O profissional de logística – formação, mercado e atividades

livro introdução à logística - o perfil do profissionalPara tentar desvendar e deixar mais claro quem é e o que faz o profissional de logística, recentemente fizemos a Série carreira e profissão, onde oferecemos aos leitores entrevistas com diversos profissionais que explicaram suas áreas de atuações, sugeriram cursos e deram dicas para quem quer atuar naquela área.

Se pudéssemos colocar as visões de diferentes profissionais juntas, unir com a opinião de pesquisadores e levantarmos as necessidades do mercado, teríamos uma pesquisa que avaliaria a qualidade da mão-de-obra oferecida ao mercado – e como o mercado vê essa mão-de-obra, em todos os níveis – operacional, tático e gerencial.

Isto é o que o leitor encontrará no ótimo livro Introdução à Logística – o perfil do profissional. O livro é dividido em 5 módulos:

O primeiro módulo aborda a história e a evolução da logística – com ênfase para o desenvolvimento da logística no Brasil – com uma característica niveladora, para que todos os leitores estejam aptos a aproveitar da mesma forma o conteúdo apresentado nos módulos seguintes.

O módulo seguinte trata das características educacionais, com ênfase na relação entre o nível de estudos e os cargos que aquele profissional está apto a desenvolver com qualidade. Como exemplo, o profissional com nível secundário profissionalizante está apto a desenvolver atividades de assistente de suprimentos; a formação técnica torna o profissional habilitado para o cargo de técnico em logística, passando ainda pela graduação e os cursos de mestrado e doutorado. Este módulo destaca ainda o ensino da logística no Brasil, falando dos cursos de formação de profissionais (ajudante, almoxarife, assistente de suprimentos), além dos cursos técnicos, tecnólogos, e pós-graduações na área. Para cada um desses cargos e formações o autor comenta as possibilidades de ascensão profissional e qual o perfil que o formando deve ter ao concluir o curso.

Um capítulo é inteiramente dedicado aos cargos e funções da atividade logística: são detalhadas as tarefas, requisitos, ritmo e futuro de diversos cargos tais como ajudante de carga, conferente, estoquista, faturista, encarregado de almoxarifado, gestor de estoques, comprador, coordenador de almoxarifado e coordenador de compras.

Após descrever as atividades, é necessário compreender o que o mercado espera desses profissionais, o que é feito para diversos cargos, começando no auxiliar de serviços gerais e indo até o supervisor de logística, o coordenador de suprimentos e o gerente de logística.

O próximo módulo do livro trata da ciência logística – porque hoje tudo na área logística é estudado, planejado e pensado, tornando-a uma ciência. A logística é segmentada em diversas áreas de atuação tais como a logística empresarial, a logística industrial, a logística de manutenção, a logística hospitalar, dentre outras.

O último módulo do livro visa dar ao leitor uma visão mais técnica, apresentando o raciocínio lógico, conceitos importantes para a iniciação à logística e introdução à lógica matemática, que é fundamental para o bom desempenho das funções logísticas.

Em resumo: Introdução a Logística: o perfil do profissional é um livro técnico com linguagem simples e objetiva, que disponibiliza aos leitores (sejam leigos ou profissionais) uma visão ampla do campo de atuação do profissional de logística.

É mais um livro conhecido e recomendado pelo Logística Descomplicada que você deve colocar na sua biblioteca: compre-o no Submarino, na Cia dos Livros ou faça uma busca de preços neste link.


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : domingo, 5 dez, 2010


  • Tácio Rodrigues

    olá boa noite,
    estou seriamente pensando fazer o curso tecnologo em logistica, tenho alto conhecimento em almoxarifados, sou tec seg. do trabalho e atualmente estou trabalhando como administrador, mas preciso de uma graduação….por isso estou lendo referente logistica,,,,,,fico grato pelas informações referente logistica e fico livre para opniões referente esta área.

    att
    tácio

    • logistica.manha2010@

      Muito legal esse curso.

  • David Marques

    Boa Dia.

