Os 10 mandamentos de um vendedor bem sucedido

vendas - negócio fechado!O assunto de hoje é relacionado ao setor de vendas: afinal, é através de uma operação de venda que se inicia o fluxo logístico, com deslocamento de produtos para um lado e de dinheiro para o outro (e de informações para os 2 lados).

Já falei em outra matéria aqui do site que o número de estudos e cursos nesta área é enorme, na busca por fechar a melhor compra, ganhando alguns centavos e aumentando a competitividade. Já vi negociações durarem horas por conta de um centavo, pois o produto seria transportado aos milhares da China para o Brasil. Assim, se em cada produto o comprador economizasse US$ 0,01 isto se converteria em US$ 1.000 num único lote de 100 mil peças. O esforço valia a pena e o comprador sabia disso (essa única negociação pagaria o seu salário!). Obviamente, o negócio devia ser bom para ambas as partes, o vendedor precisa saber até onde pode negociar o preço e a hora de parar.

Trabalhar como vendedor não é uma atividade tranquila. Estes profissionais têm de cumprir metas, conhecer os produtos e serviços, atender e principalmente conquistar os clientes. Mas por que alguns vendedores são bem-sucedidos e outros não são? A palavra chave é o conhecimento: um vendedor bem-sucedido busca ter conhecimento e informações além do que é exigido pela profissão.

Por isso, conheça abaixo os 10 mandamentos de um bom vendedor (e a lista se aplica à diversas outras profissões):

  1. Preparação: Além de cursos como graduação, pós-graduação, cursos livres de vendas, marketing, negócios e cursos livres, é aconselhável a leitura de livros e revistas;
  2. Planejamento de carreira: tenha em mente aonde deseja chegar. Por isso, estabeleça metas palpáveis. É aconselhável que as pessoas escrevam seus planos, assim não estarão somente no plano das ideias;
  3. Planejamento financeiro: organização financeira é fundamental, já que muitos profissionais dependem da comissão de vendas. Pense no futuro. Faça seguro especializado para área e um plano de previdência privada;
  4. Comprometimento: Tenha comprometimento com a empresa, com o produto e com os clientes;
  5. Aprender com os erros: ao errar, peça o feedback, desde o chefe até o cliente;
  6. Inovação: inovação não deve ser no sentido técnico ou científico. O vendedor deve colocar em prática todos os dias alguma ideia nova, como enviar artigos ou reportagens aos clientes que possam interessar, não almoçar sozinho, conhecer outros lugares, entre outras coisas;
  7. Networking: deve ser feito tanto com profissionais da mesma área como com os de setores diferentes. Além de manter contatos com os clientes;
  8. Faça com os outros o que você gostaria que fizessem com você: é fundamental ter ética. Ajude o cliente a crescer;
  9. Venda e negocie benefícios: é importante enfatizar o que o produto pode proporcionar ao cliente;
  10. Seja um portador de boas notícias: ninguém faz negócios com pessoas desmotivadas, por isso deixe os problemas de lado, e não os leve para o cliente.

Adaptado de InfoMoney.


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : terça-feira, 23 nov, 2010


  • Verônica Tila

    Muito bom!

  • Andre Silva

    O mais hilário é não almoçar sozinho.

    Este é um consultor que nunca vendeu um sabonete.

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Logística Des

      Assim como já falei em outro artigo, esse aí focou em networking… é muito importante manter os contatos ativos, e a hora do almoço é uma forma descontraída de fazer isso.

  • http://logísticadescomplicada ginalva

    É importante ter um poder de persuasão,sem isso não tem boa negociação,a log. realmente é enorme isso me deixa tranquila em relação a profissão que escolhir.

  • http://orkut,msn,e-mail. Gilmar Castro Cunha.

    venho com toda a vonta do mundo ,sei que esta area de vendas ou representação é muito desafiadora,mas minha vontade que tenho dentro de mim mesmo é acreditar em mim mesmo e chegar la no tópo de cabeça erguida, e olhar la para baixo e dizer que consegui,meu deus me de forças que eu vou acreditar em mim mesmo ,e um dia vou volta aqui para contar a minha istória……Gilmar 16/02/2011.