O que faz um Técnico de Segurança do Trabalho?

No dia 27 de novembro comemora-se o dia do Técnico de Segurança do Trabalho no Brasil. Você sabe o que faz este profissional?

Regularizada pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, a profissão de técnico de segurança do trabalho é contemplada com uma área de atuação que pode ser desenvolvida em diversos segmentos.

Isso porque indústrias, construção civil, hospitais, empresas comerciais, entre outros segmentos podem contar com os serviços deste profissional, responsável por assuntos relacionados à segurança e higiene do trabalho, instalações, além de indicar as providências a serem tomadas para resolver esse tipo de problema.

De acordo com os advogados da Gaiofato Advogados Associados, Fábio Christófaro e Alexandre Gaiofato de Souza, este profissional, em entrevista com o empresário e munido de um roteiro de perguntas, questiona sobre a rotina trabalhista e a relação entre empregador x empregado, abordando diversos assuntos, atendendo sempre a peculiaridade de cada empresa.

Feito o questionário, o profissional toma para si a responsabilidade de promover a aplicação de dispositivos especiais de segurança, com vista a diminuir e prevenir a possibilidade de acidentes no âmbito empregatício.

Especificações
Para não cometer falhas em seu dia a dia, o técnico de segurança do trabalho deve ter profundo conhecimento, sempre atualizado, das legislações vigentes.

Em seu trabalho, o técnico deve orientar e convencer tanto os empregadores como os empregados que os acidentes acontecem por falta de cultura prevencionista e de treinamento.

“Dentre os assuntos abordados, são destacados os que podem gerar grande passivo trabalhista, como por exemplo horários de trabalho, trabalhos externos, validade ou não de atestados médicos apresentados pelos empregados, laudos de medicina e segurança do trabalho e uso e fiscalização de equipamentos de proteção individuais pelos colaboradores”, afirmam os advogados da Gaiofato Advogados Associados.

Fonte: InfoMoney


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : sexta-feira, 26 nov, 2010


  • http://logisticadescomplicada ginalva

    Una profission mui imporante los días del hoy,pero con poco reconhecimiento.

  • maiara santos da sil

    Gostaria de me especializar nessa area. E gostaria de saber como funciona o mercado pra um engenheiro de produção a respeito da segurança no trabalho?

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Logística Des

      Maiara, recomendo que após formada em engenharia de produção você busque uma pós-graduação latu sensu em engenharia de segurança do trabalho, pois assim estará habilitada a trabalhar como engenheira de segurança do trabalho, uma área com bastante demanda no mercado.

  • Leandra

    Estou cursando ensino superior em adminsitração e tenho interesse em trabalhar na area, mas quero saber como é na prática mesmo esta profissão e em que, posso estar me especializando.

    Trabalho em uma empresa de construção civil e já tem um setor nela, e fiquei muito interessada nesse ramo.

  • DIDINHOTUBAS11

    ESTOU NO ÚLTIMO PERIO DO curso DE SEGURANÇA DO TRABALHO, MAS QUERO FAZER UMA ENGENHARIA. QUAL VOCÊ PODE ME SUGERIR?

    • Thaynara Benevides

      engenharia do trabalho

  • Fabiana Cristina

    Oi gente!
    Sou a Fabiana Cristina irei começar hoje a noite o curso de técnico em segurança do trabalho confesso que estou ansiosa e ao mesmo tempo preocupada se irei ser uma boa profissional, eu trabalho no setor de controle de qualidade, e quero estudar bastante para poder  exercer minha profissão sem medo. 

    • Robsonsantana

      Olá Fabiana sou tecnico de segurança do trabalho atua na industria metalurgica, tudo isso que esa sentindo faz parte da nossa profissão mas o segredo so bo profissional é a humildade, e o respeito pelos demais colegas, sempre demonstrar energia mas tambem ter esses requisitos leva um boom exito profissional

  • ana

    estou querendo entra no ramo mais estou muito insegura;

    pois quero ser profissional q vale apena….ainda vou me matricular.;

  • ana

    esto no utimo modulo do curso de tec de segurança do trabalho,mas confesso esta insegura. gostaria de saber quais cursos devo faze para complementar este curso, ja que não penso em fazer uma faculdade no momento?

  • viviane

    meu nome é viviane eu estou no 2 modolo estou insegurança tambem sobre area estou pensando em desisitir pois sei que a area é boa, mais sou uma pessoa um pouco timida demais na sala de aula para ficar conversando perguntando saber dialogando com o professor sou delicada. poriso não sei continuado pois o curso é uma coisa diz e na pratica vai ser diferente.

  • Marlene

    Estou formada em Gestão logística mas não trabalho na área pois em minha cidade há poucas vagas gostaria de abrir uma empresa(escritório) consultorias em logística ou algo parecido qual a ideia que que darias para este empenho?