O que você precisa saber para conseguir um estágio ou emprego

procurando um estágio - como conseguirCom a proliferação dos cursos técnicos, tecnólogos e até mesmo alguns bacharelados específicos em logística, temos muitos estudantes nesta área. Claro que muitos deles (idealmente todos) irão ingressar no mercado de trabalho ainda durante seu curso, através de estágios. Nos próximos parágrafos você terá dicas e informações para conseguir seu primeiro estágio – ou melhorar o seu estágio atual.

O currículo

Seu currículo é a primeira e principal porta de entrada numa empresa. É através dele que as empresas decidirão se você será convidado a participar de uma entrevista ou não. Portanto, capriche no seu CV. No cabeçalho inclua seus dados pessoais e forma de contato (não se esqueça de incluir telefones e email).

Nos parágrafos seguintes do seu currículo, verifique 3x que tudo está escrito corretamente. Nada pior para a sua imagem do que erros de português na sua primeira apresentação. Se você não se garante, peça para alguém que entenda corrigir para você, como um professor.

Inclua seu curso atual e outros cursos relacionados que possam interessar ao empregador (línguas, informática, etc). Não minta nem exagere em suas habilidades. Dizer que fala “inglês avançado” e gaguejar numa possível entrevista em inglês (mesmo que seja só uma pergunta pra confirmar que você sabe mesmo) é a certeza de não ser contratado.

Sites especializados em gestão de carreira têm dicas para construir um currículo ganhador, vale a pena ler as dicas que eles oferecem na hora de construir o seu.

como conseguir um bom estágioA entrevista

O mundo corporativo ainda é bem conservador: a primeira impressão é a que fica. Vista-se sobriamente. Não se espera que um estagiário vista-se como um executivo bem sucedido, mas você irá para uma entrevista que poderá lhe render um emprego, e não estará sentado na cozinha de sua casa. Use roupas adequadas. Tenha cuidado com a aparência: cabelos, unhas, barba, maquiagem, tudo deve ser cuidado e sem exageros, inclusive no perfume. Por respeito ao entrevistador, não deixe seu celular ligado e claro, seja pontual.

Durante a entrevista, seja você mesmo. Você e suas habilidades são o produto que a empresa quer, então venda-se bem e mais uma vez, seja sincero. Leia tudo o que puder sobre a atuação da empresa e sobre como pode ser sua inserção neste negócio para que você esteja preparado para os diferentes assuntos durante as perguntas.

Os direitos do estagiário

Com a Lei 11.788 de 25/09/2008 os estagiários estão mais protegidos e regidos por regras próprias. Dentre outros ela trata dos estágios feitos por alunos de cursos técnicos e superiores. Saiba que o estágio feito em acordo com a referida Lei não gera vínculo empregatício mesmo quando há concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, e apenas em casos excepcionais o estágio pode durar mais de 2 anos na mesma empresa.

Estagiários têm direito ao recesso remunerado (férias sem o abono de 1/3) de trinta dias a cada doze meses de estágio na mesma Empresa ou, o proporcional ao período estagiado se menos de um ano (artigo 13º, caput e § 2º, da Lei 11.788/2008). O contrato de estágio, por não ter vínculo empregatício, pode ser rescindido a qualquer momento por qualquer das partes.

Se o estágio é feito em desconformidade com a Lei, ele caracteriza vínculo de emprego do aluno com a empresa do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária.

O mercado para estágios

Este é um mercado que voltou a ficar aquecido. Antes da aprovação da Lei dos Estágios havia 1,1 milhão de estagiários no Brasil e hoje existem apenas 900 mil. As vagas perdidas foram, em boa parte, devido ao não entendimento da Lei, que causou receio nas empresas em fazer novas contratações.

Dos 900 mil estagiários atuando neste momento, em torno de 650 mil são de nível superior e 250 mil de nível técnico. O número de vagas já é crescente e este é um bom momento para buscar seu primeiro estágio.

como conseguir um bom estágioAs vagas

As empresas não contratam estagiários porque são “boazinhas” ou porque têm dinheiro sobrando para ajudar. Elas contratam uma pessoa para fazer um trabalho de qualidade, e remuneram este trabalho adequadamente. Assim, pergunte-se: o que você tem a oferecer para uma empresa? Por que alguém deveria contratá-lo?

Muitas pessoas perguntam se devem procurar o primeiro estágio, na área de logística, já no primeiro semestre de curso. A resposta é tão breve quanto a pergunta: se você é capaz de fazer algo nesta área que mereça um salário, então vá buscar sua vaga. Se não, aguarde mais um pouco e vá ao mercado mais bem preparado.

