entende? Desinformados, desatualizados causamos de certa forma desinterresse ao Recrutadores em um mundo Globalizado de Lutas entre Pequenos e gigantes: Técnicos x Gestores, Serviços x Produção…

  • Flavio Pereira de De

    estou concorrendo ao sorteio dos livros de logística da @CengageBrasil -principalmente pq reconheço a necessidade de aperfeiçoamento e de compromentimento em uma boa gestão e gerenciamneto da cadeia de suprimentos,uma bola de neve ou melhor um chicote pode ocorrer quando esse gerencimento ocorre de maneira desproporcional ou em maneira desordenada seja no Estoques M.P,P.T ou armazenagem P.A dinheiro parado …

  • Jader Santos

    Em 2 anos de observação, verifiquei não mais que 5 oportunidades de estágios na área de logística aqui em Recife-PE… apesar de existir grandes expectativas à respeito de Suape e de crescimento do setor por aqui.

    • Veja na seção Há Vagas, acabo de pesquisar pelo banner que tem lá e encontrei várias vagas pra logística em PE, inclusive para quem ainda está cursando graduação.
      Boa sorte!

  • Pingback: Sorteio de livros de logística « Logística Descomplicada()

  • Pingback: Tweets that mention O novo perfil do profissional de Logística e Supply Chain « Logística Descomplicada -- Topsy.com()