O que considerar na escolha da pós-graduação? (atualizado)

qualificação profissional mba logísticaAo contrário de poucos anos atrás, ter diploma de curso superior não é mais garantia de boa colocação profissional. Hoje, este requisito é indispensável para qualquer um que queira entrar no mundo corporativo, mas as exigências crescem a cada dia.

Falar razoavelmente uma língua estrangeira, como acontecia com o inglês, deu lugar à necessidade de poder comunicar-se com facilidade em inglês além de falar um outro idioma. Com os negócios globalizados e muitas multinacionais com negócios no Brasil, além de negócios brasileiros espalhados por boa parte do mundo, é fundamental falar inglês para comunicar-se com estrangeiros e uma outra língua para se destacar da multidão.

Veja mais detalhes sobre a qualificação  profissional e o mercado de trabalho.

Qualificação

Assim, a pós-graduação passou a ser um item que diferencia um bom candidato de um ótimo candidato. No Brasil, as pós-graduações mais procuradas são as lato sensu, que segundo o MEC (Ministério da Educação e Cultura), compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA – Master of Business Administration. Elas possuem duração mínima de 360 horas e ao final do curso o aluno obterá um certificado, e não diploma. As especializações são cursos com abrangência ampla (como diz o próprio nome em latim), muito procurados por serem oferecidos a noite, podendo ser conciliados por quem trabalha durante o dia e busca mais conhecimentos em uma instituição de nível superior. São cursos mais teóricos, voltados à atualização ou apronfundamento de conhecimentos, indicados para quem tem pouca experiência profissional e/ou quer se especializar depois de terminar o curso superior.

Os MBAs são indicados para quem já tem alguma experiência administrativa e quer seguir carreira como gestor do negócio. São cursos que focam na experiência, estudos de caso e no conhecimento do grupo de alunos, pois a troca durante as aulas é muito produtiva. Um bom MBA é muito concorrido e chega a custar muito mais que um carro 0 km, mas o retorno no futuro do profissional vale a pena.

Por outro lado, para quem está focado em conhecimento técnico mais profundo, as pós-graduações strictu sensu são as mais indicadas. Elas englobam os cursos de Mestrado (média de 2 anos) e Doutorado (média de 4 anos) e promovem uma análise mais detalhada dos assuntos estudados. Ao final do curso, o aluno estará apto a produzir conhecimento naquele tema. No Brasil ainda são poucas empresas que investem em programas de P&D (pesquisa e desenvolvimento, ou na sigla em inglês R&D – research and development), sendo que no exterior muitas empresas contratam alunos de mestrado para cargos de análise e de doutorado para pesquisa e desenvolvimento.

Mercado

Num momento em que o mundo se recupera de uma grave crise global, o Brasil saiu fortalecido e tem possibilidade de crescer a passos largos, ganhando espaço no cenário econômico e industrial no mundo. No entanto, como temos discutido em inúmeras matérias aqui no logística Descomplicada, a infraestrutura logística do país precisa melhorar muito se quisermos aproveitar todas as oportunidades que aparecerem.

A falta de pessoal qualificado, no entanto pode atrapalhar os planos de crescimento. Garantir processos produtivos e logística interna e externa de qualidade é um desafio que não tem solução fácil. Os custos de produção no Brasil são muito maiores que nos EUA e na Europa, e a qualidade nem sempre é equivalente. Apesar de a tecnologia estar disponível para todas as empresas, nem sempre há pessoal capaz de explorar todas as alternativas e opções.

Quanto mais bem qualificada for a mão-de-obra, melhores serão as chances de a empresa obter sucesso e conseguir colocar seus produtos no mundo todo. É preciso profissionalizar cada vez mais todos os setores: engenheiros para avaliar e melhorar a qualidade, administradores para gerir o negócio, passando por todos os setores. Profissionais com diploma de pós-graduação vêm ao encontro desta necessidade.

Enquanto muitos jovens buscam nos cursos técnicos e tecnólogos uma saída rápida para ir ao mercado e ganhar seu próprio dinheiro, o mercado recebe profissionais com curso superior (os tecnólogos) mas esbarra quando precisa de algo mais. Muitos destes novos trabalhadores param por aí e não buscam mais conhecimentos, indo ao mercado sem capacitação suficiente para atender às reais demandas de uma economia industrial em franca ascensão.

Sua vez

E você, o que tem feito para melhorar sua qualificação e garantir melhores posições no mercado de trabalho?

[poll id=”6″]

Atualização: a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) realiza a avaliação periódica dos cursos e programas de pós-graduação strictu senso. A última avaliação foi divulgada esta semana, indicou que do total de programas avaliados, 2,7% obtiveram notas 1 ou 2; 32% nota 3; 33,6% nota 4; 20,6% nota 5; 6,8% nota 6 e 4,1% nota 7. Isso significa dizer que um em cada dez cursos de pós-graduação do país tem padrão de excelência internacional. A avaliação leva em conta o corpo docente, a proposta pedagógica e a produção científica.

As notas são atribuídas notas em uma escala de 1 a 7. Os que são classificados com 1 ou 2 são descredenciados. A nota 3 significa um desempenho regular, a 4 é considerada como bom resultado e a 5 é atribuída ao programa que atinge “muito bom nível”. As notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente “ao alto padrão internacional”.