A antiga regra do CHA é válida: o CHA representa 3 coisas que você deve ter na hora de procurar uma oportunidade. Competência, Habilidade e Atitude.

Competência diz respeito aos conhecimentos técnicos, e neste caso, para você que é estudante, você está no caminho certo. Complemente seus conhecimentos com cursos extras, línguas, informática, participação em eventos e tudo correrá bem nesta área. Habilidade diz respeito ao que você faz com seu conhecimento. Se o conhecimento é o saber, a habilidade é o saber fazer. Aqui é onde a experiência conta mais, e é onde você deverá aprender mais com o estágio. As atitudes representam sua vontade pessoal de conseguir, de vencer. Se a habilidade é o saber fazer, a atitude é o querer fazer.

Vá buscar a SUA vaga

As vagas existem, você só precisa correr atrás da sua. Veja na seção Há Vagas os anúncios de duas empresas com grande número de vagas para estagiários ou profissionais iniciando a carreira, com oportunidades em todo o Brasil. Nas últimas 3 semanas recebi 3 emails de pessoas que se inscreveram através destes anúncios e em aproximadamente 1 mês conseguiram uma oportunidade. O custo é baixo frente ao benefício que um emprego vai lhe proporcionar (há planos de até R$ 19 por mês – no momento que verifico este preço estamos em novembro de 2010), portanto pense em investir alguns reais no seu futuro.

Espero que você esteja mais preparado para buscar seu espaço no mercado! Boa sorte e bom trabalho!

Veja mais matérias na série especial sobre carreira e profissão na área de logística.

Para não perder nenhuma matéria, você tem várias opções para receber as notícias da maneira que achar mais conveniente: feed, email, Twitter… escolha seu jeito preferido de receber todas as atualizações do site automaticamente.

Fonte: Dados do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) e InfoMoney
Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • JOÃO VICTOR

    Gostaria de saber a grade de estagio do curso tecnico em logistica quantas horas etc.

  • Jandison Duarte

    Bom dia ,

    Gostaria de entender como funciona um estágio ou serviço comunitário na área financeira, sou formado em Gestão Financeira, penso em fazer uma pós graduação para adquirir mais conhecimentos, atualmente estou trabalhando na área de logística à ( 4 anos )!

    Qual o 1º passo ?

    Obrigado

  • Eu gostaria de divulgar vagas no seu blog. É possível? Como devo proceder?

    • Olá Danielle,
      Não mantenho uma seção própria para este fim, mas as vezes aparecem algumas vagas nos comentários da seção Há Vagas.
      Caso você inclua um comentário lá eu poderei divulgar (via twitter, por exemplo).

  • Márcia

    Acredito que um artigo como esse irá ajudar muitas pessoas que hoje procuram uma colocação no mercado de trabalho.

    Artigo muito esclarecedor. Parabéns!

  • GOSTARIA TAMBÉM DE PARTICIPAR PARA TENTAR UMA VAGA DE ESTÁGIO,TENHO QUASE TODAS AS HABILIDADES CITAS RESTA-ME APENAS UMA AJUDA SOU DE fEIRA DE SANTANA ,BA E QUEM PUDER ME AJUDAR.

    TEL [removido] GINALVA_BARROS@HOTMAIL.COM,TERMINO O curso EM MARÇO.E ESTOU PENSANDO EM ME PÓS GRADUAR PARA IR PRA SALA DE AULA COISA QUE AINDA NÃO TEM NO MERCADO…LEANDRO VOCE É NOTA 10!!,PARABÉNS.

  • Francisco G. Neto

    Partindo do principio de que a Logistica em geral está em pleno crescimento, Sites iguais a este,que passa esse volume de orientações,são de grande relevância, PARABENS pela iniciativa. …………….Retorne o contato se possível, tenho 57 pimaveras.

    • Francisco, obrigado! Espero poder contribuir com os conhecimentos e discussões. E claro, espero receber suas contribuições por aqui com frequência também.

  • Francisco Silva

    Gostaria de colocar aqui os meus conhecimentos em transporte de 10 anos, para trabalha em uma empresa que queira conhecer o meu prfil. Gostei muito desse site.

    • Francisco, pode escrever aqui nos comentários ou me enviar um email através do formulário de contato.

  • Luiz Carlos

    Mais uma excelente matéria da série sobre carreira e profissão.

  • Diego

    Muito bom! Tudo bem mastigadinho e detalhado.

    Espero que ajude bastante gente!

    Parabéns!