    Interessante esse livro da Introduçao á Logística, fiquei muito interessado em ler esse livro, atualmente faço curso de técnico em logistica e estou quase me formando. Esse livro me ajudaria muito, tem informaçoes preciasas e eu desenvolveria mas o meu conhecimento da area em questao.

    um grande abraço pra todos.

    e estao de parabens pelo site,que me passa noticias super interessantes do dia a dia da Logistica no mundo.

    Att.

    David Marques.

  • Sandro Ricardo da Si

    Os artigos desse site estão me norteando tanto profissionalmente, quanto no academico!!!

  • http://www.orkut.com.br/Main#Home Bruno Formagi de Ale

    Boa noite galéra,

    to pensando em cursar LOGISTICA !

    alguem poderia me falar sobre o curso se é bom ''legal'' ?

    vlw !!

  • Thaís Mor&aac

    Adquiri o livro. Muito bom! Ótima recomendação.

  • ROSANA

    FIZ TEC. LOG. ETEC NÃO CONSEGUI ESTAGIO, FAÇO SUPERIOR EM LOG. E NÃO CONS. EST. SEMPRE BARRADA NO INGLÊS, Q NÃO ENTRA NA MINHA MENTE, SE VC NÃO GOSTA DE INGLÊS TA FORA DO MERCADO

    • Sinara

      OLá Rosana,

      E o espanhol? Porque não faz uma tentativa? 

  • http://www.gmail.com Alex Urias

    Também fiz técnico de Logística area muito promissora, to tendo bons resultados.

    parabens Leandro pelo trabalho do site,

    conteudo de qualidade.

  • Afonsothaisa

    SANDRO DAVID VC TA AI??? ME AJUDE A ENCONTAR MINHAS CAIXAS POR FAVOR.

  • Danielpereiralira

    HOJE A LOGISTICA E ESCASSA DE PROFISSIONAL QUALIFICADO E PRINCIPALMENTE EXOERIENTE, POR ISSO QUEM FAZ curso DE LOGISTICA E BUSCA ESPECIALIZAÇÃO ESTA NO CAMINHO CERTO.

    DANIEL LIRA
    ANALISTA DE LOGISTICA – ULTRAGAZ

    • Sinara

      Olá Daniel Lira,

      Sou aluna do curso tecnólogo em logística no IFTO. Aqui no TO temos muita carência de profissionais, inclusive no Instituto que estudo está em aberto um concurso para professores com vaga para professor de logística, estamos torcendo… porque no concurso passado não teve nenhuma concorrência! 

  • Sinara

    Olá Leandro Callegari,

    Sou estudante do curso tecnólogo em logística no IFTO (segunda turma do tocantins). Estamos no quarto período e ainda não tivemos nenhum professor com formação em logística. É desesperador, não temos nenhum contato com profissionais da nossa área.

    Está em aberto um concurso para professores, tem vaga para prof de logística! Precisamos divulgar a vaga, pois no concurso anterior não teve concorrência!      

    O Tocantins, por sua localização geográfica, tem vantagens competitivas para a logística do Brasil! O que hoje parece se um mercado fechado, em breve, poderá se torna um centro de desenvolvimento nesta área. Principalmente quando entrar em vigor o total funcionamento da ferrovia norte-sul.

  • Wag Mat

     Olá Leandro Callegari ,sou estudante do curso de Tecnico em Gestão logística , gostaria de saber se qdo falamos em Gestor Logistico  , fala-se de todo e qualquer profissional ligado a area , desde nivel basico , 2º grau , ou somente formados com nivel superior. E quais a s funções que este profissional pode exercer como gestor logístico.

               Wagner    ( Santos – SP )

  • Leo

    Olá Leandro sou profissional da área de logística, específico de inventário supervisor á 4 anos mais sem experiência em CD só em inventário de varejo estou procurando oportunidade em logística completa cargo de Gerente, estou cursando Técnico em Logística, cursando também Administração de Empresas e Inglês para poder ter mais chance na área, gostaria da opinião se estou no caminho certo.

  • Guest

    cvhnhc nv

  • Luis Carlos

    Leandro boa tarde, gostaria de saber se tem alguma dinâmica na área da logistica, pois sou instrutor e estou a procura de modo de deixar mais dinâmica as aulas. Att,