Perseguir sonhos

Perseguir sonhos

Confesso não me agradar muito escrever sobre aquilo que muitas pessoas intitulam “auto-ajuda”. Até porque, acredito que pouquíssimas pessoas teriam bagagem suficiente para exercer tal papel – Eu não tenho –. Considero isso como uma simples troca de experiências. Assim cresce o ser humano: vivendo, olhando ao redor e corrigindo seus pontos fracos sem esquecer-se de explorar suas qualidades. Nada é mais simples que isso. Realizar sonhos também deveria ser simples assim.

Não vou dar aqui o que muitos oferecem e todos querem: Uma receita para realizar sonhos. Talvez você não saiba o que sonhar e aí qualquer receita pode se tornar indigesta e com efeitos devastadores em outros segmentos da sua vida. O “como sonhar” é fundamental.

O grande problema é que hoje em dia as pessoas não só não sabem como realizar seus sonhos como não sabem o que sonhar. Estamos desenvolvendo uma geração sem sonhos, sem muitos ideais. Os sonhos se materializaram demais e isso pode os ter tornado fúteis. As realizações estão mais relacionadas às posses do que às convicções.

Não estaria exagerando se intitulasse essa geração como a “geração cartão de crédito”. Basta observamos que tudo gira em torno de um cartão de crédito: Felizes se o usamos, tranquilos se há saldo, escravos da fatura; por ele se rouba, se mata… Por ele morremos.

Onde estão os sonhos consistentes dessa geração? Claro que há pessoas que se destacam. Mas, não falo de grandes conquistas comerciais, falo das conquistas humanas. Não falo de uma empresa ou de um produto de sucesso, falo de um verdadeiro projeto de sucesso que não enche os bolsos, mas enche a alma, torna uma pessoa brilhante.

Não temos convivido com muitos perseguidores de sonhos há muito tempo. Convivemos hoje com uma mídia que a todo o momento nos aponta nossos defeitos e nos torna insensíveis aos problemas alheios. Nos vemos diante de um espelho que não reflete nossa imagem: Não é esse o cabelo que quero, não é esse o corpo que sonho. De tanto olharmos para essa imagem irreal esquecemos ou não dá tempo de olhar ao redor.

A ordem dos degraus está embaralhada: Não temos um bom emprego porque nosso patrão resolveu se tornar um grande empresário antes de se tornar uma grande pessoa; não somos grandes pessoas porque só queremos ser grandes funcionários. Deixamos de lado a caridade, a humildade, a sensibilidade e o respeito. Deixamos tudo que nos torna aptos ao sucesso como pessoas e vamos construindo nossas casas a começar pelo teto.

O cuidado com o que sonhar vem antes de qualquer coisa. A preparação para receber suas realizações lhe dá margem para manter e alcançar novas conquistas. Um amigo na infância sonhava em ter uma bicicleta, mas não se preocupou em aprender com a que outro amigo oferecia. Ganhou a bicicleta e essa lhe tirou dois dentes e quebrou-lhe um braço.

O dinheiro é líquido na mão de um insensato. Ele escorre e seca sem que perceba. Quantos bons salários não pararam no ralo porque quem tanto sonhou em ganhá-los não se preparou como pessoa? Quantos se limitam na pequenez de seus sonhos? Eles devem crescer à medida do seu crescimento como pessoa. Mais vida, mais divisão de experiências; mais dinheiro, mais generosidade; mais poder, mais humildade.

Perseguir sonhos é um dom. O resultado final não foi obtido por ser mais inteligente, por ser mais astuto. Seu sucesso foi obtido por alicerçar suas estruturas de conquistas, pela persistência, por dominar aquilo que não se conhecia, por estender a mão e erguer aqueles que caíram no seu caminho – eles não são obstáculos, por isso não se passa por cima –. Seu sucesso veio porque você foi um verdadeiro perseguidor de sonhos.

Um bom Natal e um novo ano de oportunidades para a realização dos seus sonhos.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Foi Coordenador de Logística na Têxtil COTECE S.A.; Responsável pela Distribuição Logística Norte/Nordeste da Ipiranga Asfaltos; hoje é Consultor na CAP Logística em Asfaltos e Pavimentos (em SP) que, dentre outras atividades, faz pesquisa mercadológica e mapeamento de demanda no Nordeste para grande empresa do ramo; ministra palestras sobre Logística e Mercado de Trabalho.

  • Elton Souza

    Legal essa msg…. Eu faço superior em logistica,estou no 2° sem, gostaria de saber se no mercado atual, é melhor estagiar em logistica , ou fazer um curso de ingles (intermediario)? lembrando que só terei disponibilidade para um dos dois…

    • Marcos Costa

      Prezado Elton,
      Os dois são necessários para abrir portas. Contudo, logística agora deve ser prioridade pela história que está construindo. Posteriormente, quando estiver no mercado, avalie se sua empresa está aberta ao mercado internacional e faça inglês, se não, qualifique-se mais na sua área.
      Estaremos publicando nos próximos dias um texto sobre “Aumento de salário” onde abordamos isso.
      Sucesso.

  • Lucas Gregório

    queria saber se só tendo concluido um técnico em logistica no senac é possivel conseguir um bom emprego e após 10anos de função evoluir muito salarialmente? qualquer formação adcional eu agradeceria

    • Marcos Costa

      Prezado Lucas,

      Com certeza, um curso técnico abre muitas portas. Você planeja sua ascensão profissional em um tempo bem razoável. Até diria que com muita dedicação e disciplina isso ocorra em até seis ou sete anos. Para isso, é fundamental a busca pelo conhecimento e aprimoramento. Só recomendo não colocar o salário como meta, ele é uma consequência.
      Sucesso.

  • PATRICK Ribeiro

    Um ótimo texto para se refletir e dar uma guinada no âmbito profissional e pessoal.

  • gostei da mensagem
    Perseguir sonhos é um dom.

    boas festas, abraços

  • PARABÉNS!!!!! MARCOS, expressou exatamente o que falta ao ser humano.

    Coloco abaixo o pronunciamento do Presidente do Uruguai na RIO-20 a tempos passados, que são a exata espressão do seu comentário,fosse ele Presidente de um dos grandes, o Planeta talves o ouvisse melhor.

    Parabens!!!!!Pelo comentário,mostra que temos muitos que pensam em um ser Humano verdadeiro,,,,

  • jonathas lima

    Excelente mensagem. Eu costumo dizer que “o ser humano está deixando de ser, humano, para ser somente ser, e ter.”

  • Cíntia Barbosa

    Ótima mensagem Marcos, parabéns por compartilhar esses conhecimentos com a gente…impressionante a capacidade com o que você utiliza suas palavras para repensarmos na nossa vida e aprender a cada dia como nos tornar pessoas do bem…Parabéns mais uma vez pelo autor e ao site pelas mensagens.