O que faz o profissional na área de compras e suprimentos?

compras e suprimentos logísticaNa busca por ilustrar da melhor maneira possível as diferentes possibilidades profissionais para a área de logística, temos visto uma série de matérias sobre carreira e profissão. Dentre elas, entrevistamos profissionais da área para entender melhor a área, as responsabilidades e quais as sugestões que eles fazem para aqueles que desejem entrar nesse mercado.

Hoje entrevistaremos Israel Grüdtner, Engenheiro de Produção da Petrobras, atuando na área de Suprimentos. Ele tem experiência como analista de logística de uma grande rede de supermercados e já atuou como consultor e professor na área de sistemas de armazenagem e estoques. Israel é graduado em Engenharia de Produção Elétrica e possui mestrado em Engenharia de Produção na área de logística e transportes, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente cursa especialização em Administração de Empresas pelo ISAE/FGV.

Na entrevista ele destaca que o profissional de logística deve ter a visão sistêmica, analisando custos e processos. Ele destaca ainda que o profissional deve ter o CHA (se você não sabe o que é o CHA, leia a entrevista na íntegra abaixo e confira também a matéria O que você precisa saber para conseguir um estágio ou emprego onde este assunto é recorrente).

Israel, como é o seu trabalho e as atividades que são sua responsabilidade como Engenheiro de Produção na área de suprimentos?

A área em que trabalho é responsável pela aquisição e manutenção dos estoques de materiais necessários ao funcionamento da planta de produção. Especificamente, atuo na análise de reposição de materiais, visando manter o nível de estoque de insumos e sobressalentes adequado ao nível de serviço exigido, buscando a melhor relação custo x benefício possível.

Qual a sua formação e como ela ajuda na execução de suas tarefas?

Sou formado em Engenharia de Produção Elétrica e Mestre em Engenharia de Produção, ambos pela UFSC. No meu dia a dia utilizo principalmente conhecimentos em logística, estatística e análise de custos e de processos, todos abordados no curso de Engenharia de Produção.

Em quais outros cargos/atividades na área logística você atuou antes da sua atual ocupação? O que você destaca destas experiências?

Atuei como Consultor tendo desenvolvido projetos em empresas do setor industrial, atacadista e varejista. Neste período aprendi muito sobre a cadeia de suprimento, conhecendo a nível macro os processos e interfaces entre os elos da cadeia. Posteriormente, atuei como Analista de Logística em uma empresa do setor varejista, onde aprendi bastante sobre as atividades de planejamento de estoques e armazenagem e movimentação de materiais. Considero que estas experiências complementam-se no que diz respeito a minha formação profissional, pois como consultor atuei nos níveis estratégico e tático, enquanto que como analista estive mais próximo  do operacional. Acredito que a visão sistêmica necessária ao profissional de logística é construída a partir de experiências diversas como estas.

Que tipo de cursos você recomenda que sejam feitos para alguém que deseje ingressar neste setor?

O profissional que atua na área de logística deve ter, no mínimo, conhecimentos sobre análise de custos e processos e estatística. Além do conhecimento, ele deve desenvolver visão sistêmica, ou seja, analisar as situações sempre pensando além do que está sendo visto momentaneamente. Esta visão é fundamental quando fazemos parte da cadeia de suprimento; uma decisão equivocada pode impactar significativamente outros elos da cadeia. Destaco ainda, que a tecnologia da informação tem importante papel nos processos logísticos e está em constante evolução; desta forma, este profissional tem que estar sempre se atualizando, acompanhando a mídia especializada (como o Logística Descomplicada, por exemplo), realizando cursos,  assim como participando de congressos ou outros eventos.

Para seguir com sucesso nesta carreira, o que você sugere aos leitores do Logística Descomplicada?

Assim como para várias outras carreiras, entendo que o profissional deve desenvolver as competências necessárias a realização das atividades logísticas. Em resumo, deve-se  estar fundamentado em 3 pilares: (1) Conhecimento (buscar sempre saber mais); (2) Habilidade (saber como colocar em prática o conhecimento adquirido); (3) Atitude (colocar em prática o conhecimento adquirido).