Fique atento antes de embarcar na carreira acadêmica e pesquisa sobre a qualidade do ensino, que determinará o peso do seu diploma no futuro. A avaliação da CAPES pode ser encontrada neste link.


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : segunda-feira, 6 set, 2010


  • http://logísticadescomplicada ginalva

    eu tenho feito cursos na area de logística além de já estar estagiando na area.E sei o quanto é importante um diferewncial por isso faço espanhol e estou pensando numa pós na area de meio ambiente.

  • Ricardo

    Trabalho a 10 anos com em um Armazém Alfandegado na Area Operacional, determinando ferramentas e operações para organização e melhora do lead time dos processos, mas em todos esses anos verifiquei que o intuito da´Logistica aplicada nas empresas, principamente com SCM, é a total redução de custos, é o que acontece na grande maioria das empresas, o que é nivelado e sua aplicação redirecionada em empresas de grande Porte.
    Por isso acredito que uma empresa que não possui um bom profissional de Logistica tem uma tendencia a perder mercado, tudo isso no que diz respeito a influencia dos serviços prestados e seus custos no preço do produto ou serviço final.

  • JACQUELINE

    Faço tecnólogo em logística (METODISTA) e também tenho técnico em logística (SENAC). Já estou para quase terminar o curso e fico com dúvidas se já faço a pós direto ou se faço um inglês e espanhol. Trabalho como auxiliar em vendas e tem algumas vezes que a logística te que ser aplicada na área. Não é minha vontade ficar na área de vendas e sim me ingressar na logística. Por isso estou com dúvidas.

  • Flavio Pereira

    Bem…Oque dizer das Pós que Foram reprovadas pelo governo…

    Entendo que alguns devereriam começar a Pensar além da Cooporação ,mas tb na Educação e Treinamento Corporativo!

  • Geovania Urcelina

    Olá caríssimos, estamos hoje em um mundo globalizado e que onde até mesmo as informações tornan-se obsoletas e deve havae constante busca por novos conhecimentos, novas áreas, sabendo que apenas um curso supeior não agrega mais como agregava antes.

    Existem excelentes pós por ai, tanto presencial quanto virtual e cada qual com sua particularidade.

    Sou formada em logística e hj faço pós em qualidade e produtividade, de forma a interligar as áreas e digo, só sobrevive hoje quem tem conhecimento e sendo assim começarei meu inglês já, por que básico não agrada ninguém.

    Meu conselho informem-se , capcitem-se e foquem onde chegar, com pós, mestrados e demais cursos e acima de tudo foco, o futuro já chegou e o mercado quer proatividade!

  • Pingback: Série de matérias sobre carreira e profissão em logística > Logística Descomplicada()

  • Übersetzer

    Una buona notizia in codesto sito.

  • Leandro Francisco de

    Boa tarde !

    Fiz o curso de tecnólogo em ADM e trabalho na área de logística ( movimentação e armazenagem ) e almoxarifado no segmento de bebidas à 11 anos.

    Gostaria de saber qual seria no meu caso, o curso de pós graduação mais indicado MBA ou Especialização ??

    Obg.

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Leandro – Log&iacute

      Leandro, o MBA é um tipo de especialização – o primeiro nível dos cursos de pós-graduação. A escolha depende da oferta de cursos na sua região. Sugiro que vá até as escolas que oferecem estes cursos e converse com professores e alunos para identificar aquele que melhor se adapta às suas necessidades.

      • Lissa

        Leandro, como o Leandro Francisco sou tecnóloga em ADM e fiz MBA em logística, mais agora me perdi. Pelo que li, poderíamos apreciar as áreas de finanças, projetos e T.I. Mais o que seria melhor eu fazer? Ir para uma graduação numa dessas áreas ou uma outra pós? Ou Mestrado? Estou confusa. Aguardo seu retorno.

  • Fran

    Boa Tarde meu nome e Francinete

    Sou formada em turismo e quero fazer pos mas não sei qual curso adequado para mim e que esteja em alta no mercado de trabalho>
    obrigado.
     

  • taize

    Boa tarde sou recém graduada em logística porém já quero fazer minha pós. agora estou em duvida entre gestão de negócios com ênfase em logística, Mba em gestão de pessoas, gestão pública ou gestão de pessoas.
    também gostaria de uma opinão além dessas citadas.
    aguardo retorno.

  • Patricia

    Bom dia Leandro Callegari, estou no 4º periodo de Logistica , formo em dezembro, jah estou pensando na pós , mas tenho mtas duvidas ….o q fazer ?????? o q sugere ?
    Grata,
    Patricia

  • Rafael Silva

    Bom dia! Sou graduado em logística há um ano, tenho dúvida sobre a pós-graduação, pois devido a situação atual da economia e desvalorização das empresas em geral pela mão-de-obra em logística também não estimula novos investimentos, porém a necessidade de estar mais qualificado é nítida.

  • JSS

    OLA,BOA TARDE
    ESTOU ME FORMANDO EM LOGÍSTICA AGORA EM DEZEMBRO,E ESTOU PENSANDO SERIAMENTE EM FAZER OUTRA GRADUAÇAO AGORA VOLTADA PARA ADMINISTRAÇÃO.OQUE ACHA?