O que é logística?

Em muitas matérias aqui do site abordamos os mais diferentes aspectos da logística, mas poucas vezes paramos para pensar o que é a própria logística e que tipos de problemas da vida real das empresas ela pode resolver.

A logística é hoje uma arte e uma ciência, dedicada a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo certo. A origem da palavra logística vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico. Portanto, fazendo as contas certas e agindo de maneira lógica e inteligente, a logística entrega os produtos de maneira eficiente, envolvendo muito mais que o transporte.

evolução da logísticaNesta matéria você encontrará uma evolução histórica da logística. A utilização de técnicas quantitativas (ao contrário das técnicas qualitativas e opinativas) aumentou muito ao longo dos últimos 20 anos graças à maior disponibilidade dos dados, da potência dos computadores e da possibilidade de modelos e algoritmos tratarem os problemas reais com velocidade e realismo suficientes. Isto é particularmente válido na logística, onde encontramos um número muito grande de problemas de decisão complexos e quantificáveis que se portam bem junto a modelos matemáticos e à otimização. Você verá como estas ferramentas ajudam as empresas a reduzir seus cursos e a melhorar a qualidade de seus serviços.

Antes disso, precisamos entender o que é a logística e por que ela existe. Pela definição a logística faz o gerenciamento do fluxo de produtos, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo, visando satisfazer a demanda dos clientes ao menor custo possível. Assim, a logística existe pois vemos uma separação espacial e temporal entre produção e consumo. Se pudéssemos produzir tudo o que quiséssemos no momento e local exato do consumo, não haveria necessidade de transportar e estocar estes produtos. A logística agrupa todas as atividades ligadas à posse e movimentação dos produtos nas organizações: previsão da demanda, gestão de estoques, transportes, armazenagem, design de redes de distribuição, etc.

A logística é uma fonte de custos importante para muitas empresas: o transporte, a armazenagem e o custo dos estoques representam normalmente mais de 10% do custo de um produto e esta proporção pode chegar facilmente a 30% em alguns setores, como na alimentação. Para os clientes, a logística faz parte da criação de valor ao tornar os produtos disponíveis no local e momento desejados para o consumo.

Com a globalização e o crescimento do comércio eletrônico, a logística tem um papel cada vez mais importante para muitas empresas, tanto na área da produção de bens quanto para os serviços. Ela está presente o tempo todo nas sociedades modernas, mas assim como outras áreas de suporte, normalmente ela só aparece para o grande público quando há um problema. Foi o caso, por exemplo,  em dezembro de 2010 quando uma falta do produto que faz o degelo das asas dos aviões causou o cancelamento de inúmeros vôos logo antes do Natal, em Paris na França. Ao mesmo tempo, a UPS, que possui uma rede logística de classe mundial e uma grande frota de aviões de carga, entregava quase um milhão de encomendas por hora ao redor do mundo.

Para algumas empresas, a logística não representa apenas uma fonte de vantagem competitiva – ela representa a razão de ser da empresa.

Fique atento e em breve veremos como a logística evoluiu para o que hoje chamamos de gestão da cadeia de suprimentos. Assine nossa newsletter para não perder os próximos textos.


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : domingo, 21 ago, 2011


  • Robert S. Costa

    Muito bom comentário. Tá de parabéns !?

  • jose carlos de souza

    Parabéns Leandro, pela abordagem em definir o que é logística, seria sempre bom q vc fizesse sempre uma explanação sobre o que é logística já que é uma definição muito complexa.

    abraço,

    carlos

  • Dexter

    Muito legal o texto, é sempre bom explicar e reciclar o conceito de logística, aqui em Santos por exemplo a maioria das pessoas acham que é um tema apenas portuário.

    abraços

  • http://logisticadescoplicada ginalva

    De fato defenir logística é complexo cada autor fala de uma forma,mas para mim a logística é administração nada mais acontece sem a logística esteja por traz, é ciência é competência.A logística é essêncial a tudo ,pena que ainda não é reconhecida a sua importancia, digo em algumas regiões.Quando vejo as frutas toda arrumada em um supermercado fico imaginando a logística para esse acontecimento.mas algumas pessoas chamam de repositor etc..

  • flavio sampaio tavar

    Muitos administradores ver o conceito logístico de uma forma bem global até hoje encontro pessoas dentro da empresa onde trabalho perguntando o que é logística e são pessoas formadas em Administração e não entende o que é logística de uma forma mais aprofundada pensam que logística e só Armazenagem e transporte não imaginam a diferença que uma empresa faz quando usam a logística de uma forma correta.

  • Ailton Carlos – Elim

    mandou muito bem….Parabéns pelo site e pelas matérias, são de ótimas qualidades.

    Ailton Carlos

  • luiz carlos da silva

    Otima matéria.A logística é a parte fundamental das organizações.

  • http://www.megatecpaineis.com.br Rosi

    Texto muito bem escrito e explicativo, parabéns!

  • Jociane Batista Dos

    Tava em duvida a respeito da profição, o texto me trouce mais clareza, muito bom parabéns.

  • Antonio Carlos

    O caminhão que vai transportar o produto, “eu posso dizer
    ele faz parte da logística”?

    • Eduardo Henrique

      Sim o transporte feito por um caminhão faz parte da logística, sendo um dos processos mais importantes para um bom resultado final de satisfação do cliente

  • matheus

    logistica é só coisa de transportaçao?

    • Eduardo Henrique

      Não é transportação, este artigo é pouco abrangente, mas logística está ligada a produzir, armazenar, distribuir, transportar e até satisfazer o cliente

  • Elaine Cristine

    De fato muito bom os textos que encontrei aqui no site, foi de grande ajuda.
    Parabéns Leandro Callegari Coelho.

  • André Osório

    Mas quem quer fazer logística no ensino superior precisa fazer administração? De fato logística é uma parte da administração?

    • rone

      Não. Você pode se especializar na área de logística tanto de nível superior quanto de nível técnico (o mais recomendável).

  • Luziane

    Creio que tudo isso se chama raciocínio lógico, correto?

  • Maria Charleusa Silva

    Tô querendo abrir uma loja devo fase um curso de especialização na área de logística?