* Israel Grüdtner é autor do blog Armazena e Movimenta.

Veja mais matérias na série especial sobre carreira e profissão na área de logística.

Para não perder nenhuma matéria, você tem várias opções para receber as notícias da maneira que achar mais conveniente: feed, email, Twitter… escolha seu jeito preferido de receber todas as atualizações do site automaticamente.


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : quinta-feira, 4 nov, 2010


  • Vilson Almeida dos S

    Uma entrevista melhor que a outra,bom demais é muito bom para mim e para quem está afim de se ingressar na área de Logística.

  • mario jose

    Estou acompanhando as entrevistas que a logística descomplicada vem fazendo, posso dizer que para mim esta sendo um exelente aprendizado,porque sou completamente leigo no assunto, mas decidi fazer logística porque o mercado é promissor, e assim como esta sendo bom para mim, tenho certeza que muitos outros támbem estão desfrutando e ganhando conhecimento que certamente ira usar no futuro.

  • Rosi

    Esse blog traz ótimas matérias, super esclarecedoras, parabéns!

  • MARCOS

    gostei apesar de nao trabalhar com logistica me interesso muitoo

  • Fernando Uema

    Estou aguardando a matéria sobre PCP.

    Mas todas matérias estão excelentes ,a um tempo atrás estava me questionando sobre qual área seguir na logística.

    Abraços

  • Luís Matiel B

    Parabéns ao Logística Descomplicada, sempre atualizando o conhecimento de profissionais e futuros seguidores…

  • Verônica Tila

    Logística Descomplicada, sempre com informações e dicas preciosas!

    O profissional deve desenvolver as competências necessárias a realização das atividades logísticas. Em resumo, deve-se estar fundamentado em 3 pilares:

    (1) Conhecimento (buscar sempre saber mais);

    (2) Habilidade (saber como colocar em prática o conhecimento adquirido);

    (3) Atitude (colocar em prática o conhecimento adquirido).

    Obrigada Leandro! =D

  • jose lidio

    Sou de Caxias MA e recentemente fui aprovado na prominp(programa de qualificação da industria de petróleo e gás)para a área de profissional de suprimentos em nível médio e gostaria de saber um pouco mais sobre essa área.

  • Diogo

    Sensacional, sou estudante terceiro anista de engenharia, tecnólogo em gestão de TI (onde conheci e me apaixonei pela logística) e estou batalhando para conseguir um estágio na área.

    Realmente essa série de entrevistas é muito boa, sobretudo essa. Parabéns pessoal da logística descomplicada.

  • José Maria No

    Quero estudar com maior profundidade a logística e suprimento.

    Solicito ajuda dos amigos na orientação do melhor caminho para estudar o assunto.

    José Maria Nova

  • Paulo

    parece respostas coladas da internet… 

  • http://www.facebook.com/thiago.leandro.313 Thiago Leandro

    Oi Leandro tudo bem? Estou entrando agora a área de logística e já tenho varias idéias aqui…
    O que vc acha de após o curso de logística, entrar em um MBA em engenharia de produção???

    Abraço

  • Adrielly Nunes

    Oii gente, tenho 16 anos e faço curso técnico em logística, aos 15 fiz um curso básico e aconselho vocês à fazerem, pois é uma área de atuação muito boa e muito ampla em relação ao mercado de trabalho. Tenho certeza que vocês vão gostar. ;)

  • Miranda Manoel Miranda

    Olá Leandro. Na área de suprimentos estou ligado mais na parte de contratos de terceirizados em obras civis. Quais suas recomendações de cursos e leitura neste setor? Grande abraço

  • Jorge Melo

    Leandro, boa noite! Estou fazendo um curso técnico em logística e meu professor me passou um trabalho que eu tenho que descrever oque faz um supervisor de suprimentos, poderia estar me ajudando em como eu descrevo este cargo?